Rebocar um trailer, considerando todas as variáveis de segurança, legais, matemáticas, de potência, de peso, aerodinâmicas, … pode assustar um possível candidato ao campismo ou caravanismo.
Quando decidimos (final de 2012) adquirir um trailer para rodar por aí, ouvimos muitas advertências e alertas das mais variadas formas e intensidades. Uma das mais frequentes tinha relação com o carro que faria o papel de trator do conjunto.
Os ditos experientes e entendidos nos orientavam a não ingressar nesta aventura sem um carro a Diesel, com no mínimo 2.8 litros, se quiséssemos puxar um trailer de 1 tonelada sem problemas. Essa limitação não parece verdadeira, se olharmos um pouco para o passado recente…
Acreditamos que a questão não está na obtenção do conjunto (carro+trailer) considerado ÓTIMO, mas sim na interpretação correta das limitações de seu conjunto e o respeito a elas. Mesmo as combinações ditas como ÓTIMAS, também possuem suas limitações.
Em 1997 aconteceu a grande “M…” quando nossos técnicos traduziram equivocadamente a palavra “Trailer” do código americano para uso no nosso código. Os condutores foram forçados a migrar para a categoria de CNH “E”. Fábricas fecharam e uma massa considerável de trailers foram abandonadas em campings ou transformados em casa. Nós temos um Motor Trailer Condor de 9 metros parado no Camping de Teresópolis.
Em julho de 2011, a exigência caiu e a CNH B voltou a ser suficiente para rebocar trailers até 3000kg e conduzir motorhomes de até 6000kg. As estradas foram repovoadas por conjuntos dos mais variados.
Em 2020 a bagunça foi restabelecida para desespero de muitos, inclusive nós, que já fizemos o upgrade para CNH D.
Depois de muito esforço e contando com a atuação da ANFATRE, MACAMP, Trailerando e alguns deputados federais e senadores, foi mais uma vez corrigido. Saiba tudo com mais detalhes nesse artigo do MACAMP. Agora está na lei: rebocar trailer com CNH B
O texto já consta na Lei Oficial: § 4º Respeitada a capacidade máxima de tração da unidade tratora, os condutores das categorias B, C e D podem conduzir combinação de veículos cuja unidade tratora se enquadre na respectiva categoria de habilitação e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha menos de 6.000 kg (seis mil quilogramas) de peso bruto total, e cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares. (Incluído pela Lei nº 14.440, de 2022)
Quer saber que peso seu carro pode rebocar? Lei a artigo a seguir: Que peso meu carro pode rebocar?
Voltando ao nosso tema, podemos observar que os conjuntos acima atendem as expectativas de seus usuários.
O espírito do caravanismo é o de viver a vida em liberdade, conhecer seu país, suas estradas, estar em contato com a natureza e, acima de tudo, se divertir. Propositalmente excluí fotos de grandes e poderosos conjuntos (carro+reboque).
Mas qual a equação por detrás?
É claro que questões como: engate homologado para o peso a ser rebocado, equilíbrio dos equipamentos dentro do trailer (veja imagem acima) para evitar sobrepeso na bola do engate (máx. de 100 quilos ou 9 a 11% do peso do trailer), freio inercial ou elétrico em perfeito funcionamento, cabo de emergência e corrente de segurança, precisam sempre estar considerados e bem resolvidos.
Veja no vídeo a seguir uma demonstração do que ocorre quando o peso é deslocado no interior do reboque. Distribuindo o peso dentro do reboque.
Aspectos Legais
Antes de seguirmos adiante, vale esclarecer que todo veículo possui um CMT (Capacidade Máxima de Tração), que significa o quanto de peso ele pode tracionar definido por seu fabricante, mas nem sempre é fácil de achar no Manual ou nas plaquetas afixadas na lataria, coluna das portas ou chassi. Portanto, você deve se restringir ao valor do CMT quando pensar em rebocar um trailer ou carreta (Porque? de acordo com o fabricante, acima do CMT, a estrutura do chassi, freios, motor, caixa de marchas e embreagem serão comprometidos). Caso você se envolva em um acidente, sua garantia ou prêmio de seguro pode ser revogado se esse limite for excedido. Mesmo um policial da PRF pode questionar esse limite e interromper sua viagem, com eventuais multas em sequência. Para você entender um pouco mais da sopa de letrinhas, veja o quadro abaixo.
