Que peso meu carro pode rebocar?
Essa é uma pergunta recorrente. Todos que pensam em adquirir um trailer ou mesmo uma carretinha, se perguntam se seu carro pode puxar esse peso e se está dentro da lei. Nos Manuais de Usuário de cada veículo deveria constar, obrigatoriamente, o valor em quilos que tem capacidade para rebocar. Mas isso não ocorre.
Se não aparece no manual, deveria aparecer na coluna da porta, cravado na plaqueta que fica ali fixada. Pode também não aparecer por lá. Mas enfim, onde eu encontro essa informação? A resposta é: Com o fabricante!!
Rebocar implica expor o chassi, os eixos, suspensão, embreagem, caixa de marchas e motor a um esforço que precisa ter sido considerado na fase de projeto. Até mesmo a garantia ou o seguro de seu carro pode não ser pago caso você esteja realizando uma tarefa não prevista tecnicamente ao se envolver num sinistro.
Mas como eu fico sabendo o peso que posso rebocar?
Antes vamos entender a sopa de letrinhas.
No CRLV de seu veículo deve constar o valor do PBT (Peso Bruto Total), que é a soma do peso do carro mais o peso que pode ser carregado em sua caçamba ou interior. Vamos tomar como exemplo a nossa Nissan Frontier 2.8 4×4 CD.
Percebeu que o PBT não aparece, mas ao menos é informada a capacidade de carga total que você pode carregar, seja na forma de passageiros ou material depositado na caçamba. Sabendo que o peso de sua Frontier é de 1900 quilos, o PBT dela é então de 2.900 quilos.
Mas quanto minha Frontier pode rebocar, puxar?
Vamos então consultar outro documento, que apareceu recentemente, com o lançamento do aplicativo Carteira Digital pelo SERPRO. Nele, ao se cadastrar, você passa a ter acesso a sua CNH na versão digital, e ao cadastrar os veículos de sua propriedade, você também tem acesso ao CRLV digital. É nele que aparece, além do PBT, o famoso CMT. Veja na imagem abaixo o CRLV digital de nossa Frontier.
Apareceu finalmente o famoso CMT que quase ninguém acha. Mas esse valor de 4.400 quilos precisa ser subtraído dos 2.900 quilos de PBT. O resultado é de 1.500 quilos. Esse, então, é o peso que você pode rebocar com seu veículo. Aí você pergunta.
Se eu ainda tenho 1.000 quilos de capacidade de carga, e deles só estou usando 500 quilos (eu, minha esposa e minhas malas), não posso adicionar ao peso de reboque?
Não. São valores independentes. Muito embora sua pergunta faça muito sentido, o peso a ser rebocado atende a parâmetros técnicos ligados a chassi, embreagem, suspensão e etc… que impedem que você realize essa transferência de peso entre as tarefas de levar carga sobre o chassi traseiro e puxar uma carga.
E o mais importante, o policial vai respeitar os valores na interpretação “fria da lei”. Você até pode argumentar, mas o resultado final pode ser a apreensão do trailer, até que você chame um amigo que tenha um rebocador dentro dos limites previstos. Isso sem falar que constitui uma infração grave além de multa.
Portanto, olhe também no CRLV de seu trailer, se o PBT dele é compatível com aquele que você pensa em rebocar. Mas aí vem a surpresa, pelo menos para aqueles que ainda rodam com trailers antigos. Essa informação não está disponível tanto no CRLV digital quanto no tradicional de papel. Veja abaixo:
Vamos analisar as informações?
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Capacidade de 350 quilos de carga somente, mas isso é algo muito difícil de ser checado, já que não se sabe o PBT no caso acima.
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Lotação 2 pessoas. Um KC 380 foi desenhado para 4 pessoas
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PBT não é informado, mas é de conhecimento geral que um KC380 pesa em torno de 1000 quilos, com caixa d´água vazia
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CMT é nenhum, já que não vai puxar nada
Se o PBT não está declarado no CRLV do trailer, como o policial vai poder calcular se o conjunto está dentro dos limites previstos?
