Que peso meu carro pode rebocar?
Essa é uma pergunta recorrente. Todos que pensam em adquirir um trailer ou mesmo uma carretinha, se perguntam se seu carro pode puxar esse peso e se está dentro da lei. Nos Manuais de Usuário de cada veículo deveria constar, obrigatoriamente, o valor em quilos que tem capacidade para rebocar. Mas isso não ocorre.
Se não aparece no manual, deveria aparecer na coluna da porta, cravado na plaqueta que fica ali fixada. Pode também não aparecer por lá. Mas enfim, onde eu encontro essa informação? A resposta é: Com o fabricante!!
Rebocar implica expor o chassi, os eixos, suspensão, embreagem, caixa de marchas e motor a um esforço que precisa ter sido considerado na fase de projeto. Até mesmo a garantia ou o seguro de seu carro pode não ser pago caso você esteja realizando uma tarefa não prevista tecnicamente ao se envolver num sinistro.
Mas como eu fico sabendo o peso que posso rebocar?
Antes vamos entender a sopa de letrinhas.
No CRLV de seu veículo deve constar o valor do PBT (Peso Bruto Total), que é a soma do peso do carro mais o peso que pode ser carregado em sua caçamba ou interior. Vamos tomar como exemplo a nossa Nissan Frontier 2.8 4×4 CD.
Percebeu que o PBT não aparece, mas ao menos é informada a capacidade de carga total que você pode carregar, seja na forma de passageiros ou material depositado na caçamba. Sabendo que o peso de sua Frontier é de 1900 quilos, o PBT dela é então de 2.900 quilos.
Mas quanto minha Frontier pode rebocar, puxar?
Vamos então consultar outro documento, que apareceu recentemente, com o lançamento do aplicativo Carteira Digital pelo SERPRO. Nele, ao se cadastrar, você passa a ter acesso a sua CNH na versão digital, e ao cadastrar os veículos de sua propriedade, você também tem acesso ao CRLV digital. É nele que aparece, além do PBT, o famoso CMT. Veja na imagem abaixo o CRLV digital de nossa Frontier.
Apareceu finalmente o famoso CMT que quase ninguém acha. Mas esse valor de 4.400 quilos precisa ser subtraído dos 2.900 quilos de PBT. O resultado é de 1.500 quilos. Esse, então, é o peso que você pode rebocar com seu veículo. Aí você pergunta.
Se eu ainda tenho 1.000 quilos de capacidade de carga, e deles só estou usando 500 quilos (eu, minha esposa e minhas malas), não posso adicionar ao peso de reboque?
Não. São valores independentes. Muito embora sua pergunta faça muito sentido, o peso a ser rebocado atende a parâmetros técnicos ligados a chassi, embreagem, suspensão e etc… que impedem que você realize essa transferência de peso entre as tarefas de levar carga sobre o chassi traseiro e puxar uma carga.
E o mais importante, o policial vai respeitar os valores na interpretação “fria da lei”. Você até pode argumentar, mas o resultado final pode ser a apreensão do trailer, até que você chame um amigo que tenha um rebocador dentro dos limites previstos. Isso sem falar que constitui uma infração grave além de multa.
Portanto, olhe também no CRLV de seu trailer, se o PBT dele é compatível com aquele que você pensa em rebocar. Mas aí vem a surpresa, pelo menos para aqueles que ainda rodam com trailers antigos. Essa informação não está disponível tanto no CRLV digital quanto no tradicional de papel. Veja abaixo:
Vamos analisar as informações?
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Capacidade de 350 quilos de carga somente, mas isso é algo muito difícil de ser checado, já que não se sabe o PBT no caso acima.
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Lotação 2 pessoas. Um KC 380 foi desenhado para 4 pessoas
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PBT não é informado, mas é de conhecimento geral que um KC380 pesa em torno de 1000 quilos, com caixa d´água vazia
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CMT é nenhum, já que não vai puxar nada
Se o PBT não está declarado no CRLV do trailer, como o policial vai poder calcular se o conjunto está dentro dos limites previstos?
Não vai. Contudo, verifique na plaqueta fixada na lança se lá não está declarado o PBT. Já vi alguns dos antigos trazendo essa informação. No CRLV dos mais novos essa informação está presente.
Portanto, meu conjunto Frontier (2900 quilos) + KC380 (1000 quilos) está dentro dos limites operacionais (4.400 quilos) permitidos pelo fabricante do veículo rebocador, o que indica que não devo ter problemas. Pelo menos não tive até hoje.
E o seu conjunto? Já fez essas contas?
Vai rebocar? Aproveite e veja algumas técnicas interessantes.
