Que peso meu carro pode rebocar?
Essa é uma pergunta recorrente. Todos que pensam em adquirir um trailer ou mesmo uma carretinha, se perguntam se seu carro pode puxar esse peso e se está dentro da lei. Nos Manuais de Usuário de cada veículo deveria constar, obrigatoriamente, o valor em quilos que tem capacidade para rebocar. Mas isso não ocorre.
Se não aparece no manual, deveria aparecer na coluna da porta, cravado na plaqueta que fica ali fixada. Pode também não aparecer por lá. Mas enfim, onde eu encontro essa informação? A resposta é: Com o fabricante!!
Rebocar implica expor o chassi, os eixos, suspensão, embreagem, caixa de marchas e motor a um esforço que precisa ter sido considerado na fase de projeto. Até mesmo a garantia ou o seguro de seu carro pode não ser pago caso você esteja realizando uma tarefa não prevista tecnicamente ao se envolver num sinistro.
Mas como eu fico sabendo o peso que posso rebocar?
Antes vamos entender a sopa de letrinhas.
No CRLV de seu veículo deve constar o valor do PBT (Peso Bruto Total), que é a soma do peso do carro mais o peso que pode ser carregado em sua caçamba ou interior. Vamos tomar como exemplo a nossa Nissan Frontier 2.8 4×4 CD.
Percebeu que o PBT não aparece, mas ao menos é informada a capacidade de carga total que você pode carregar, seja na forma de passageiros ou material depositado na caçamba. Sabendo que o peso de sua Frontier é de 1900 quilos, o PBT dela é então de 2.900 quilos.
Mas quanto minha Frontier pode rebocar, puxar?
Vamos então consultar outro documento, que apareceu recentemente, com o lançamento do aplicativo Carteira Digital pelo SERPRO. Nele, ao se cadastrar, você passa a ter acesso a sua CNH na versão digital, e ao cadastrar os veículos de sua propriedade, você também tem acesso ao CRLV digital. É nele que aparece, além do PBT, o famoso CMT. Veja na imagem abaixo o CRLV digital de nossa Frontier.
Apareceu finalmente o famoso CMT que quase ninguém acha. Mas esse valor de 4.400 quilos precisa ser subtraído dos 2.900 quilos de PBT. O resultado é de 1.500 quilos. Esse, então, é o peso que você pode rebocar com seu veículo. Aí você pergunta.
Se eu ainda tenho 1.000 quilos de capacidade de carga, e deles só estou usando 500 quilos (eu, minha esposa e minhas malas), não posso adicionar ao peso de reboque?
Não. São valores independentes. Muito embora sua pergunta faça muito sentido, o peso a ser rebocado atende a parâmetros técnicos ligados a chassi, embreagem, suspensão e etc… que impedem que você realize essa transferência de peso entre as tarefas de levar carga sobre o chassi traseiro e puxar uma carga.
E o mais importante, o policial vai respeitar os valores na interpretação “fria da lei”. Você até pode argumentar, mas o resultado final pode ser a apreensão do trailer, até que você chame um amigo que tenha um rebocador dentro dos limites previstos. Isso sem falar que constitui uma infração grave além de multa.
Portanto, olhe também no CRLV de seu trailer, se o PBT dele é compatível com aquele que você pensa em rebocar. Mas aí vem a surpresa, pelo menos para aqueles que ainda rodam com trailers antigos. Essa informação não está disponível tanto no CRLV digital quanto no tradicional de papel. Veja abaixo:
Vamos analisar as informações?
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Capacidade de 350 quilos de carga somente, mas isso é algo muito difícil de ser checado, já que não se sabe o PBT no caso acima.
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Lotação 2 pessoas. Um KC 380 foi desenhado para 4 pessoas
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PBT não é informado, mas é de conhecimento geral que um KC380 pesa em torno de 1000 quilos, com caixa d´água vazia
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CMT é nenhum, já que não vai puxar nada
Se o PBT não está declarado no CRLV do trailer, como o policial vai poder calcular se o conjunto está dentro dos limites previstos?
Não vai. Contudo, verifique na plaqueta fixada na lança se lá não está declarado o PBT. Já vi alguns dos antigos trazendo essa informação. No CRLV dos mais novos essa informação está presente.
Portanto, meu conjunto Frontier (2900 quilos) + KC380 (1000 quilos) está dentro dos limites operacionais (4.400 quilos) permitidos pelo fabricante do veículo rebocador, o que indica que não devo ter problemas. Pelo menos não tive até hoje.
E o seu conjunto? Já fez essas contas?
