Que peso meu carro pode rebocar?
Essa é uma pergunta recorrente. Todos que pensam em adquirir um trailer ou mesmo uma carretinha, se perguntam se seu carro pode puxar esse peso e se está dentro da lei. Nos Manuais de Usuário de cada veículo deveria constar, obrigatoriamente, o valor em quilos que tem capacidade para rebocar. Mas isso não ocorre.
Se não aparece no manual, deveria aparecer na coluna da porta, cravado na plaqueta que fica ali fixada. Pode também não aparecer por lá. Mas enfim, onde eu encontro essa informação? A resposta é: Com o fabricante!!
Rebocar implica expor o chassi, os eixos, suspensão, embreagem, caixa de marchas e motor a um esforço que precisa ter sido considerado na fase de projeto. Até mesmo a garantia ou o seguro de seu carro pode não ser pago caso você esteja realizando uma tarefa não prevista tecnicamente ao se envolver num sinistro.
Mas como eu fico sabendo o peso que posso rebocar?
Antes vamos entender a sopa de letrinhas.
No CRLV de seu veículo deve constar o valor do PBT (Peso Bruto Total), que é a soma do peso do carro mais o peso que pode ser carregado em sua caçamba ou interior. Vamos tomar como exemplo a nossa Nissan Frontier 2.8 4×4 CD.
Percebeu que o PBT não aparece, mas ao menos é informada a capacidade de carga total que você pode carregar, seja na forma de passageiros ou material depositado na caçamba. Sabendo que o peso de sua Frontier é de 1900 quilos, o PBT dela é então de 2.900 quilos.
Mas quanto minha Frontier pode rebocar, puxar?
Vamos então consultar outro documento, que apareceu recentemente, com o lançamento do aplicativo Carteira Digital pelo SERPRO. Nele, ao se cadastrar, você passa a ter acesso a sua CNH na versão digital, e ao cadastrar os veículos de sua propriedade, você também tem acesso ao CRLV digital. É nele que aparece, além do PBT, o famoso CMT. Veja na imagem abaixo o CRLV digital de nossa Frontier.
Apareceu finalmente o famoso CMT que quase ninguém acha. Mas esse valor de 4.400 quilos precisa ser subtraído dos 2.900 quilos de PBT. O resultado é de 1.500 quilos. Esse, então, é o peso que você pode rebocar com seu veículo. Aí você pergunta.
Se eu ainda tenho 1.000 quilos de capacidade de carga, e deles só estou usando 500 quilos (eu, minha esposa e minhas malas), não posso adicionar ao peso de reboque?
Não. São valores independentes. Muito embora sua pergunta faça muito sentido, o peso a ser rebocado atende a parâmetros técnicos ligados a chassi, embreagem, suspensão e etc… que impedem que você realize essa transferência de peso entre as tarefas de levar carga sobre o chassi traseiro e puxar uma carga.
E o mais importante, o policial vai respeitar os valores na interpretação “fria da lei”. Você até pode argumentar, mas o resultado final pode ser a apreensão do trailer, até que você chame um amigo que tenha um rebocador dentro dos limites previstos. Isso sem falar que constitui uma infração grave além de multa.
Portanto, olhe também no CRLV de seu trailer, se o PBT dele é compatível com aquele que você pensa em rebocar. Mas aí vem a surpresa, pelo menos para aqueles que ainda rodam com trailers antigos. Essa informação não está disponível tanto no CRLV digital quanto no tradicional de papel. Veja abaixo:
Vamos analisar as informações?
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Capacidade de 350 quilos de carga somente, mas isso é algo muito difícil de ser checado, já que não se sabe o PBT no caso acima.
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Lotação 2 pessoas. Um KC 380 foi desenhado para 4 pessoas
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PBT não é informado, mas é de conhecimento geral que um KC380 pesa em torno de 1000 quilos, com caixa d´água vazia
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CMT é nenhum, já que não vai puxar nada
Se o PBT não está declarado no CRLV do trailer, como o policial vai poder calcular se o conjunto está dentro dos limites previstos?