Não vai. Contudo, verifique na plaqueta fixada na lança se lá não está declarado o PBT. Já vi alguns dos antigos trazendo essa informação. No CRLV dos mais novos essa informação está presente.
Portanto, meu conjunto Frontier (2900 quilos) + KC380 (1000 quilos) está dentro dos limites operacionais (4.400 quilos) permitidos pelo fabricante do veículo rebocador, o que indica que não devo ter problemas. Pelo menos não tive até hoje.
E o seu conjunto? Já fez essas contas?
Vai rebocar? Aproveite e veja algumas técnicas interessantes.
O pessoal do canal Opinião Sincera fez um trabalho excepcional de pesquisa nos manuais de todas as marcas e montou uma lista com as capacidades de tração de cada modelo. A pesquisa é datada de 2022. A seguir as telas capturadas do vídeo completo (Lista com TODOS os carros do mercado que podem e que não podem puxar reboque ou carretinha) que sugerimos muito a vocês assistirem.
Boa noite!! Meu nome é Camila… Tudo bem com você?
Nossa, achei o seu jeito de explicar muito fácil e didático!
Fui olhar o documento do meu carro que já é digital e no CMT está assim: *.*
Meu carro é um ford ka 2010 1.0. O peso bruto total dele é 1.41 e a capacidade está *.* também.
Eu consigo rebocar um trailer nesse carro? Vc saberia me dizer qual peso e medida meu trailer teria que ter?
Sua ajuda irá me ajudar muito!!
Obrigada!!
Oi Camila.
Seu Ford Ka não pode rebocar. Nem reboque com freio. Seguindo a lei, nem uma carretinha. Acredito até que ele não seja homologado para receber engate.
Boa noite amigo,você consegue me responder se um xsara picasso 1.6 consegue rebocar um trailer de 1.500 kg?Não em rodovia mas dentro de uma cidade pequena.Distancia de 5 km
Opa Emídio.
Consegue sim. Para esses pequenos percursos vai de boa, desde que não tenha subidas e descidas grandes, já que o motor é 1.6 e a tração é dianteira. Atenção para eventuais fiscalizações, caso tenha que passar próximo a alguma PRF e cuide para fazer um engate reforçado. Os percursos dentro de cidade acabam por ser mais estressantes que em rodovias, por conta de quebra molas, buracos e etc….
Olá amigo.
Tenho uma Chevrolet Spin LT 19/20, no documento digital consta: Capacidade *.* Peso Bruto Total 1.7 e CMT 1.7 O que pude entender, não posso ter engate. Procede?
Perfeito o seu raciocínio.
Olá! Td bem?!
Poderia me dizer se um gol 1.0 2014 consegue rebocar uma carretinha para um cavalo com o cavalo de aproximadamente 400 kg dentro?
Muito obrigada
Olá Patrícia.
Sua carretinha vai precisar ter 2 eixos, para que não fique pulando muito durante o transporte, já que vai transportar carga viva (cavalo). Com isso vai ser mais pesada. Acho que em torno de uns 600 quilos, se for completa com fechamentos lateral e teto. Somado ao peso do cavalo (400 quilos), chegamos a 1000 quilos.
Seu gol 1.0 até vai puxar, desde que não enfrente subidas (esforço demasiado de motor e transmissão) e descidas íngremes (sobrecarga nos freios).
Somado a isso, vai ser difícil achar quem instale um engate homologado para esse peso, já que esse Gol não tem essa capacidade de tração (veja no documento do veículo o valor do CMT e diminua o valor do PBT). Isso é o que vc está autorizada a rebocar. Explico isso aí em cima, no artigo.
Por fim, se é pra mover o cavalo do estábulo para o pasto, dentro de sua propriedade rural, o risco é somente seu. Mas se pretende rodar em rodovias ou cidades onde haja fiscalização, pode se complicar. Isso sem falar nos aspectos técnicos desse engate fixado no chassi do Gol.
Por fim, eu digo que não.