Os manuais agora estão trazendo com mais clareza a informação de peso máximo a ser rebocado, com ou sem freio próprio na unidade rebocada.
A CMT prescreve a Capacidade Máxima de Tração de um veículo de carga, ou seja, diz respeito ao limite de peso que cada veículo pode rebocar. O valor ainda é medido a partir dos aspectos materiais e mecânicos, a resistência da transmissão, potência, etc. Que peso meu carro pode rebocar?
O que considerar no conjunto lança, munheca e engate? Ao comprar um trailer antigo, procure observar o estado da lança e todos os seus componentes.
1 – Alavanca de freio manual, para usar enquanto o trailer esteja estacionado. É nessa alavanca que também é fixado o cabo de emergência. Este cabo é conectado ao engate do carro. Sua função é acionar o freio de mão do trailer na eventualidade de um desengate acidental.
2,4,5 e 7 – Conjunto da bequilha. Seu movimento vertical deve estar livre e funcional para permitir o nivelamento do trailer quando estacionado e, seu total recolhimento para viagem, através da rotação da manivela. Não deve haver esforço demasiado nesta função.
3 – Munheca – observe se a alça de liberação está funcional e se não há qualquer rachadura aparente. A presença do pino de segurança impede a abertura acidental da alça.
Freio inercial – recurso de segurança indispensável e exigido por lei. É o freio inercial que cuida de parar o trailer, assim que o veículo tracionador inicia a frenagem. Ao ser empurrado em direção ao engate, o freio entra em ação, economizando os freios do carro e evitando que o trailer o empurre. Existem modelos elétricos que cumprem a mesma função, mas tem o custo mais elevado. Veja um conjunto rebocador, lança, munheca e freio inercial, em movimento, no filme abaixo.
Engate – dê preferência, se puder, ao engate removível. Uma lei (suspensa), prevê o uso exclusivo de engates removíveis, como forma de evitar danos aos demais veículos durante as tarefas de estacionamento nas cidades ou numa colisão traseira. De fato, muita gente instala engates em seus carros para evitar que outros veículos encostem nos seus. Mas o que acaba acontecendo é o contrário.
O engate precisa estar homologado para o peso que vai tracionar e, por sua vez, seu veículo também precisa ter condições de suportar o peso vertical e horizontal da função de rebocar. Aconselha-se a não superar os 100 quilos de peso vertical sobre a bola do engate.
Escolha instaladores de confiança e que estejam homologados pelo Inmetro. Contudo, isso não é sinônimo de segurança. Eu mesmo, já passei por sérios problemas ao instalar um engate especial para 1000 quilos no meu TR-4, no melhor dos melhores. Procure saber “porque”, lendo o link acima, e verifique a sua instalação com mais entendimento na questão dos balanços. Veja a Resolução 197 do CONTRAN, que trata e regulamenta a instalação e os instaladores de engates. Engates fora das especificações resulta em multa GRAVE e retenção do veículo.
Uma nova linha de engates vem com a capacidade de rodar 360 graus o seu pino bola. Isso é um fator de segurança muito importante diante de um tombamento do trailer. Evita que o veículo rebocador também tombe quando usando um engate fixo. Verifique se seu instalador homologado já possui essa tecnologia.
Veja neste link a lista de empresas e engates homologados pelo INMETRO
O esquema de ligação padrão da tomada do reboque é o que está desenhado abaixo. A tomada macho do engate é exatamente o seu espelho.
Corrente e cabo de segurança – a corrente é obrigatória. Use uma de boa bitola (não há porque economizar nesse item) e ao instalar, não a deixe com muita barriga (arrastando no chão) porque não vai ser útil no caso de um desengate acidental, nem muito tensionada de forma a dificultar as manobras necessárias para estacionar o trailer em vagas com ângulos fechados. O cabo de segurança tem a função de acionar a alavanca do freio manual do trailer, quando ele se separar do engate acidentalmente. Muito interessante, já que as rodas do trailer vão estar travadas, evitando que ele saia desgovernado indefinidamente.