Não vai. Contudo, verifique na plaqueta fixada na lança se lá não está declarado o PBT. Já vi alguns dos antigos trazendo essa informação. No CRLV dos mais novos essa informação está presente.
Portanto, meu conjunto Frontier (2900 quilos) + KC380 (1000 quilos) está dentro dos limites operacionais (4.400 quilos) permitidos pelo fabricante do veículo rebocador, o que indica que não devo ter problemas. Pelo menos não tive até hoje.
E o seu conjunto? Já fez essas contas?
Vai rebocar? Aproveite e veja algumas técnicas interessantes.
O pessoal do canal Opinião Sincera fez um trabalho excepcional de pesquisa nos manuais de todas as marcas e montou uma lista com as capacidades de tração de cada modelo. A pesquisa é datada de 2022. A seguir as telas capturadas do vídeo completo (Lista com TODOS os carros do mercado que podem e que não podem puxar reboque ou carretinha) que sugerimos muito a vocês assistirem.
Tenhobuma saveiro robust 2019 cabine simples posso puchar um reboque com um celta 4 portas de um estado para outro ?
Olá Olavo. Eu acredito que não. Olhe na documentação Saveiro e veja o valor do CMT. Desconte o PBT da sua Saveiro. O que sobrar é o peso que vc pode rebocar com ela.
Olá!
Tenho uma captur 2022 1.3 turbo. No CRLV ele tem 1.81 de PBT e 2.33 de CMT. No manual consta veículo com 1.366 vazio e 1.819 de massa máxima autorizada. Consta ainda 720 de massa máxima para reboque sem freio e 1.200 de massa máxima para reboque com freio. Massa total admitida 3.019. Ainda tem a informação de carga admitida na bola do reboque de 75, Dito isso, meu carro tem condições de puxar um apolo 3.600 por exemplo? Será que encontro um engate compatível? Só tenho encontrado de 750kg, mas não sei se essa informação é sobre reboque sem freio. Poderia me orientar?
Opa Daniel. Seguindo a legislação em vigor, seu Captur só pode rebocar até 520 quilos. Mas se vc diz que no manual está declarado que ele pode tracionar 1200 quilos com freio, resta saber o que a PRF vai interpretar disso. Eles costumam seguir a letra “fria” da lei.
Outro aspecto que vc precisa levar em conta é o seu engate. Um Apolo 3600 tem PBT de 1400 quilos. Onde se lê 1200 quilos, é sem carga, bagagens e cxs vazias. O peso sobre a bola do engate desse Apolo é de 135 quilos. Portanto seu engate deve atender a estes parâmetros (1400 quilos de tração e peso na bola de 135 quilos).
Outra coisa é o fato de ter um motor 1.3 turbo, com tração dianteira. É fraco para o que se propõe. Se vc pegar uma serrinha, seu consumo vai cair aos 3,5 ou 4 kms/l na gasolina. Se tiver que parar e partir na subida, com piso molhado, vai ter problemas.
Resumindo, em estrada plana a experiência vai ser agradável, mas se precisar de potência para uma serra, vai ter maior desgaste no seu câmbio CVT e grande consumo.
Eu digo que não é um bom conjunto para quem pode e não quer passar por problemas. Para vc ter uma ideia, se vc fosse alugar um APOLO 3600 hoje, seu carro não seria aceito para tracionar. Veja mais detalhes no link a seguir:
https://www.kirschmotorhomes.com.br/files/pdf/file_331.pdf
Espero ter ajudado. Grande abraço e boas estradas.
Carlos, ela tem 170cv e 27,5 kgfm, não sei se é tão fraco assim. Tem força e potência superiores a muitos veículos 2.0 aspirados. Mas pelo PBT já vi que não é possível mesmo, uma vez que só permite 1.200 pelo manual. Você conhece algum outro modelo que seja semelhante nas características e pese menos? A maioria que tenho visto pesa acima do máximo permitido. Minha idéia é tentar ficar dentro de um limite de gastos razoável. O diesel está muito caro em relação a gasolina e os veículos a diesel possuem um custo muito elevado, como manutenção, seguro, etc.