Opa consegue me falar se uma Fiorino com 500 kilos no forgao pode puxar carretinha com mais 500 ?
Opa.
Olhe essas imagens de fiat 147 rebocando.
1 – https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DA-zHbo7YDbY&psig=AOvVaw1TnrXm83l1VG-A_x7MXzKz&ust=1653048665030000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCKj_6KrE6_cCFQAAAAAdAAAAABAD
2 – https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fmacamp.com.br%2Fveiculos_rebocadores%2F&psig=AOvVaw1TnrXm83l1VG-A_x7MXzKz&ust=1653048665030000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCKj_6KrE6_cCFQAAAAAdAAAAABAI
Portanto, puxar puxa. Vale olhar a questão documental. Se nos docs aparecem os valores de CMT, que precisam ser diminuídos dos valores de PBT. E, é claro, cuidar do engate no aspecto de segurança, já que seu carro foi fabricado antes da nova lei dos engates, ficando livre das fiscalizações atuais.
Olá. Temho um Fusca 80. No documento não consta na informação CMT. Como faço pra saber quanto posso rebocar?
Olá Hugo. Veículos anteriores à lei podem rebocar sem sofrer com as fiscalizações. Ainda mais seu fusca, que tem tração traseira. A questão do peso limite vai ficar por conta de seu bom senso. Evite de rebocar mais peso que seu próprio fusca e inclua na carreta ou trailer freio inercial ou elétrico, já que os freios do fusca são ainda a tambor. Imagine uma tonelada empurrando vc numa descida de serra???
No artigo a seguir tem algumas fotos de fusca e brasília rebocando, além de outras dicas para quem vai iniciar no caravanismo.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/o-mito-do-conjunto-carroreboque.html
Polo 2003 1.6 poderia puxar um treilher de lanche pequeno????
Olá Valdir.
Puxar ele vai, mas não deixe de olhar a parte documental, como expliquei aí em cima, no artigo. Outra coisa é sua CNH. Se o seu conjunto somar mais de 3500 quilos de PBTC (peso bruto total combinado), precisa de CNH C ou D.
Boa noite,
Meu carro tem de peso bruto total 1.61 e cmt 1,96, posso puxar um mini trailer de 800 kg?
Olá. A diferença entre o CMT e o PBT de seu carro é de somente 350 quilos. Não pode.
Olá boa tarde eu tenho uma Parati 1.8 96
E na cap dela está escrito 5 pás/96/1800
Eu posso colocar um reboque nela?
E quanto de peso eu posso puxar nela ?
Obs.pegando rodoviária estadual e federal com subidas.
Opa Pedro.
Sua Parati é 1996, portanto está fora dos efeitos dessas resoluções todas. Pode colocar um engate reforçado para o peso que pretende rebocar. Ela pesa 990 quilos e essa informação de 1800 deve ser o PBT considerando a carga que vai transportar (+900 quilos) ou rebocar(tracionar).
As informações dos veículos antigos são praticamente nenhuma. Como vc nunca vai achar o CMT (capacidade máxima de tração), nem os policiais vão. Sugiro que fique dentro dos 1800 de PBT. Significa dizer que um reboque com freio de até 810 quilos não te traria problemas. Lembre que sua Parti é tração dianteira. Rebocar muito peso em subida, com piso molhado pode vir a ser um problema se tiver que parar e partir em subida. É fácil patinar nessas condições.
Mas me diga, o que vc pretende rebocar?
Carlos, boa noite. A TR4 2009 4X4 consegue puxar um trailer de 700kg?
Olá Micheli. Puxa sim. Eu tracionei meu KC380 (1000 quilos) com nossa TR4 2.0 4×4 – 2011, por muitos anos. O único inconveniente é o consumo que aumenta muito. Considere que agora, com as exigências do CONTRAN, é preciso que esteja claro no manual ou na documentação, o peso que seu carro pode rebocar. Aí nos artigo dou as dicas de como fazer as contas. Qq outra dúvida, estou à disposição.