Vai rebocar? Aproveite e veja algumas técnicas interessantes.
O pessoal do canal Opinião Sincera fez um trabalho excepcional de pesquisa nos manuais de todas as marcas e montou uma lista com as capacidades de tração de cada modelo. A pesquisa é datada de 2022. A seguir as telas capturadas do vídeo completo (Lista com TODOS os carros do mercado que podem e que não podem puxar reboque ou carretinha) que sugerimos muito a vocês assistirem.
Gilberto Antunes
Tu consegue rebocar um Apolo 3000 com tranquilidade em uma Citroen Xsara Picasso 2.0, eu fabrico trailers inspirado no modelo tab 320 com 850kg de PBT porem tenho um outro modelo que fabriquei como protótipo que pesa 1.100 kg e o reboco com uma Xsara Picasso 2.0 ano 2003, pois ela tem um CMT de 2.5 sobrando para reboque pouco mais de 1200kg conforme manual. e como moro na beira da serra gaúcha, não são poucas vezes que as encarro subida acima como dois ocupantes a bordo, atualmente ela esta com 180 mil km rodados, sendo pouco mais de 100 mil deles rebocando com maestria, é um veiculo muito seguro para esse fim, o motor EW10J4 que as equipam são muito fortes e eficientes.
Obg Fernando.
Boa tarde.
Muito esclarecedoras suas informações, me ajudaram muito. Fui atrás das informações certas e fiz as contas e cheguei a conclusão que a minha Montaninha 1.4 é fraca para puxar meu trailer – não que ele seja pesado, mas considerando subidas e planos da estrada, eu e ela vamos sofrer. Vou trocar de pick-up kkkk. Grande abraço e sucesso!
Obrigado pelo seu comentário Paulo. Boas estradas.
Bom dia.
Tenho uma Santana Quantum 2002, 2.0 à gasolina, 114 Cv declarados, e estou pretendendo rebocar numa carreta rodoviária de 5 metros, um Gol 2006 (905 Kg).
Pode ser feito? Legal e na prática?
Opa João Carlos. Vamos fazer as contas. Peso do Santana (1140 quilos). Peso do Gol (905 quilos). Peso da carreta (+- 400 quilos). Total de 2500 quilos de PBTC aproximadamente. De qq forma, vc precisa olhar no seu CRLV Digital qual o valor do CMT. Não acho em lugar algum. No artigo eu mostro como fazer as contas e saber se seu Santana pode tracionar esses (905+400) 1305 quilos. Com relação à engate, como seu veículo é de 2002, está fora dos efeitos da legislação atual, que atinge veículos de 2007 em diante.
Como seu conjunto não ultrapassa 6000 quilos de PBTC, pode rodar com CNH B. Com relação à potência e torque para a tarefa, tá de boa. Se o seu E-CRLV não informar o valor de CMT, vai tranquilo que nem a PRF vai saber fazer as contas. Cuida, claro, de fazer um engate reforçado e bem instalado. Atenção para esse pessoal que fixa o engate nas longarinas sem colocar os batentes internos. Já passei por esse perrengue com uma das melhores instaladoras.
https://www.nasestradasdoplaneta.com.br/servico-de-profissional-onde.html
Muito grato, Carlos.
Esclareceu com atenção e competência.
Parabéns pela página e dedicação ao assunto.
Forte abraço.
Obrigado e Boas Estradas.
Um rabicho que suporta 700 Kg de tração, considerando o peso do trailler e da carga, quantos quilos ele suporta, seria os mesmo 700 kg de peso bruto, ou para calcular o kg de tração é diferente
Opa Adailson.
Se o engate está homologado para 700kg, é esse o peso que ele pode tracionar. Ou seja, o trailer + a carga não pode ultrapassar o PBT de 700 quilos.
Carlos, achei confusa a explicação na parte
Se eu ainda tenho 1.000 quilos de capacidade de carga, e deles só estou usando 500 quilos (eu, minha esposa e minhas malas), não posso adicionar ao peso de reboque?
Não. São valores independentes
Eu tenho um Palio 1.0 peso bruto 1.37 cmt 1.77 fiz o cálculo e deu 0.4, só eu peso 120 kilos, minha namorada 80… Se colocar as malas não sobra quase nada… Eu entendi que o resultado desse cálculo é apenas o peso do Trailer que seria de 400 quilos… Estou certo ou devo descontar meu peso corporal pra saber o peso do Trailer que posso carregar?
Suas contas estão certas. Aquele parágrafo tenta explicar que a carga útil não pode ser adicionada ao CMT. São independentes.