A cultura de nossos policiais rodoviários com relação a estes equipamentos ainda é pouca, de forma que não notariam na foto da esquerda acima, a falta da alavanca de freio manual. Nas duas fotos, não há cabos de emergência. Procure ter seu equipamento em ordem. Afinal é seu patrimônio e sua vida que estão na estrada. No exemplo abaixo, vemos a preocupação extra com a adoção de 2 correntes. Eu ainda faria seu cruzamento, para servir de cama para a munheca, no caso de um desengate acidental.
Observem que na foto da esquerda (acima), o caravanista ainda se preocupou em travar a alça da munheca com um cordelete, mantendo-a sempre fechada, já que não existe trava de segurança. Eu costumo usar abraçadeiras plásticas para esse fim. São mais fáceis de aplicar e ajustar.
Pêndulo, causas e efeitos. Sugiro a leitura deste artigo antes de pegar a estrada rebocando. A intenção não é lhe assustar, mas passar os limites operacionais que vão lhe manter em segurança.
Alinhamento do conjunto – É comum ver conjuntos rodando desalinhados. Isso leva a inúmeros outros problemas. As fábricas se preocupam em equilibrar todo o recheio de móveis e equipamentos, para permitir uma condução suave. Entretanto, na hora de instalar o engate, essa preocupação parece não ser levada a sério. Vejamos os exemplos abaixo:
Desenho do trailer obtido no Portal Macamp
Muito comum de ver. O principal efeito é a batida da traseira do trailer em quebra-molas e saídas de rampa.
Também bem comum. Neste caso a rodinha da bequilha vai sofrer nos quebra-molas e, a cada pancada, a tendência de soltar a munheca do engate é grande. Além disso, o peso sobre o engate abaixa a traseira do carro e levanta a dianteira. Para veículos com tração dianteira, reduz o atrito e a capacidade de rebocar. Para carros com câmbio automático e tração dianteira, a pouca aderência das rodas no asfalto induz o sistema a erros de interpretação na potência adequada, aumentando o consumo e o desgaste.
A situação acima é a ideal. A altura do engate e o peso da lança sobre o engate (cada engate tem seu limite definido pelo instalador) devem ser os adequados para manter a munheca engatada, sem comprometer a suspensão do carro. Os ângulos de entrada e saída do trailer são os previstos no projeto original. Para se chegar a este resultado, deve-se levar o trailer e o carro ao instalador para o devido equilíbrio.
Se isso não for possível, coloque seu trailer em piso plano, levante as sapatas (sem suspender o trailer) e usando um nível, obtenha o alinhamento correto. Faça a medição até a base da munheca (X) e informe ao instalador. Se houver algum erro, será de milímetros.
Dica – Ao preparar seu trailer para viagem, acondicione malas e tudo que puder sobre o eixo de rolamento, evitando comprometer o peso sobre a lança e o engate.
O trailer de 2 eixos veio para dar mais conforto na tarefa de rebocar. Seu peso fica apoiado no seu próprio chassi, reduzindo o esforço vertical sobre a bequilha.
Entretanto, o alinhamento (nivelamento) horizontal é indispensável para se valer dessa qualidade.
No filme a seguir, mostramos como realizar um engate seguro de seu trailer + carro e damos algumas dicas de manobra, com destaque para a colocação em vagas em marcha ré.
Seja você mais um e venha nos ajudar a repovoar as estradas e campings.
O conjunto ao lado é do amigo Anderson Romão. Food Truck + Livina 1.8 2009 Automática. Ele reclama que a bequilha está pesando muito na bola do engate. Provavelmente a distribuição do peso dentro do Food Truck está desbalanceada, fazendo com que a frente do carro fique muito leve. Para um veículo de tração dianteira, reduz o atrito das rodas no piso, aumentando o consumo e confundindo o câmbio automático. Está em fase de trocar o carro por um mais potente e de tração traseira. Esses Food Trucks deveriam usar rodado duplo, para carregar seu próprio peso vertical. Mas os custos não ajudam, além de reduzir espaço no piso do equipamento. Boa sorte ao amigo Anderson
A seguir fotos enviadas pelos nossos leitores caravanistas.
