Quando decidimos que compraríamos um trailer ao invés de um motorhome, pelo principal motivo de que nosso carro ficaria livre para conhecer a região ao redor de nosso acampamento, não imaginávamos a dificuldade que seria obter boas referências de onde comprar e instalar um engate confiável.
Consultamos diversas listas de discussão e grupos ligados ao campismo e caravanismo. Depois de muito filtrar opiniões e experiências, optamos por ficar com o “líquido e certo”, ou seja, pagar mais caro, MUITO MAIS CARO, em troca da tranquilidade.
Um engate homologado pelo INMETRO para 1500 quilos com peso máximo sobre o engate de 100 quilos custa hoje no mercado, R$ 300,00 instalado. Pagamos no nosso, especialmente confeccionado para um PAJERO TR-4 o valor de R$ 1320,00 projetado para tração de 1000 quilos e peso de engate de 100 quilos.
Um TR-4 é chassi integrado ao monobloco. É um recurso presente no Pajero TR-4, que tenta reunir o melhor dos mundos: o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria. Portanto, o engate terá que ser fixado nas longarinas e para isso existe técnica, de conhecimento geral, que se espera seja aplicada. Não importa se pra engates de 300,00 ou 1350,00. Se assim não for, não é para ser usado. É enfeite.
Contratamos o melhor dentre os melhores e depois de 11 horas de trabalho em galpão fechado, sem a presença (proibida) do cliente, saímos tranquilos para nossas viagens.
Viajamos até Campos de Jordão em nossa primeira experiência, já no mês seguinte fomos a Prado na Bahia e, por fim, depois de mais um mês, fomos visitar o camping da Serrinha, totalizando 3200 kms rodados com este super engate. Nesta última viagem os problemas capitalizados pela má fixação vieram a tona de forma muito rápida. A bola do engate apresentou um movimento vertical de mais de 3 cm, com o afrouxamento dos parafusos de fixação nas longarinas e com o rompimento da lata onde foi fixado o parafuso destinado a evitar o balanço. Difícil de entender, mas fácil de visualizar.
O parafuso responsável por evitar o balanço vertical do engate foi fixado numa área visivelmente frágil do conjunto. Ao quebrar, transferiu o esforço para os 2 parafusos aplicados nas longarinas, que em razão da pouca área de apoio, logo começaram a rasgar o ferro.
A incontestável robustez do engate não foi suficiente para compensar os erros de fixação ao carro. Os parafusos usados não eram de aço. As arruelas usadas são de brinquedo.
Com a quebra do parafuso responsável pelo balanço, o esforço começou a amassar o parafuso de trás e a alargar o ferro da longarina.
Um detalhe que não pode ser desprezado e, no meu modo de ver, é o mais importante. Os parafusos aplicados nas longarinas nunca deram aperto. Foram usadas porcas auto-travantes, que nunca chegaram a cumprir sua tarefa, já que as paredes das longarinas não aguentam o arroxo, amassando indefinidamente. Portanto, este trabalho nunca poderia ter sido dado como concluído.
Muito bem. Estrago feito. O que fazer agora para consertar toda essa esparrela em que nos metemos? Voltar a um lugar onde não temos mais confiança, apesar de cadastrada no INMETRO? e o pior, o trabalho seria feito sem a possibilidade da nossa presença.
Fomos a uma oficina de um amigo, também especializado neste trabalho. Compramos parafusos de aço e novas porcas auto-travantes. Foram Cortadas chapas para abraçar a longarina de ambos os lados e aumentar a área de pressão.
Eliminar a solução de controle de balanço imaginada pelo instalador “profissional” e preparar outro ponto mais adequado.
Escolher um ponto adequado para fixar esta adaptação na base do porta-malas. Para isso, é óbvio que o para choque precisa ser retirado. Logo abaixo da caixa do macaco, pudemos usar os furos de dreno e preparar base com chapas para ampliar a área de apoio.
Tudo medido e ajustado ao engate, precisávamos agora, desamassar as longarinas, que foram espremidas pelo instalador “profissional” até a hora em que ele achou melhor parar, já que não dava aperto.
Agora precisávamos preparar os batentes internos das longarinas, para servir de duto para os parafusos e não permitir que o aperto final deforme as paredes das longarinas. Simples para quem sabe o que está fazendo. Obrigação de um dito “profissional”.
Lixado e pintado, hora de instalar no interior das longarinas desamassadas.
Encerrada esta fase, uma avaliação do trabalho mostra que ainda temos boas áreas para aumentar o apoio do engate. O TR-4 já trás ganchos pré soldados as longarinas. Vamos então aproveitá-los e aumentar de 2 para 3 os pontos de fixação de cada lateral do engate.
CONCLUSÃO
“Quem tem amigo não fica na mão”!
Se a minha única opção fosse retornar ao dito “profissional” e cadastrado pelo INMETRO, para reclamar ou esperar que essa irresponsabilidade fosse corrigida, continuaria sem saber a que riscos eu estava sendo exposto.
Hoje, depois desta transformação, sei exatamente como meu trailer e minha família estão sendo conduzidos.
Espero que aqueles que leiam este post, evitem questionar se o carro era o adequado ou o ideal. Essa não é a questão. Eu posso querer puxar meu trailer com qualquer carro. Cabe ao comerciante que é pago e credenciado para realizar intervenções como essas, a fazer DIREITO ou se negar a empreender o trabalho.