Opa. Caramba. 170cv é bastante mesmo, mas 27,5kgfm explica o pouco peso que o carro tem. Na função de rebocar, a relação peso rebocador x rebocado é importante. 1800 quilos puxando 1400 quilos está quase que nivelado. É importante que o rebocador tenha bem mais peso e torque. Mas quase nunca encontramos oportunidade de seguir essa meta.
Uma boa experiência em rebocar é importante para que o prazer de viajar com sua casa comece já na partida. Um trailer pesado socando o engate de um carro leve incomoda em algumas situações. Pendular com um trailer pesado e tentar controlar com um carro leve e com pouco torque tb é desafiador. Eu reboco com uma Frontier 2.8 que tem 140cv (foi chipada para 160cv), mas tem 55,8 kgfm e peso de 2900 quilos. Nosso KC380 pesa 1400 quilos. Quase sempre esqueço que estou rebocando e se precisar de potência imediata, tem muita sobra para entrega. Faz de 8 a 9 kms/l de diesel rebocando. Seu Captur vai ficar na média dos 4 a 5, isso em estrada plana. Vale repensar. O valor do diesel hoje em dia é uma aberração que esperamos melhore.
Mas voltando ao assunto do trailer. Mais leve no mercado hoje, acredito que somente o Apolo 3000 (850 quilos) ou o KC330 (antigo da Karmann Guia), esse último pesando em torno de 800 quilos.
Ola amigo, ve se pode me ajudar. Tenho um Creta 2.0 que tem PBT 1.83 e o CMT 2.38. Preciso puxar com um Towbar um fusca que pesa entre 0.780 a 0.800. Esse CMT é a carga que puxa mais o peso interno que vai estar no carro ou nao. Se puder me ajudar agradeço. Obrigado.
Opa Marcus. Pelos valores que mandou, vc só pode rebocar até 550 quilos com seu Creta.
Tenho um Astra 2.0 (127cv) , gostaria de poderia puxar uma Palio Weekend 2006 numa carretinha do Rio de Janeiro para Joinville. Meu Astra tem pino de reboque.
O caminho do do a Joinville tem algumas serras!
Opa Jessé.
De cara já lhe digo que vc estará rodando totalmente fora da LEI. Seu ASTRA 2.0 não está liberado para rebocar um Palio + Carreta. Veja os números. PALIO = PBT de 1591 (1091 de peso + 500 de carga), ASTRA = PBT 1680 (1180 de peso + 500 de carga) + ainda o peso da carreta que deve girar em torno de 500 quilos. Total de 3771 quilos. Esta se equiparando a uma camionete média. Sem chances. Vai dar M… na primeira PRF que passar. Vão prender seu reboque e PALIO, até que alguém com veículo adequado apareça. Carro no depósito é certeza de vandalismo. Além da multa e dos pontos.
Vc mesmo pode verificar isso olhando no seu CRLV Digital (E-CRLV). Lá está definido o CMT de seu ASTRA. Desconte o PBT do próprio ASTRA e veja o que sobra. Esse é o peso máximo de reboque. Eu explico isso aí no artigo acima.
https://www.nasestradasdoplaneta.com.br/que-peso-meu-carro-pode-rebocar.html
Sem esquecer que o engate precisa estar homologado para o peso que vai ser tracionado. E, com certeza, esse engate que já está instalado não atende. Sem falar no desgaste do ASTRA na serra de RJ até SC. Tração dianteira, motor 2.0. Via sofrer muito. Imagine se vc para na subida e precisa partir com piso molhado. Vai patinar até queimar a embreagem. Meu amigo, procure outra solução. Tá muito além das especificações de seu ASTRA.
O caminho do RJ tem algumas serras até Joinville – Sc
Olá
Existe então algum SUV flex que legalmente possa rebocar um trailer Apolo 3000 cujo PBT é de 1.100Kg?
Opa Gilberto.
Dureza mesmo. Grande parte dos modelos fabricados aqui, tem seus iguais na Europa, rebocando muito mais que 1100 quilos. As fábricas no Brasil deixaram esse assunto de lado, para se livrar de ações e indenizações, além de pagar menos pela autorização de fabricação, reduzindo os limites técnicos. Mas, o consumidor brasileiro está exigindo essas características. Isso está mudando. Foi o caso do Corolla, que se não me engano até 2019 não podia rebocar NADA. Agora está liberado para receber engate e tracionar até 800 quilos sem freio.
