julho/2014 – Levamos nossa Camper para o amigo Ronaldo, um serralheiro, pintor, lanterneiro e mecânico de mão cheia, em Itaipava, para trocar a fixação interna, por outra externa, já que nosso uso demandaria muitas retiradas e instalações sobre a caminhonete, além da necessidade de checar a segurança do sistema com facilidade.
Começamos por entender que a caçamba da Frontier requer um reforço estrutural para receber os 800 quilos da Camper (carregada), incluindo aí o forte balanço vertical. Além disso, para evitar que a Camper escorregue para trás no arranque do veículo, seria necessário um travamento horizontal.
Partimos por retirar a caçamba e instalar as barras de reforço em forma de sanduiche, por toda a extensão da frente da caçamba.
Foram construídas duas peças de reforço, para prender as barras de reforço ao chassi, acabando com o esforço aplicado pelo balanço da Camper nos parafusos originais de fixação da caçamba, que não foram concebidos para este fim.
As barras foram finalizadas e furadas. Foram fixadas em sanduíche à caçamba com 6 parafusos, calçados com porcas de segurança.
As peças de reforço e travamento ao Chassi foram instaladas, prendendo as barras horizontais.
Começamos a construir a peça de encaixe nos furos do macaco da Camper. Os esticadores serão usados para tracionar a Camper contra a caçamba, através da barra que foi travada ao Chassi.
O mesmo raciocínio foi aplicado aos pontos de fixação traseiros. O para-choques precisaria ser reforçado e preparado para este fim, com instalação de barras adicionais, fixadas ao chassi.
Todo o sistema de sensores e acabamentos foram retirados para poder receber o trabalho de solda. Foi necessária a repintura do para-choques.
Aí está o produto final do trabalho. Os esticadores traseiros não permitem a camper escorregar para trás e os esticadores dianteiros mantém a camper presa ao piso da caçamba.
Como previsto, o controle da situação dos quatro esticadores pode ser monitorada diretamente pelos retrovisores, facilitando em muito a condução e tranquilidade da viagem. Além disso, foram liberados 4 compartimentos no interior da Camper, que antes eram divididos com os parafusos internos.
novembro/2016 – Lendo uma revista catálogo da Camping World 50 anos (2016 – pág. 192), dei de cara com um projeto de fixação de campers oferecido por eles, que parece até ser a cópia do nosso. Sinal que estávamos no caminho certo. Clique na imagem abaixo para abrir a página do catálogo em tamanho grande.
A seguir um vídeo com os detalhes de cada uma das etapas da serralheria, com os cortes das peças, acabamento, funilaria e pintura.
Para fazer contato com o Ronaldo, ligue para 24 99943-1493
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Olá Roberto. Pela segunda vez estou tentado a trocar o motorhome por um camper. Já tive um larturist e sei mais ou menos como funcioma. A minha dúvida quanto ao duaron é sobre a estabilidade quando está sem a caminhonete. Você usa algum dispositivo para torna-lo mais estável?
Ótimas informações, estou fazendo as fixacono chassis da minha triton
Opa. Obrigado.
Sempre à disposição.
Boas estradas.