Complementando só um mini trailer tem 500 kilos, sendo assim meu carro não serve para NENHUM TRAILER?
Isso mesmo. É a triste conclusão. Seu Palio pode rebocar uma carretinha até 400 quilos
Tenho um Food truck trucado 2 eixos, medindo 2,95×1,97 e o carro que tenho para rebocar ele e um uno mille 2002 1.0, posso ter problema com fiscalização?
Já arrebentou uma vez a instalação do reboque mandei colocar um reforço e não ocorreu mais problema.
Opa Ronaldo. Antes precisamos saber qual o peso de seu reboque, mas uma carretinha com 2 eixos nas medidas que passou e montado em forma de food truck deve pesar ao menos uns 600 quilos. Seu Mille pesa 850 quilos. Com certeza não vai encontrar informações sobre CMT do Mille, nem no E-CRLV, como explico no artigo. E com relação a engate, sendo de 2002, está 4 anos antes da legislação, que se iniciou em 2006.
Fora os aspectos de segurança que vc deve considerar (boa fixação e capacidade de suportar o peso pretendido), não acredito que vc seja importunado. Não costumo ver food trucks com freio próprio (inercial ou elétrico), portanto considere que vc reboca quase o mesmo peso do Mille e que freios do Mille foram projetados para somente seu PBT. Descidas longas podem ser perigosas em caso de super aquecimento das pastilhas e lonas.
Boas estradas
tenho um stylo 1.8 8v, posso rebocar um trailer KC350? tranquilo
Opa Geraldo. Vc tem uma raridade nas mãos. É bem difícil ver um 350 rodando. Considerando a questão rebocador/potência, eu digo que sim. Acho que o último a ser fabricado foi em 2011. Não sei o ano do seu. Acredito que no manual não fale sobre os valores permitidos para reboque com e sem freio.
Daí, sugiro seguir o que falo no artigo acima. Olhe no E-CRLV o valor do CMT e desconte o valor do PBT. Esse resultado é o quanto seu modelo pode tracionar como reboque. Se não aparece o CMT nem no E-CRLV, rode tranquilo, porque nem a PRF vai saber dizer.
Lembre de ter um engate regular e dentro do peso que pretende rebocar. Falo isso no artigo https://www.nasestradasdoplaneta.com.br/engate-analisando-resolucao-197-do.html
Boas estradas e um 2023 cheio de novos caminhos para percorrer com sua casinha sobre rodas.
Passando pela região dos lagos não esqueça de nos avisar.
Tenho um Nivus 2023, com 128 cv de potência, e 200Nm de torque. O mesmo carro na Europa chama-se Taigo, onde o projeto inclusive nasceu do Brasil para ser fabricado lá, na Espanha. A capacidade de carga de meu carro aqui, é de 400 kg, considerando 8% de inclinação máxima. Na Europa esse número é 1200 kg… Por que as montadoras fazem isso aqui, e como comprovar isso para um guarda em uma fiscalização? Imagino que pessoas desse fórum já passaram por isso ou ouviram falar de casos assim… Alguém sabe como proceder, sem ter a necessidade de realizar um Upgrade para um carro que permita reboque pelos dados de fábrica?
Opa Marcelo.
É isso mesmo que acontece. Para reduzir os custos de aprovação de projeto (CAT e outros), eles reduzem os valores de capacidade de reboque aqui no Brasil. Assim os parâmetros técnicos de segurança e robustez ficam menores e mais baratos. Exatamente o que aconteceu com o Corolla, que nem engate poderia receber. A reclamação foi tanta que à partir de 2019 (se não me engano), a Toyota fez ajustes para permitir reboque.
Outra questão é que sem permissão para engate ou com valores mínimos de reboque, as possibilidades de ações na justiça também são bem menores.
E não tem como discutir isso com um agente da PRF. Eles vão direto no E-CRLV que mostra o valor do CMT. Daí descontam o PBT e o que sobra seria seu limite para tracionar uma carretinha ou trailer. Se não aparece no E-CRLV, eles vão para o manual.
A verdade é que a PRF também está aprendendo a fiscalizar os conjuntos (carro+reboque). Nas conversas pelos grupos, quase não se reporta problemas. Mas a lei tá aí. Se vc for pego ultrapassando seus limites, o trailer ou carreta vai ficar retido até que alguém venha com um veículo habilitado para levar, fora a multa. Isso sem falar no engate, que precisa ser homologado no INMETR%O e na plaqueta deve estar declarado o peso para que foi construído.