O conjunto abaixo, do caravanista Daniel, é um Fiat 147, 1977, amarelo, com um barco no teto, rebocando um trailer Turiscar Jóia de 1976, todo original, exceto pelo climatizador no teto e o bagageiro na traseira para transporte de moto. Este 147 tem um motor beirando os 110vc, que é praticamente o dobro do original, a caixa é da Fiorino de 5 marchas, com a primeira reduzida para arrancar em subidas fortes, como na serra. A suspensão foi totalmente modificada para aumentar ao máximo a estabilidade, reduzindo o efeito pêndulo. Os freios também não são originais, sendo os discos dianteiros do Tempra e os tambores traseiros do Uno. “Mesmo com todas essas modificações o mais importante é conhecer os limites do conjunto que se tem nas mãos, sempre manter uma distancia segura do veiculo da frente, sempre frear antes de uma curva entrando já na velocidade adequada, sempre reduzir com freio motor em uma decida usando o freio normal apenas esporadicamente pra não deixar o conjunto ganhar velocidade ou para uma parada mesmo que pra isso tenha que botar uma segunda marcha para descer uma serra muito forte tipo a do Rio do Rastro, e principalmente não se achar confiante demais. É testando os limites que descobrimos que o nosso limite estava um pouco antes do acidente.”, orienta o Daniel.
O conjunto abaixo, do amigo Fenelon de RS, usa um sistema muito interessante para controle do efeito gangorra. É o Four Point Sway Control ($515,00), que tem a função de devolver para o trailer e para o eixo dianteiro do veículo, o peso exercido sobre o engate. O trailer e o veículo passam a se comportar como se fossem um só, eliminando boa parte do balanço.
Muito usado nos USA, este é da marca Equalizer. O trailer abaixo é um Turiscar Vila Rica Residence. Conta também com freios eletro-hidráulicos, controlados a partir da pickup, podendo inclusive, ser freado separadamente do veículo. Essa característica é muito importante para interromper qualquer pêndulo inesperado. Um conjunto de respeito e muito seguro. Parabéns.
Na foto abaixo, o conjunto do amigo Lê Ruivo, RS. Um KC330, puxado por um Corolla 1.8
O conjunto ao lado pertence ao casal Rodrigo e Deisi, de Cachoeirinha, RS.
Trata-se de um KC540, tracionado por uma potente XTerra da NISSAN. Ótima configuração.
Abaixo nosso conjunto na configuração atual.
Mande a foto de seu conjunto para publicar aqui. ([email protected])
Li todos os comentarios e gostaria de fazer a pergunta:
Meu new fiesta 1.6 automatico, dará conta de puxar um trailer de 1.500kg?
Opa Yasser. Puxar vai, mas fora dos limites do carro e também dos aspectos legais. Seu Fiesta não tem CMT suficiente para 1500 quilos, mesmo com freio próprio. Até bem pouco tempo a PRF não se ligava muito nessas questões, mas agora estão bem afiados, principalmente depois da Resolução 197 do CONTRAN que normalizou a matéria dos engates.
Seu Fiesta acredito que só possa puxar até 800 quilos com freio. Dá uma olhada no Manual do carro e procure por reboque com e sem freio. Abs
Parabéns pelas informações! Difícil achar tão detalhado e com tantas respostas completas!
A minha questão é a seguinte, estou reformando um KC-270 e tenho um ford ka 2015, estamos sonhando com um Jimny, mas vi que é a mesma potência. Nas fotos acima tem um Jimny carregando um KC-270, você acha que ele dá conta mesmo? vocês tem algum contato, rede social da pessoa da foto acima pra eu perguntar o que ele acha do conjunto? Adoramos o Jimny, é perfeito na utilidade e para o nosso bolso! Mas fica aí a dúvida do investimento,
Obrigado e parabéns mais uma vez!
Opa Daniel. Sim. o Jimny vai puxar muito bem. A tração traseira faz toda a diferença e o recurso 4×4 é muito útil nas manobras curtas e nos pisos molhados. Vai tranquilo. Um lindo conjunto. Não tenho o contato do Mário. Ele me enviou a foto, acho que por e-mail. Tentei recuperar mas já foi deletada.
Olá Carlos, Otimas informações. Meu carro é um Palio Young 2000/2001- 1.0. Quero usar uma carretinha baú com 1,00m altura X 1,60cm de largura X 2,00m de comprimento. Deve ficar com 750kg. Vou colocar freio inercial. Viajo muito para minas e pego muita serra. Tipo Mantiqueira. Meu carro irá seguir viagem bem? Caso, não,por favor me sugira um peso máximo para eu seguir e poder viabilizar meu projeto. Desde já Obrigada.