O pessoal do canal Opinião Sincera fez um trabalho excepcional de pesquisa nos manuais de todas as marcas e montou uma lista com as capacidades de tração de cada modelo. A pesquisa é datada de 2022. A seguir as telas capturadas do vídeo completo (Lista com TODOS os carros do mercado que podem e que não podem puxar reboque ou carretinha) que sugerimos muito a vocês assistirem.
Parabéns pelo trabalho.
Muito bom, bem didático e muito útil.
Valeu!
Obrigado Mauro. Abs e boas estradas
Meu amigo tenho uma Dodge Ram com 330 cc , no CRLV diz PBT4,08T e CMT 5,59T. Pela sua conta posso rebocar irrisório 1,51T. Informo que utilizo a caminhonete para desencalhar carretas com mais de 30T.
Concordo com vc Antonio. O objetivo desse artigo, além de permitir que se obtenha um valor, é mostrar a estupidez da lei e das resoluções do CONTRAN.
Boa tarde, então li e reli seu artigo e logo no começo vc fala sobre o manual do veiculo, e explica a conta para reboque, mas a pergunta é, se no manual constar o peso que vc pode rebocar e nao bater com o que vc explicou?
No manual da Outlander( no meu caso na pag. 1-10) diz capacidade maxima de tração: 2000kgs(reboque com freios) 750kgs(reboque sem freios). Peso bruto total do carro 2140kgs no caso gt 3.0 e carga util 445kgs.
Dados do documento cap. 2.14 / cmt 2.0 da minha Outlander.
Ai seu eu fizer essa conta vou ja ja vou ficar devendo, pois so eu ja peso 110kgs rsrs.
Mas de acordo com o paragrafo do diario ofical da uinao(VII – Capacidade Máxima de Tração (CMT): máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõem a transmissão. A CMT deve ser sempre igual ou superior ao PBT ou PBTC;) eu entederia que posso rebocar um kc380 pois meu fabricante declara o peso que posso rebocar.
Na verdade qto mais procuro me informar mais confuso fico.
Opa Igor.
Se seu manual fala claramente que vc pode rebocar 2000 quilos com freio e 750 quilos sem freio, está resolvido. Nenhum representante da lei vai criar problemas. Leve sempre com vc esse documento técnico.
O artigo tenta interpretar o que os olhos do Contran enxerga por enquanto. Muitas ações estão sendo levadas a cabo por associações de classe para corrigir todos esses equívocos. Esse é o país das muitas interpretações de uma mesma regra. Criar dificuldades para colher facilidades ($$$).
Carlos, vc foi claro na explicação. Encontrei todos os valores no meu documento.
Obrigado
Igor, boa noite. Também tenho uma Outlander e estou encontrando dificuldade em encontrar um engate para ela, que aguente rebocar trailer de até 2.000 KG. O que tenho visto pela internet é para
tração de até 750 Kg.
Vc sabe onde posso instalar um engate para até 2.000 Kg ?
Obrigado
Opa Igor. Qual sua cidade?
fiquei com dúvidas, tenho um jeep renegade 4×4 onde o manual diz que a capacidade de reboque é de 1500KG, porém, só encontro engate para 750 kg, Estou pensando em trocar por uma caminhonete, mas soube da resolução 789/20 que fala em que a soma do peso bruto do carro mais reboque não pode exceder 3500KG. Com isso, surgiram dúvidas:
1- vale a pena colocar engate no renegade? sendo do rio de janeiro onde instalar? mesmo que em estados próximos.
2- adquirindo uma caminhonete não poderei utilizar um trailer, visto que o peso bruto total em algumas ulttrapassam os 2000 kg
Opa Murilo.
No Rio de Janeiro eu conhecia a Santiago, que fica em Campos Elísios, mas fui informado recentemente que eles pararam de produzir engates sob medida, que é o seu caso. Esses engates prontos não vão te dar a confiança necessária para rodar sem sustos. Meu engate foi feito na Santiago, para 1500 quilos. Muito reforçado, mas ainda tive que refazer as fixações (na época usava um TR4), porque foi mal fixado nas longarinas do Pajerinho.
Em São Paulo, a turma dos grupos de Trailistas indicam a Bodecar Engates, que é homologada pelo INMETRO. Whatsapp deles é 15 99119-7470 (especial atenção nos batentes que devem ser aplicados no interior das longarinas, antes do aperto final, para não amassar as paredes.
