Numa época em que as viagens levando a casa sobre rodas ganharam espaço nas diversas mídias, temos visto muitas matérias contando como estes projetos nasceram e como é a vida no mundo do volante e das estradas. Viajar, conhecendo novos lugares, culturas e povos é um sonho comum a todos.
Agregar um objetivo social ao prazer de viajar, distribuindo informação, saúde, bons hábitos alimentares e esclarecer, por onde passam, o significado mais profundo da alimentação vegana, é o foco da Kombi cura.
Conheçam os condutores da Kombi cura
Lis Queiróz (Jasmim): nossa caçulinha, a flor mais artista desse jardim. Nossa mestra das artes e artesanias, nossa inspiração nas docerias veganas e outras deliciosidades. Viciada em paçoquita, cheiro no cangote e letras de amor, é a cantora com a voz mais potente das Alagoas.
Daianne Porto (Margarida): a pétala que faltava, a paraibana arretada, a cozinheira de temperos encantadores e sabores apaixonantes! Nossa mais nova líder da gargalhada e companheira de viagem! Gosta de uma comida natureba, mas não passa sem uma guloseima vegana pra dilatar a vida de alegria!
Rafa Figueiredo (Abelha): o homem das ideias incríveis, das palavras certeiras, das inspirações mirabolantes, das misturas improváveis e do sorriso mais contagiante do Brasil! Protetor dos animais, doido por um acarajé e viciado em massagem no pé, é quem sempre tem algo a dizer: o meditador mais tagarela que o Vipassana já viu.
Marcelo Araujo (Pássaro): a mistura da calma da tartaruga marinha com a leveza do passarinho e a força do gorila. Nosso braço firme, nosso colo amigo! O Homem do trabalho forte e do convívio leve. O xerife da nossa cozinha, o mecânico dos nossos motores, a base que sustenta os impulsos avoantes desse grupo de sonhadores.
Sandro Lobo (Sol): o cara das artes gráficas, do violão esforçado e da voz desafinada. O recordista em barbeiragens e multas de trânsito. O yôgue mais gargalhante dessa estrada. O cozinheiro que só come fruta, o bebedor de caldo de cana profissional. É o nosso mestre das “indianidades” e o dono da barba mais atrapalhada do universo.
O projeto teve seu início em 2013, com a aquisição da querida Kombi ano 1994.
A viagem começou no ano seguinte, depois dela ter sido transformada num food-truck (carro de comida). A partir de então, realizaram atividades em diversos municípios da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Kombi Cura é um veículo (literalmente) de difusão de novas práticas, novas ideias, novos conceitos de relacionamento do ser humano com as outras formas de vida deste planeta, em prol de uma convivência realmente harmônica e sustentável.
Nasceu como um projeto itinerante de conscientização a respeito da saúde alimentar, sustentabilidade, comunidade e meio-ambiente, através da difusão de práticas ecológicas, culinária consciente (vegana, saudável, harmoniosa e saborosa), Yôga, dança, música, teatro, surf, mergulho, carinho, amor, afeto, conversa, massagem…
─ ah! São tantas as formas de expressar o Amor e aprimorar a nossa experiência nesse plano! – diz Sandro Lobo.
Sem destino definido, seguem levando para as pessoas não apenas alimentos saudáveis sem ingredientes de origem animal, mas um conjunto de atividades e práticas voltadas à construção de melhores condições de vida. O que antes era um food-truck, hoje é muito mais.
Um veículo, um movimento de cura.
─ As pessoas e grupos vão se aproximando, sintonizando suas energias e fortalecendo os trabalhos. Daí, seguimos para outro destino e lá já estamos mais capazes de ajudar, de servir. Vamos assim, nesse processo, nos curando e auxiliando outras pessoas – diz Rafa Figueiredo
─ As várias trocas que vamos realizando com outras pessoas e grupos que se mobilizam por causas semelhantes e sintonizadas às da Kombi Cura, além da grande quantidade de ações que estamos sendo convidados a realizar em diversos lugares, demonstra que vem crescendo muito o interesse das pessoas por soluções alternativas às atuais práticas sociais de consumo, alimentação e relação com o meio ambiente e demais seres habitantes deste planeta – acrescenta Marcelo Araújo.
De acordo com Lis Queiróz, ─ A Kombi cura vai mudar e crescer. Uma nova Kombi está sendo preparada para acomodar todo o grupo, com mais conforto e mais espaço. Um planejamento mais elaborado do layout vai receber melhor os equipamentos, bagagens e integrantes.
─ Em resumo, falando do bem, fazendo o bem e questionando alguns hábitos prejudiciais da nossa espécie, a Kombi viaja recebendo e doando sementinhas de transformação em prol da Cura do Planeta Terra, nossa casa, e convocando as pessoas para plantar agora o bem que germinará, amanhã, os frutos de um novo tempo, no qual celebraremos a paz de estarmos em par com a nossa Mãe e com toda a vida que aqui habita – conclui Daianne Porto.
Tivemos o prazer de conhecer e conversar com esse grupo genial. Melhor ainda será, quando pudermos participar de algum momento desse lindo projeto.
Quem sabe a Kombi cura não estaciona na Região Serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis ou Teresópolis), onde pode contar com nosso suporte? Saiba mais na página do Facebook da Kombi cura.