Quando decidimos que compraríamos um trailer ao invés de um motorhome, pelo principal motivo de que nosso carro ficaria livre para conhecer a região ao redor de nosso acampamento, não imaginávamos a dificuldade que seria obter boas referências de onde comprar e instalar um engate confiável.
Consultamos diversas listas de discussão e grupos ligados ao campismo e caravanismo. Depois de muito filtrar opiniões e experiências, optamos por ficar com o “líquido e certo”, ou seja, pagar mais caro, MUITO MAIS CARO, em troca da tranquilidade.
Um engate homologado pelo INMETRO para 1500 quilos com peso máximo sobre o engate de 100 quilos custa hoje no mercado, R$ 300,00 instalado. Pagamos no nosso, especialmente confeccionado para um PAJERO TR-4 o valor de R$ 1320,00 projetado para tração de 1000 quilos e peso de engate de 100 quilos.
Um TR-4 é chassi integrado ao monobloco. É um recurso presente no Pajero TR-4, que tenta reunir o melhor dos mundos: o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria. Portanto, o engate terá que ser fixado nas longarinas e para isso existe técnica, de conhecimento geral, que se espera seja aplicada. Não importa se pra engates de 300,00 ou 1350,00. Se assim não for, não é para ser usado. É enfeite.
Contratamos o melhor dentre os melhores e depois de 11 horas de trabalho em galpão fechado, sem a presença (proibida) do cliente, saímos tranquilos para nossas viagens.
Viajamos até Campos de Jordão em nossa primeira experiência, já no mês seguinte fomos a Prado na Bahia e, por fim, depois de mais um mês, fomos visitar o camping da Serrinha, totalizando 3200 kms rodados com este super engate. Nesta última viagem os problemas capitalizados pela má fixação vieram a tona de forma muito rápida. A bola do engate apresentou um movimento vertical de mais de 3 cm, com o afrouxamento dos parafusos de fixação nas longarinas e com o rompimento da lata onde foi fixado o parafuso destinado a evitar o balanço. Difícil de entender, mas fácil de visualizar.
O parafuso responsável por evitar o balanço vertical do engate foi fixado numa área visivelmente frágil do conjunto. Ao quebrar, transferiu o esforço para os 2 parafusos aplicados nas longarinas, que em razão da pouca área de apoio, logo começaram a rasgar o ferro.
A incontestável robustez do engate não foi suficiente para compensar os erros de fixação ao carro. Os parafusos usados não eram de aço. As arruelas usadas são de brinquedo.
Com a quebra do parafuso responsável pelo balanço, o esforço começou a amassar o parafuso de trás e a alargar o ferro da longarina.
Um detalhe que não pode ser desprezado e, no meu modo de ver, é o mais importante. Os parafusos aplicados nas longarinas nunca deram aperto. Foram usadas porcas auto-travantes, que nunca chegaram a cumprir sua tarefa, já que as paredes das longarinas não aguentam o arroxo, amassando indefinidamente. Portanto, este trabalho nunca poderia ter sido dado como concluído.
Muito bem. Estrago feito. O que fazer agora para consertar toda essa esparrela em que nos metemos? Voltar a um lugar onde não temos mais confiança, apesar de cadastrada no INMETRO? e o pior, o trabalho seria feito sem a possibilidade da nossa presença.
Fomos a uma oficina de um amigo, também especializado neste trabalho. Compramos parafusos de aço e novas porcas auto-travantes. Foram Cortadas chapas para abraçar a longarina de ambos os lados e aumentar a área de pressão.
Eliminar a solução de controle de balanço imaginada pelo instalador “profissional” e preparar outro ponto mais adequado.
Escolher um ponto adequado para fixar esta adaptação na base do porta-malas. Para isso, é óbvio que o para choque precisa ser retirado. Logo abaixo da caixa do macaco, pudemos usar os furos de dreno e preparar base com chapas para ampliar a área de apoio.
Tudo medido e ajustado ao engate, precisávamos agora, desamassar as longarinas, que foram espremidas pelo instalador “profissional” até a hora em que ele achou melhor parar, já que não dava aperto.
Agora precisávamos preparar os batentes internos das longarinas, para servir de duto para os parafusos e não permitir que o aperto final deforme as paredes das longarinas. Simples para quem sabe o que está fazendo. Obrigação de um dito “profissional”.
Lixado e pintado, hora de instalar no interior das longarinas desamassadas.
Encerrada esta fase, uma avaliação do trabalho mostra que ainda temos boas áreas para aumentar o apoio do engate. O TR-4 já trás ganchos pré soldados as longarinas. Vamos então aproveitá-los e aumentar de 2 para 3 os pontos de fixação de cada lateral do engate.
CONCLUSÃO
“Quem tem amigo não fica na mão”!
Se a minha única opção fosse retornar ao dito “profissional” e cadastrado pelo INMETRO, para reclamar ou esperar que essa irresponsabilidade fosse corrigida, continuaria sem saber a que riscos eu estava sendo exposto.
Hoje, depois desta transformação, sei exatamente como meu trailer e minha família estão sendo conduzidos.
