fevereiro/2016 – Nesta viagem, percorremos mais de 9000kms, visitamos 25 cidades e conhecemos 14 novos campings, em 2 países. Decidimos colecionar informações e números para subsidiar nossos futuros deslocamentos e avaliar se fugimos muito de nosso planejamento inicial. Caso o amigo leitor tenha mais sugestões, gostariamos de ouvi-lo, para incrementar esta coleta de dados, nas próximas investidas.
Brasil | Uruguai | Total Kms | Valor Gasto Diesel S-10 | Média de Consumo kms/litro | |
Kms rodados | 7.554 | 1.458 | 9.012 | R$ 2.746,93 | 10,13 kms por litro de S-10 |
Diesel | Brasil S-10 | Uruguai Gasoil-10 |
Custo médio litro | R$ 2,95 | R$ 6,18 |
Considerações: Nossa pickup Frontier 2.8 fez os inacreditáveis 10,13 km/litro de S-10. Confesso que esperava um consumo bem maior, por conta do peso da Camper (800 quilos), das condições das estradas Uruguaias, do forte vento contra e de través, além das serras e uso constante do ar-condicionado. Em contra-partida, as boas estradas pedagiadas dentro do Brasil contribuíram em muito para este ótimo resultado. Optamos por abastecer, dentro do Brasil, nos postos Ipiranga e na falta Petrobrás. Mesmo assim, em Uribici/SC, identifiquei uma forte queda de potência no carro, após abastecer num posto Petrobrás, dentro dos limites da cidade.
No Uruguai, o Gasoil-10, similar ao nosso S-10, só foi encontrado nos postos da ANCAP (a estatal petrolífera do Uruguai) e mesmo assim, não estava disponível em todos os postos da bandeira. De qualquer forma, não passamos necessidade na obtenção deste produto. O valor do litro é assustador (R$ 6,18 em janeiro/2016).
Brasil | Uruguai | Total | Custo em estradas pedagiadas | |
Pedágio | R$ 386,90 | R$ 95,89 | R$ 482,79 | R$ 9,63 a cada 100 kms percorridos |
Considerações: Brasil – as rodovias pedagiadas no Brasil estavam impecáveis, o que deve ter contribuído para o excelente desempenho do carro, sem falar nos serviços de segurança cobertos pelo pedágio. O valor de R$ 9,63 por cada 100 kms, bateu com os cálculos feitos pelo IPEA (instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Veja o artigo “Por que pagar pedágio?”
Uruguai – no Uruguai, a qualidade das partes pedagiadas não podem ser comparadas com as nossas. Mesmo as rotas nacionais apresentavam trechos bem ruins. Fomos orientados a não circular pelas rotas secundárias. Motivo que provocou a alteração de nosso percurso. Deixamos de entrar no Uruguai por Santana do Livramento pelas péssimas condições da rota 26. Seguimos até Uruguaiana e de lá pegamos a rota 3, sentido Termas de Arapey.
Animais | Silvestres | Domésticos | Total | Média Estrada Pedagiada | Média Estrada Sem Pedágio |
Atropelados | 168 | 72 | 240 | 1,5 a cada 100 kms | 4,2 a cada 100 kms |
Considerações: Mais uma vez a atuação das concessionárias (ECO 101, CRT, Nova Dutra, EcoSul, Cataratas, RodoSul, …) que atua com medidas preventivas para reduzir estes atropelamentos, vem apresentando ótimos resultados. É mais um benefício resultante da taxa de pedágio. Nossa participação direta nestes números foram 2 pássaros “kamikazes” que resolveram atravessar a estrada bem à frente de nosso carro. Em contra partida, salvamos 4 lagartos, 1 preá, 1 cobra e 2 tatus. A boa notícia foi que, nos 15 kms da Reserva do Taim, encontramos somente 1 gambá atropelado. A velocidade reduzida, os radares, a atuação das polícias ambientais e por último, mas nem tanto, a conscientização do motorista, tem ajudado a reduzir estes tristes eventos na região do Taim. Para compilar estes números, consideramos somente os casos em que a carcaça do animal ainda estava inteira sobre o asfalto.
Total | Passeios Prejudicados | |
Dias de chuva | 1 | Serra do Rio do Rastro |
Nestes 60 dias de viagem, a chuva andou ao nosso redor, mas em momento algum prejudicou nossas atividades. Somente nossa incursão na Serra do Rio do Rastro/SC foi prejudicada, com a forte chuva e intensa neblina. Mesmo assim, não deixamos de rodar pela serra. A beleza panorâmica de suas curvas não pode mesmo ser apreciada nesta oportunidade. Podemos então afirmar que, deixar de realizar um projeto baseado nas previsões de tempo (eram péssimas para a região sul), é um erro. Arrisque-se.