P.S: Corrigindo, São 550Kg a carga total que irei carregar.
Olá Isabel,
Olhando o manual do seu Fiat na WEB, os pesos permitidos são:
Incríveis 1000 quilos para reboque com freio próprio e 400 quilos para reboque sem freio. Depois confere isso no seu manual(página F22, Seção Pesos) ou veja na coluna da porta do lado do motorista.
Confesso que fiquei surpreso. Pelo que tenho visto em modelos similares o máximo seria de 600 quilos com freio. De qualquer forma, vc falou em 500 quilos e seu reboque já tem o freio inercial. Então está tudo certo.
Fique atenta a eventuais serras muito íngremes. Um carro 1000 vai pedir marchas mais baixas para fazer o trabalho, e partir numa subida em piso molhado, com tração dianteira pode requerer alguma perícia na embreagem.
A gente fala tudo isso pra não dizer que não falou. Vc vai se sair muito bem e seu conjunto vai rodar suave.
Qq outra informação estou a disposição. Abs e boas estradas
Que notícia boa! Realmente é isso mesmo! Os valores aqui escrito são esses! Muito obrigada e terei o cuidado de me habilitar bem em manusear o conjunto principalmente nessas circunstâncias que você salienta. Confesso que é a minha preocupação, mas sabendo que o carro tem potencial, me dá confiança e certeza que é uma questão de saber lidar com o carro!
Gratidão!
Que bom. Lembre de ter um engate homologado para o peso a ser rebocado. Temos agora a nova resolução que cuida desse tema.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/engate-analisando-resolucao-197-do.html
Boas estradas
Boa tarde, por favor tenho um cross up 170 tsi 2020 e quero comprar um trailer de 750 kg mais tem total com itens de 900 kg gostaria de saber se posso puxar com este carro o trailer e qual o engate é indicado. Gostaria de ter uma informação sobre isso, desde já agradeço.
Opa Cristiano.
Pagina 89 a 91 do manual de seu UP não autoriza o uso de qq reboque. Vou copiar abaixo:
—————–
Condução com reboque
Informações sobre condução com
reboque
O veículo não está homologado para a condução
com reboque. O veículo não é equipado de fábrica
com um dispositivo de reboque e também não
é possível instalar posteriormente um dispositivo
de reboque.
ATENÇÃO
Montar um dispositivo de reboque no veículo
pode levar a acidentes e causar ferimentos graves
na condução do veículo.
● Nunca montar um dispositivo de reboque no
veículo.
NOTA
A montagem de dispositivos de reboque de qualquer
tipo pode ocasionar danos graves ao veículo.
● Os danos ocasionados ao veículo pela fixação
do reboque estão excluídos da garantia.
—————————-
Não assuma o risco de instalar engate e sair rebocando. Agora com a resolução CONTRAN 789 de junho 2020, as fiscalizações serão mais rígidas e vc pode ter seu conjunto apreendido, fora as multas e pontos resultantes.
Abs
Boa tarde! Quero parabenizar pelas informações muito bem detalhadas e explicadas!
Estou quase finalizando a compra de um ecosport 1.5 direct 2020 com 130 cv na gasolina e gostaria se saber se puxa e pode pela lei puxar um trailer de um eixo pesando1200 kls.
Obrigado e parabéns pelo seu trabalho.
Olá Zenobio. Obg pelas palavras.
Olha. Olhei no manual do usuário e não vi qq menção a Capacidade de Tração para rebocar. Fique atento. As montadoras estão lançando veículos tipo SUV, sem qq condição de tracionar um reboque. Nem uma carretinha de 300 quilos pode ser acoplada. Alguns nem podem receber engate.
Agora então, a lei está bem mais rígida. Estamos inclusive enfrentando novo retrocesso na categoria de CNH. Veja esse artigo.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/resoluo-789-20-l-vamos-ns-andando-para-trs-de-novo.html
Um trailer com 1200 quilos subindo uma serra sendo puxado por um EcoSport 1.5, vai consumir 4 kms/litro ou menos, além de ser um esforço grande para um carro com tração dianteira. Se vc pode pagar por um modelo 2020 que nem sei se pode rebocar, considere usar esse $$ para outro mais potente (mínimo 2.0) ou mesmo um diesel 2.5.