Na linha dos SUVs, sei que a Blazer pode rebocar até 2480 quilos com freio, mas é Gasolina. Como a documentação disponível na internet é muito pouca no quesito CMT (capacidade Máxima de Tração), só mesmo consultando nas revendedoras e manual do veículo. Simule uma compra e peça para o vendedor enviar uma foto do E-CRLV. Lá dá pra ver essa informação. É só fazer as contas como expliquei acima.
Ok, minha conclusão:
– ao comprar um veículo 0km, verificar esses dados (dos pesos) que vêm descritos na Nota Fiscal do Fabricante, pois serão estas as informações que serão usadas para o registro do veículo no órgão de trânsito e expedição do CRLV-e e não as constantes no manual do veículo, que apesar de atestarem capacidade de reboque, não necessariamente serão as informações constantes no CRLV-e;
– para veículo usado, verificar o CRLV-e
Considerando que para fins de fiscalização de trânsito, conforme CTB, o CRLV é o único documento do veículo de porte obrigatório.
Opa Gilberto. Acredito que a informação de CMT, PBT e etc… devam estar presentes no projeto técnico original, que deu aprovação ao CAT, ou que nome for hoje em dia. A exclusão dessas informações até bem recentemente, se deve aos custos relacionados a cada aspecto ligado a resistência proposto pelo fabricante. Quanto menos características de robustez e potência forem alancadas, menos testes devem ser apresentados e menos recursos gastos.
Como o consumidor brasileiro passou a exigir mais, as montadoras estão se adequando e trazendo esses fatores à tona. Modelos fabricados aqui que não podem nem receber engate, tem seus similares europeus tracionando mais de 1000 quilos. Até onde sei, na NF não são informadas todas as características. Isso fica por conta do Manual técnico que foi apresentado por época do lançamento do modelo.
Vide o caso do Corola. Até 2018 (ou 2019), nem engate podia receber. Agora, com o mesmo chassi, pode rebocar 800 quilos sem freio (se não me engano).
Eterno dilema….
Constatei recentemente que o Creta 1.0, apesar de constar no manual do proprietário a capacidade de 1.100kg p reboque com freio, a NF de fábrica e o CRLV, atestam apenas a metade desse valor.
E o finado Ecosport, nascido no Brasil com apenas 550kg aqui mas nos EUA, na Espanha e França onde ainda vive é de 900kg a capacidade para reboque com freio.
Grande parte dos compradores e também os vendedores de veículos e trailers desconhecem essas informações, e poderão um dia serem surpreendidos pela fiscalização….. eu não sabia…. ninguém me avisou….
O princípio da legalidade não perdoa: “Ninguém se escusa de cumprir a Lei alegando que não há conhece”
Em que pese as leis e regulamentação de trânsito no Brasil serem complexas e em constante mutação, presume-se que as conhecemos…
Temos que lutar para simplificar e definir claramente essas regras….
Disse tudo Gilberto. Conseguiu sintetizar muito bem a vida difícil do consumidor brasileiro.
Olá pessoal, ótimo dia a todos e parabéns pelo conteúdo rico da matéria. Tenho uma Jeep Compass 2022, turbo Diesel e um reboque dois eixos com freio inércial. Sob este reboque costumo levar um carro de arrancada, todo aliviado e construído de fibra (VW Up Tsi, pesa uns 700k pós modificação). Posso cruzar o Brasil a fora com o conjunto? Todos eles são emplacados e IPVA em dia.
Opa Pablo. Bom dia.
Não sei o peso da carreta, mas some esse peso aos 700 quilos do UP que vc reboca. Daí, veja no CRLV-Digital de seu Compass o valor do CMT. Diminua o PBT (peso bruto Total dele). O que sobra é o que seu carro está, legalmente, habilitado a tracionar.
Levar em conta também que seu engate precisa ser homologado pelo INMETRO e destinado ao peso total que será rebocado. Com isso tudo correto, pode rodar por onde quiser dentro do país.
Boas estradas.