Outros números curiosos.
Curtidas Facebook | 510 | A exposição do carro nas estradas, cidades e campings, produziu muitas novas amizades virtuais, mas também nos permitiu conhecer gente muito querida, que vamos nutrir e preservar para sempre. |
Seguidores Instagram | 184 | A beleza deste nosso país produz lindas fotos, que cativaram mais 184 seguidores ao nosso projeto. |
PRF | ZERO | Não fomos parados por nenhuma viatura ou barreira da PRF nestes 60 dias e 9000kms. Os postos da PRF estavam abandonados, na sua quase totalidade. Triste constatação |
GPS – Furadas | 6 | Nosso GPS atual usa o IGO como mapa de orientação. Foi responsável por mais de 150kms de erro durante a viagem. Eu disse atual, porque está com os dias contados até nosso Garmim chegar. |
Multas | 2 | Com certeza, temos 2 multas por excesso de velocidade, nos radares de 40kms, que atendem aos interesses dos comerciantes locais e das prefeituras. Torcendo para não serem integradas ao sistema do Detran/RJ. |
Sustos na Estrada | 3 | Todos produzidos por caminhões mau conduzidos. Nossa atenção foi nossa salvação, além, é claro, da proteção divina. |
Problemas mecânicos | 2 | Um parabrisa quebrado entre Urubici e Cambará do Sul, que nos desviou para Gramado atrás da troca. E, já chegando em casa, filtro de combustível sujo tirando a força do carro (já esperado para mais de 9000kms com abastecimentos em estrada) |
VR´s na estrada | 39 | Ultrapassamos, fomos ultrapassados ou cruzamos com 39 veículos de recreação, não considerando o Uruguai. Gostariamos que este número fosse bem maior. |
Kms pedalados | 61 | Levamos nossas bikes na viagem. Confirmamos que são indispensáveis. Proporcionaram momentos muito agradáveis, nas orlas, nas estradas de terra, além de nos manter em forma. |
Desconto 60 anos | 6 | Em 6 oportunidades, conseguimos isenção ou desconto de 50% em atrativos e parques |
Itens Perdidos | Coleira do Fredy | Foi imediatamente substituída. Acabou sendo encontrada quase no fim da viagem |
2 paus de selfie | Prontamente substituídos | |
Guarda-Chuva | Mais do que obrigação. Teve muito pouca serventia | |
Par de havaianas | Ainda sem explicação, mas sumiu lá pelo Uruguai | |
Saboneteira | Mais que normal, quando se toma banho em campings | |
Controle remoto rádio do carro | Sumiu logo no começo da viagem e foi aparecer somente quando limpamos o carro ao chegarmos em casa |
E a carta verde ?
Boa pergunta. Ía tocar neste assunto quando fosse relatar a entrada no Uruguai. Não tiramos a Carta Verde. Não nos foi solicitado na aduana Uruguaia e em nenhum outro momento. Entramos por Bella Union, fronteira com Uruguaiana. Em Uruguaiana fomos informados pelos moradores locais que no Uruguai não é exigida a Carta Verde.
Poxa, que relatório bacana e inspirador! site de vcs é muito bom! sempre acompanho!
Obrigado queridos. Da mesma forma. Adoramos seguir vocês.
Muito bom esse demonstrativo da viagem, no geral, e elucida alguns detalhes pra quem ainda nao curtiu algo assim. Parabéns, keep travelling! abraços.
Obrigado queridos. Da mesma forma. Adoramos seguir vocês.
Obg Hencaxa. Boas Viagens e Boas estradas
Adorei ler. Adoro a Serra do Rio do Rastro (já estive lá várias vezes), e há um detalhe interessante lá… Em geral, basta aguardar de 10 a 15 minutos, que a neblina vai embora. A paisagem é mesmo impressionante, nem parece Brasil!
Olá amigos,
Muito bons os relatórios. Muito interessante.
Uma curiosidade, já notou mudança em relação ao GPS? Eu tenho também um Garmin e esse ano baixei por enquanto no PC os mapas do projeto TrackSource e para ver no PC instalei o MapSource. O próximo passo agora é baixar esses mapas do Brasil e América Latina para um cartão SD e visualizar no Garmin. Um amigo de Brasília que é um aventureiro me ajudou bastante nessa empreitada. Um abraço!!! Géris
Opa Luciano. Desculpe a demora na resposta. De fato, o ciclo da neblina pode ser bem curto. Mas nesse nosso dia, o pau tava quebrando feio mesmo. Grande abraço.