Já que no manual não aparece, olhe na coluna da porta se aparece (na plaqueta) alguma informação de CMT para esse modelo.
Dê notícias. Abs
Bom dia tenho uma HRV EX 1.8 2016 AT e estou vendo um treiler de 1.200kg e não consegui achar o CMT da HRV no manual será que dá tranquilo ou posso comprometer a estrutura do veículo uma vez que a suspensão da Honda não é das melhores..
Opa Anderson,
O fato de vc não ter achado o CMT no manual de seu HRV é sintomático. Esses modelos não foram feitos para rebocar. Salvo pequenas carretinhas de até 400 quilos sem freio ou 600 com freio, mas mesmo isso precisa estar declarado no Manual ou na coluna da porta (plaqueta). De outra forma você está sujeito a ser parado pela PRF, além de se arriscar a comprometer a estrutura do chassi.
Procurei também e não achei nada relacionado. Um trailer de 1200 quilos merece um veículo mais pesado e mais potente. De outra forma a função de rebocar vai ser bem cansativa.
abs
E o Toro 1,8 consegue puxar um trailler de 1500kg?
Olá Evandir.
O Toro tem sido um desgosto para seus proprietários. Imagine uma pickup entre pequena e média, com o custo que não é pequeno, não poder rebocar mais que 400kg porque o chassi não foi projetado para além desse esforço?
Veja no seu manual, ou na coluna da porta se seu TORO apresenta valor para CMT. Outra forma interessante que acaba de aparecer para todos, é instalar em seu celular o APP Carteira Digital. Se o veículo estiver em seu nome, cadastre o RENAVAN e o código de segurança constante no recibo de compra e venda. Depois, consulte seu CRLV digital. Lá aparece exatamente o CMT(Capacidade Máxima de Tração) do veículo. Desse número, retire o PBT(Peso Bruto Total). A diferença é quanto vc pode rebocar.
Essa informação é obtida pelo DENATRAN diretamente com os fabricantes.
De qq forma, posso te adiantar que a TORO não vai poder puxar 1500 quilos, mesmo que o reboque tenha freios próprios.
O chassi acho q até aguenta…. Mas é safadeza da montadora…
Tem um cmt de 2701… peso do carro é 1650…. Então poderia 1100…. Isso vazio… Estou só colocando assim p percebermos como não seria o chassi q não suporta… E tb sabemos que não seria capacidade de tração, potência…. Então é sacanagem da montadora q não quer se comprometer c nada…
Mas valeu pela explicação!
Concordo e entendo toda sua colocação!
Obrigado!
Então. Vc não pode esquecer que do CMT tem que subtrair o PBT (peso do carro mais carga útil). Daí o valor vai ser bem menor que os 1100 que encontrou. Piora mais ainda.
Ola,
Tenho uma mini camper duaron super luxo, mas estou querendo trocar por um trailer, minhas “crionças” (uma filha de 25 anos e outra de 23) continuam grudadinhas comigo e esposa. Estou de olho num KC-450 que está na Novotrailer-SC. No macamp li que esse trailer por ser um eixo e desse tamanho, não é raro ter casos que partiram a suspensão. Baseado na sua experiência isso seria mesmo um problema nesse trailer ?
Desde já agradeço a atenção
Hamilton
Olá Hamilton. De fato uma minicamper deixa tudo muito apertado. Ainda mais com 2 crianças tão novinhas, rssssss. Saiba que quando decidir vender sua minicamper vai ser bem rápido. É uma raridade no mercado. Muita procura.
Quanto ao 450 não sou partidário dessa preocupação. Conheço vários amigos caravanistas que possuem esse modelo de 1 eixo, sem qq problema até hoje. De qq forma vc pode fazer uma avaliação do eixo e até trocar pelo da ALKO, que agora é bem fácil de comprar e instalar. O Orçamento seria na ordem dos 3500,00, se não estou muito defasado.
Vai ser mesmo uma mudança pra melhor, com muito mais espaço e conforto. Sempre a disposição.
Grande abraço e boas estradas.