Campanha do caravanismo responsável no Alentejo 1

Campanha do caravanismo responsável no Alentejo

A campanha de caravanismo responsável lançada na região do Alentejo em Portugal visa promover e destacar cerca de 30 áreas de Apoio para Motorhomes e Veículos de Recreação (ASA – Áreas de Serviço para Autocaravanas). Estas áreas já estão operacionais e classificam a região como destino de excelência no turismo itinerante.

A iniciativa, lançada agora, em 22 de maio deste ano, parte de Braga, percorre o país por 10 dias, fazendo paradas em Lisboa, Almeirim, Odemira e Mértola.

Turismo do Alentejo e Ribatejo lança campanha para promover o caravanismo responsável

O Alentejo funciona como a região piloto para o programa Life Campers – Caravanismo Responsável do Turismo de Portugal, oferecendo infra estruturas organizadas e completas, seguras e integradas à cidade. O investimento reforça a coesão territorial e valoriza o turismo em regiões menos povoadas, trazendo economia opara os locais e valorizando a cultura e o ambiente do interior.

Queremos convidar quem viaja com autocaravana a conhecer o nosso Alentejo e Ribatejo com liberdade, mas também com segurança, responsabilidade e consciência, promovendo um turismo que valoriza a identidade e os recursos locais.” afirma José Manuel Santos, Presidente da ERT (Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo).

caravanismo selvagem. pratica que vem gerando desconforto aos locais.

A campanha chama a atenção para a importância de uma prática responsável de caravanismo, tanto por parte de quem chega (visitante) como de quem recebe (comunidades locais), fomentando uma cultura de respeito mútuo e sustentabilidade. O objetivo é mostrar que o caravanismo no Alentejo e Ribatejo não é apenas uma forma de turismo, mas uma oportunidade para descobrir um território único, que vai do litoral atlântico às planícies interiores, onde a autenticidade e a hospitalidade são pilares essenciais.

As boas práticas, tanto lá como aqui, no Brasil, precisam ser incentivadas e divulgadas. Percebe-se que é um problema não restrito a fronteiras ou culturas. Seja no velho continente (Europa), seja aqui no Brasil ou na América do Sul, muitas zonas de conflito vem sendo criadas e, por consequência, as administrações vem tomando medidas para coibir a entrada ou até a circulação dos Veículos de Recreação (VRs). Multas, taxas ambientais e restrições vem dificultando o turismo do caravanista.

Uso inadequado de área de estacionamento turístico

Motivos não faltam, já que muitos tomam para si o espaço comum, prejudicando toda uma categoria de viajantes. Campanhas de educação são a forma mais apropriada de lidar com a situação além, é claro, de multar aqueles que infringem as leis, as regras e o bom senso.

O Macamp vem divulgando a Campanha Aqui Estaciono, Aqui Não Acampo. Nós também. Divulgue nos seus grupos. Baixe o folheto em PDF direto do site do Macamp.

Boas práticas no Caravanismo

Confundir um local de estacionamento público com uma área de acampamento é o erro que está prejudicando e gerando consequências a todos os demais. Vamos sensibilizar as pessoas a fazerem o uso correto dos locais. Entre nessa você também. Divulgue, compartilhe!

Deixe um comentário