A paixão por viagens pode ir muito além de experiências pessoais — e se tornar um negócio lucrativo no mundo digital.
Com o avanço do trabalho remoto e a crescente busca por liberdade geográfica, transformar a paixão por viagens em negócios online tornou-se uma realidade para muitos brasileiros.
O nomadismo digital, por exemplo, já é uma tendência consolidada: em 2023, estimava-se que 35 milhões de pessoas no mundo adotaram esse estilo de vida, como aponta o MigraMundo, com projeções indicando que esse número pode chegar a 1 bilhão até 2035.
Monetize suas viagens criando conteúdo
Se você adora viajar e tem talento para escrever, fotografar ou filmar, pode transformar essa paixão em renda. Blogs, redes sociais e YouTube são plataformas poderosas para compartilhar suas experiências e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro.
No YouTube, por exemplo, é possível monetizar vídeos por meio de anúncios. Quanto mais visualizações seu conteúdo gerar, maior será o retorno financeiro. O Instagram e o TikTok também oferecem oportunidades, seja por parcerias com marcas do setor de turismo, seja por divulgação de produtos relacionados a viagens.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma das ideias de negócios online para que você ganhe comissões ao recomendar serviços e produtos relacionados a viagens. Funciona assim: cadastra-se em programas de afiliados de empresas do setor e sempre que alguém compra através do seu link exclusivo, você recebe uma porcentagem da venda.
Muitos blogueiros e influenciadores de viagem complementam sua renda dessa forma. É possível indicar desde reservas de hotéis, passagens aéreas e até cotar seguro on-line para viajar mais tranquilo.
Plataformas como Booking.com, Amazon e empresas de seguro costumam oferecer bons programas. Além disso, muitas empresas são bem consolidadas no mercado por ajudar os viajantes, caso passem por apuros, conforme o tipo de contratação com as empresas.
Dados mostram que esse mercado está em crescimento no Brasil. Em 2023, segundo pesquisa da Admitad, o número de afiliados no país aumentou 8%. O segredo para ter bons resultados? Conteúdo autêntico e recomendações honestas. Seus seguidores precisam confiar nas suas indicações para clicarem nos seus links.
Consultoria e planejamento personalizado
Muitos viajantes estão dispostos a pagar por um serviço de consultoria especializada, especialmente aqueles que buscam experiências únicas ou não têm tempo para organizar suas próprias viagens. Esse nicho tem crescido significativamente, com profissionais oferecendo desde roteiros completos até assessoria para viagens corporativas.
Para se destacar nesse mercado, é importante definir um nicho específico. Alguns exemplos incluem viagens de luxo, mochilão, turismo de negócios, caravanismo ou ecoturismo. Quanto mais especializado for o serviço, maior será o valor percebido pelo cliente.
Ferramentas digitais como o SimplyBook.me podem ajudar a gerenciar agendamentos e pagamentos de forma automatizada, permitindo que o consultor foque no atendimento personalizado. Um dado relevante é que 72% dos viajantes corporativos preferem hospedagens próximas aos locais de reunião, mesmo que mais caras, para economizar tempo, segundo pesquisa da Onfly.
Venda as suas fotos em sites especializados
É bem provável que você já tenha visto por aí aquelas fotos lindas e perfeitas de paisagens de lugares que nem conhece, certo? Então, por que não tirar fotos do lugar em que você está para vender em sites especializados, como os bancos de imagens?
Opções desse tipo de site que dá dinheiro não faltam no mercado, alguns deles são: Shutterstock, Fotolia e iStock Photo. Mas, é preciso se atentar às normas de cada site e realizar o seu cadastro no que mais te interessa.
Vale ressaltar que com o cadastro feito, você ganha uma porcentagem que varia entre 15% e 63% por cada download, de acordo com o portal Mobills, realizado da sua imagem.
Parcerias e patrocínios
À medida que seu blog de viagens ganha notoriedade, surgem oportunidades para estabelecer parcerias e patrocínios com marcas do setor turístico. Essas colaborações podem incluir convites para press trips, hospedagens gratuitas, passagens aéreas com desconto e outros benefícios.
Demonstre o valor que você oferece como influenciador de viagens, apresentando estatísticas de tráfego do seu blog, engajamento nas redes sociais, taxa de conversão e casos de sucesso anteriores. Participar de eventos do setor e compartilhar conteúdo também fortalece sua presença e credibilidade no mercado.
Da paixão aos negócios online
Um blog sobre viagens pode se tornar muito mais que um hobby – pode ser sua principal fonte de renda. Diversos viajantes já comprovaram que é possível ganhar dinheiro compartilhando experiências e dicas autênticas com seu público.
O segredo está em combinar sua paixão por explorar novos destinos com uma abordagem profissional. Com conteúdo relevante e estratégias inteligentes, você pode monetizar seu conhecimento e transformar cada postagem em oportunidades de negócio online.
Vamos transformar sua Paixão por Viagens em dinheiro?
Até Breve e Boas Estradas