Como se pode ver, é possível fazer da forma CORRETA SIM. E ao custo que foi (R$ 1350,00), era MANDATÓRIO que fosse bem feito desde o início. Até porque estamos transportando vidas!!!!
Agradeço ao amigo Ronaldo que se prontificou a me ajudar, colocando sua oficina ao meu dispor e perdendo seu fim de semana de descanso. De volta a estrada…
Precisando da ajuda do Ronaldo? Use esse telefone. 24 98847-9024
Eu escolhi viajar. Não para ser um turista, mas para descobrir a beleza da vida – para me lembrar que não estou completo. Autor desconhecido
Só tenho a agradecer Carlos, obrigado pelas dicas e suporte via zap valeu pela atenção.
Quantos executores irresponsáveis se dizem profissionais e brincam com nossas vidas e são intocáveis pela justiça. Merecem denúncia para algum órgão que se disponha a puni-los.
De fato Aluisio. Esse instalador abandonou a fabricação e instalação de engates. Isso é um assunto muito sério para ser entregue nas mãos de gente despreparada. Fomos abençoados por nada ter acontecido. Agradeço ao nosso anjo da guarda. Abs e boas estradas
Olá Carlos,
Parabéns pelo seu blog e pela profundidade de seus artigos técnicos.
Esse “profissional” e “O mito…” me trazem à lembrança a situação atual em que me encontro:
– Aguardo a entrega de um trailer Bari da RR Trailers, de Diadema-SP, próximamente. Uns 800 a 1.000 Kg.
Serei novato no ramo, mas com idade parecida com a sua e muita quilometragem de carro por estradas.
Meu carro é uma Adventure 1.8 2012 tração nas duas (PBT 1.7 e CMT 2.1 no CRLV) , e nunca pensei em qualquer inadequação. Claro que é ‘um absurdo’ se for ouvir os ‘especialistas’, como você menciona nos artigos.
Pesquisando sobre a colocação de um engate adequado e normatizado, tenho me surpreendido ao descobrir, em inúmeras pesquisas e telefonemas que, aparentemente, se não for SUV ou Hilux ou não tiver um engate de fábrica, simplesmente só existe e se coloca no país bolas pra ferrar o carro do próximo. Nem existe tanta ‘carretinha de 400 kg’ por aí.
Para os demais veículos e com INMETRO fica-se ouvindo negativas com bobagens incríveis.
Após uns 4 meses nisso entendo que tudo por aí é ‘jeitinho brasileiro’, inclusive propinar PRF pela singela ausência da plaqueta de lei (é caso de retenção do veículo). Na verdade só encontrei uma Bodecar em São Paulo que, em telefonema, me afirmaram fazer na fábrica o reforço e pregar a plaqueta INMETRO com 1.500 kg. Preço ? R$ 850,00. Nem o fabricante do trailer sabe de algum lugar para me passar o contato.
Sinto-me adentrando um novo mundo nesse assunto, aos 72 anos de idade.
Um abraço,
Nelson
Opa Nelson. Muito obrigado pelas palavras.
De fato um engate para 1500 quilos precisa ser feito sob medida. A Bode Engates via te entregar um bom serviço e com a plaqueta vc vai estar livre as pressões da fiscalização, que está bem esperta nesse assunto.
Entretanto, alerte a eles, para proteger as longarinas com o cilindro de ferro entre as paredes antes do aperto. Acho que explico isso bem no artigo “Serviço de Profissional”.
Outra coisa. Rebocando nós agora somos veículos pesados e temos que entrar nas balanças para pesagem. Não esqueça. A multa é de 295,00, mas os pontos na carteira são muitos (acho que 5 agora)
Qq coisa estou sempre a disposição. Meu whatsapp é 21 99770+-6446.
Se está começando nessa vida, dê uma passada em nosso canal no YouTube. A playlist sobre Caravanismo está cheia de vídeos que podem ajudar na condução do seu conjunto.
Aí vai um deles. https://youtu.be/-HJKRV2y8Uo
Grande abraço e boas estradas.
Que maravilha ter pessoas como você que posta esse tipo de situação simplesmente para ajudar o próximo a não passar pela mesma situação de risco que você passou.
Que Deus continue te abençoando na estrada da vida…Tenho um sonho, uma TR4 e um Trailer leve, e não sabia dessa situação…Já anotei o contato do Ronaldo e espero que ele possa me ajudar assim que empreender meu projeto.
Grande abraço, GRATIDÃO E BÊNÇÃOS.
Opa Toninho. Muito obrigado pelas palavras. Faz muito bem saber que o artigo foi útil. Já o Ronaldo, pode ser que ele não mais queira se envolver com esses trabalhos. Dia destes ele recusou uma alteração de suspensão. Mas não custa tentar. Hoje ele está se dedicando à reforma de antigos, uma das principais especialidades dele. Aí segue o Instagram dele https://www.instagram.com/ronaldo.andrade2001/
Mas, qualquer profissional da área, seguindo as dicas do artigo, vai conseguir realizar um trabalho decente no seu TR-4. Espero que tudo fique bem e que vc tenha sempre boas estradas pela frente.
Grande abraço