Espero que aqueles que leiam este post, evitem questionar se o carro era o adequado ou o ideal. Essa não é a questão. Eu posso querer puxar meu trailer com qualquer carro. Cabe ao comerciante que é pago e credenciado para realizar intervenções como essas, a fazer DIREITO ou se negar a empreender o trabalho.
Como se pode ver, é possível fazer da forma CORRETA SIM. E ao custo que foi (R$ 1350,00), era MANDATÓRIO que fosse bem feito desde o início. Até porque estamos transportando vidas!!!!
Agradeço ao amigo Ronaldo que se prontificou a me ajudar, colocando sua oficina ao meu dispor e perdendo seu fim de semana de descanso. De volta a estrada…
Precisando da ajuda do Ronaldo? Use esse telefone. 24 98847-9024
Eu escolhi viajar. Não para ser um turista, mas para descobrir a beleza da vida – para me lembrar que não estou completo. Autor desconhecido
Também tenho uma TR4 ano 2013 e um trailer modelo Family-completo da Apolo Trailer. Estou enfrentando o mesmo problema, os parafusos do engate se soltam cada vez que saio de viagem e sempre mando apertar novamente… acho que estou "amassando" as longarinas ou então espanando os parafusos.
Creio que terei que fazer esta adaptação também.
Obrigado pelas dicas.
Olá Márcio. Isso mesmo. Vc deve estar apertando as paredes da longarina, o que vai ocorrer até o rompimento. Em que estado você está? Caso esteja próximo daqui (RJ), sugiro um contato com o Ronaldo. Abs e boas viagens.
Caro Sr. Carlos, achei um interessante seu relato e, tenho certeza, que agora o trabalho foi bem realizado. Gostaria de uma ajuda. Tenho uma RAV4 (4×2) e pretendo rebocar um trailer como o seu com ela. Acha que seria seguro? Como o Pajero se comporta nas frenagens?. Agradeço antecipadamente.
Olá Jose. Obg pela visita. Em termos de peso, a RAV4 é bem similar à TR-4. A diferença básica em sendo 4×2 é a tração dianteira. Considero este o maior inconveniente. Contudo, vai puxar bem um KC-380 em condições de pista normal. Em serra, considere que o motor 2.0 vai operar com sobrecarga, exigindo marchas mais baixas e velocidades mais reduzidas. Como o peso do trailer sobre o engate será da ordem de 150 quilos, a frente vai ficar mais alta, reduzindo o peso sobre o eixo dianteiro, muito importante para o trabalho da tração. Considerar que partidas em subida sobre piso molhado ou terra serão difíceis pelo mesmo motivo. A tração raseira nessas horas é fundamental.
O aspecto frenagem não será problema. OS freios ABS da RAV darão conta do recado. Além deles vc tem o freio inercial do trailer, para combinar. Sugiro, sempre que precisar frear, dar um toque no freio, para acionar o inercial e logo depois usar o pedal normalmente para o carro. Com isso, vc vai reduzir o desgaste das suas pastilhas, passando para o trailer a parte que lhe cabe na frenagem. Isso tudo deixa de existir caso seu trailer esteja equipado com freio comandado eletricamente (dispositivo caro, mas que vem sendo muito usado atualmente). Sempre a disposição. Grande abraço.
Caro Sr. Carlos, muito obrigado pelas dicas, acrescentou coisas que eu nunca tinha ouvido falar. Até mais.
qual marca de engate vcs me recomendo para tr4 2008?
Olá.
Para engates especiais (acima de 600 quilos), vc tem que procurar instaladoras homologadas pelo INMETRO, já que o reforço deve ser especial. Abaixo de 600 quilos, qualquer engate que tenha o selo do INMETRO atende às especificações e à Resolução 197 do COntran. Veja detalhes neste link.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2017/11/engate-analisando-resolucao-197-do.html
Indicar uma instaladora de qualidade depende da sua cidade. Posso ser útil no Rio e em SP. Para outros estados, posso pedir ajuda aos amigos trailistas e ouvir indicações.
Aguardo. Abs
Bom dia, onde fica solução para instalação do engate da TR4 no RJ? tentarei comprar um engate de 1500KG, mas o problema é justamente a adaptação e boa instalação, sei que tem empresas homologadas que realizam o trabalho, mas não da para confiar nossa segurança a qualquer uma
Olá. No RJ só podemos indicar o Santiago Carretas. Fica em Campos Elísios. Como a fixação no TR-4 é delicada, sugiro que anote algumas das informações que postei no artigo acima e repasse para o técnico que vai cuidar de seu carro. Segue o link para chegar lá.
https://goo.gl/maps/QnvHs3syZ7fydScSA
Abs
Principalmente os batentes internos nas longarinas, para permitir o aperto adequado e o balanço vertical que precisa ser bem apoiado.
Hooo meu querido viajante, acompanho bastante as trip de vcs rsrsrs inspiração pra todos.
Onde consigo reforçar meu engate igual vc fez aqui nesse post, sou de São Paulo zona leste, futuramente vou comprar um treiler já quero deixar no jeito
Opa Isac. Obrigado pelas palavras. Em SP, só confio em indicar a Bode Engates.