O próprio INMETRO fornece uma lista em http://www.inmetro.gov.br/qualidade/empresas_engate.asp
Esse limite de 3500 kg está se referindo a categoria da CNH. Até 3500 kg vc pode conduzir com a CNH B. Eu mesmo, com minha Frontier (2900 de PBT) mais 1000 de Trailer, chego a 3900 kg, não poderia estar rebocando com a CNH B, por conta de mais essa BURRICE do nosso CONTRAN. Várias gestões já estão em andamento, para consertar. As entidades de classe (ANFATRE, ANACAMP, …) já se colocaram. Só nos resta esperar.
Esse seu Renegade é Diesel? Tenho ouvido muitos proprietários de Renegade reclamandoda baixa capacidade de reboque do modelo.
Ainda acho que a melhor opção é mesmo a pickup cabine dupla diesel 4×4. Resolvida essa questão da CNH, vc tem um rebocador com bom peso, torque e ainda com uma caçamba generosa para carga.
Tenho uma Duster, gostaria de saber se posso rebocar um trailer de 1000 kg e onde encontrar este engate para este peso? Sou de São José do Rio Preto -SP
Opa Andressa. Olhe no manual do seu Duster e veja qual a capacidade de reboque dele, com e sem freio (1000 quilos vai exigir freio próprio no trailer). Em São Paulo, a turma dos trailistas recomendam a Bode Engates.
Oi Carlos, bom dia! Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo seu trabalho e o da Gleidys, disponibilizando tantas informações importantes para nós campistas e caravanistas.
Eu e minha esposa, Marcelle, já acampamos juntos há alguns anos, temos um blog, o Caminhando e Acampando – E Seguindo a Canção, e agora estamos pensando em comprar um trailer de até 1.000kg .
Depois de muita pesquisa, estamos avaliando um Apolo 3000 Fit. Para puxar o trailer e permitir umas aventuras fora de estrada, achei adequada uma Toyota Land Cruiser Prado Turbo Diesel 3.0. Carro forte, confiável, confortável e não muito beberrão.
Fui buscar informações no manual do veículo sobre a CMT e para minha surpresa o manual diz ZERO. Informa que o veículo não foi projetado para rebocar. Você acha que isso é um excesso de zelo do fabricante e uma forma de isentar-se de responsabidades, ou, de fato, devo descartar essa opção?
Ah! Já estivemos acampados no Quinta da Barra, mas, nos dias em que ficamos por lá, vocês estavam fora.
Um abraço,
Sylvio Montenegro
Opa Sylvio. Obg pelas palavras.
Como pode um Toyota Prado não ter CMT? A Toyota errou muito nesse tema aqui no Brasil. O Corolla, por exemplo, até 2020, se não me engano, tb não tinha CMT. Depois de muitas reclamações dos usuários, eles resolveram na versão 2020.
Quando não informam o CMT, pode ter sido por falha na produção do manual. Já consultou seu E-CRLV (CRLV Digital). Essa informação agora vem bem clara nele, ara que a PRF possa fiscalizar os conjuntos que estão circulando nas estradas.
Explico isso um pouco nesse artigo que vc está lendo. Seu carro está muito bem dimensionado para puxar um Apolo 3000. Cuide de fazer um engate homologado para p peso a ser rebocado. Escolha uma boa instaladora e observe a fixação nas longarinas. Vai entender porque ao ler esse outro artigo que escrevi sobre uma experiência quase desastrosa que passei.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/servico-de-profissional-onde.html
Qq dúvida estou sempre a disposição.
Boa noite, um detalhe: o que deve ficar mais folgado A CORRENTE ou O CABO DE ACIONAMENTO DO FREIO DE MAO DO TREILER ????
Olá. A corrente não deve impedir as manobras. Uma simples barriga já é suficiente. Tenho um vídeo que explica isso melhor.
https://youtu.be/-HJKRV2y8Uo
Já o cabo de emergência, a folga pode ser bem generosa, já que seu acionamento ocorrerá após o desengate total. Isso se a corrente não aguentar.
Ola carlos, boa tarde
O seu rebocador é um Airtrek???
Abraço
Olá.
Não. Começamos com um TR-4 2.0 flex. Hoje estamos com uma Frontier 2.8 4×4 Diesel
Tenho CrossFox 2014 e precisei rebocar uma Montana 2014 por 500 kms . Aluguei uma carretinha com freio e fiz a viagem com todo cuidado sem problema algum, mas aconselho que isso seja feito em velocidade sempre igual ao de um caminhão, ficar sempre na direita da pista, e com cuidado redobrado.
Opa. Ainda bem que nenhum PRF te interceptou no trajeto. Tá fora das possibilidades de CMT do Cross Fox, mesmo sendo uma carretinha com freio. Concordo que nossa legislação tá cheia de furos e abusos mas, às vezes, precisamos contar com a sorte também. Grande abraço.