Viajando com sua casa sobre rodas, você vai aprendendo muitas coisas com o passar do tempo. Seja um trailer, seja uma camper ou um motorhome, aos poucos, seu jeito de viajar vai mudando, sempre para melhor.
O que já aprendemos e ainda estamos aprendendo?
- Uma casa de 8 m² é bem maior que você imagina. Sim, pode parecer, à primeira vista, que é muito pouco espaço. Dá uma olhada no layout interno de nosso KC380.
- Não usamos nem metade das roupas que temos hoje. Grande verdade. Ainda estamos melhorando nesse quesito. 2 bermudas, 3 camisetas, 2 sungas ou biquínis, 1 sandália e 1 casaco costumam sempre ser suficientes.
- Você vai se sentir sempre em casa estando em qualquer lugar. Sem dúvidas. Seu travesseiro, sua cama, seus itens de uso pessoal estão sempre ali, ao seu lado. Isso sem falar no seu amigo inseparável, que em nosso caso é o Fredy, o gato viajante. Família viaja unida.
- Camiseta e sandália havaianas são sinônimo de liberdade. Inquestionável.
- O seu quintal e o visual da sua janela podem mudar sempre que você quiser. Conhecer novos lugares é o foco de todo viajante. Com um trailer você permanece o tempo que desejar ou o orçamento permitir. Ficou ruim? Basta fechar a porta e seguir para outros horizontes.
- A maior riqueza que podemos ter é a saúde. Sim. Com saúde estamos completos e prontos para novas experiências. Lembre-se sempre de levar seu kit de primeiros socorros. Quer saber o que levamos? Esse é o nosso Kit de Primeiros Socorros.
- Não é fácil manter a casa limpa. Concordamos, mas nada que uma vassoura e pano molhado não resolvam de pronto.
- Perceber que mesmo na estrada se cria uma rotina. A rotina faz parte da vida das pessoas. Natural, portanto, que você crie suas rotinas quando está viajando com sua casa sobre rodas.
- Café e vinho são duas coisas que não podem faltar. Café para começar o dia e vinho para fechar e brindar ao dia de novas descobertas.
- Uma pequena bagunça num espaço pequeno se torna muito grande. Quer perder alguma coisa e não achar mais? Se permita bagunçar um ambiente pequeno. A nossa lista de coisas perdidas ainda trás mistérios inconfessáveis.
- Fazer amigos é o maior patrimônio que podemos construir. A vida do campista e do caravanista é cheia de bons momentos, muitos deles divididos com amigos que vamos fazendo pela estrada. Amigos que ficam para sempre e que a qualquer momento podem cruzar nosso caminho novamente.
- Sem organização você consegue perder muitas coisas dentro do Trailer. Procuramos compartimentar tudo, de forma a ter uma organização lógica de onde cada coisa está, ou pelo menos deveria. No mundo conectado, cuide bem de seus cabos e carregadores para não entrar em desespero. rsssssss
- Você vai passar a ver os postos de combustíveis e os caminhoneiros com outros olhos. Os postos de combustíveis 24 horas são ótimos pontos de apoio para uma noite de descanso com segurança. E neles, você vai interagir com essa classe tão importante para o movimento das riquezas do país.
- Estar em constante liberdade de ir, vir e ficar onde e quanto tempo quiser. Sempre. Está bom, vamos ficando. Ficou ruim, seguimos adiante.
- Poder ficar mais tempo nos lugares calmos, isolados ou sem estrutura. Pode parecer redundante, mas com os recursos bem dimensionados, você pode permanecer mais tempo e aproveitar aquele cantinho que tanto lhe atraiu.
- Cada vez mais as estradas vão te atrair. Esse é o efeito colateral mais observado. Quando aquela viagem está acabando, o planejamento da próxima já está a pleno vapor.
Venha para o Caravanismo você também.
Mais uma eficientíssima e sensível postagem, obrigado Carlos !
Tenho a estranhíssima situação de ter viajado de carro muito muito mas, aguardando a entrega de um trailer que nunca chega, me dou conta de que não tenho quase nenhuma ideia de como será.
É verdade que os tempos passam, mas planejo evitar ao máximo os campings, que cheios me parecem favelas (não gosto de eufemismos como ‘comunidades’). Na vida estive em uns 5 – sempre o único hóspede no local.
Mas tenho inúmeras lembranças de parar em lugares lindos, conhecer o dono do local, ser convidado à casa dele, ganhar um novo amigo – essa é minha ideia de ‘wild camping’.
Mas suas dicas dos campings vazios e lindos do sul da Bahia são inestimáveis !
Um abraço, amigo,
Nelson-SPA
É sempre um prazer imenso receber seus comentários. Grande abraço, boas aventuras e boas estradas.