Bateria Estacionária e sua vida Útil.
Uma das perguntas mais frequentes, que também podem ser traduzidas em reclamações, é a que discute a vida útil de uma bateria estacionária, quando em uso num trailer ou num motorhome.
São muitos os fatores que determinam esse tempo mas, os mais determinantes, são a Profundidade da Descarga e a Temperatura de Operação.
O que isso quer dizer, exatamente?
Profundidade de descarga: Este parâmetro é frequentemente referido por DOD (Depth of Discharge) e refere-se à quantidade de carga retirada da bateria num ciclo típico de funcionamento, expressa em percentagem da capacidade nominal desta.
Olhando a tabela ao lado, você pode deduzir se sua bateria está sendo usada dentro de um padrão que vai lhe garantir uma vida mais ou menos longa.
Para que você entenda melhor, vamos usar como ideal uma bateria que esteja com carga marcando 12,6 volts.
Se, em uso, seu voltímetro mostrar que a carga não desce além de 11,8 volts, você se enquadra na Profundidade de Descarga de 25%, que sugere algo entre 1600 e 1800 ciclos ou em torno de 4 anos de vida útil.
Já se você permite que sua bateria atinja 40% de Profundidade de Descarga com frequência, está reduzindo o número de ciclos para 700 e sua vida útil para 1,91 anos.
Falando no parâmetro Temperatura. Os fabricantes afirmam que as expectativas de vida útil estão atreladas a uma temperatura de operação de 25ºC. Temperaturas mais altas vão reduzir essa relação de tempo, muito embora a bateria possa trabalhar entre -10ºC e 45ºC. Essa interferência é muito complexa para ser apresentada aqui, entretanto, os fabricantes afirmam que, este fator é baseado no fato de que um acréscimo de 10ºC na temperatura de operação reduz a vida útil da bateria em um fator de 2.
Portanto, controlar a temperatura de operação do seu banco de baterias é muito importante. Garantir uma ventilação natural e também contar com um sistema forçado de ventilação quando necessário, é muito importante.
Se usarmos como exemplo as tulhas dos trailers mais antigos, onde ficam armazenadas as baterias, inversores, carregadores e transformadores, é certo que a produção de calor será grande. Mais ainda se estacionados ao sol.
Neste caso, a ventilação forçada precisa ser usada para refrescar o local e garantir uma temperatura razoável de operação para as baterias.
Os conhecidos “coolers” podem ser ligados diretamente aos polos da bateria e fazer essa função, empurrando ar fresco para dentro do compartimento. Um termômetro digital pode lhe auxiliar a manter esse parâmetro sob controle. Sistemas mais modernos já acionam a ventilação quando for necessário, sem requerer a interferência humana.
Como se determina um ciclo de vida numa bateria? No caso das estacionárias, também chamadas de baterias de ciclo profundo, um ciclo será contado quando a bateria sofrer uma descarga e receber uma recarga. Quanto mais profunda a descarga menor vida útil terá a bateria.
O ideal é que sua bateria fique entre 10% e 20% de descarga, sempre contando com a reposição através de seu carregador flutuante ou através de suas placas solares. Não deixe sua bateria descer de 11,8V.
Justo o que eu procurava sobre baterias automotivas bh. Obrigada!
Que bom que foi útil. Obrigado
Tomando uma bateria de 400Ah, temos 4,8kWh.
Para esta bateria durar 5,47anos ela deve ser limitada a 4,8kWh*0,2=0,96kWh
Hoje, pesquisando na internet, esta bateria custa R$1400.
Dividindo R$1400 por 5,47 anos, temos R$0,70/dia de custo da bateria.
Dividindo R$0,70 por 0,96kWh, temos o custo de R$0,73/(dia.kWh)
ou seja, um sistema offgrid de armazenamento de energia, só em bateria, teria praticante o mesmo custo da energia fornecida pela concessionária. Isso sem falar no custo do investimento… #desanimeicomsolaroffgrid
Boa Mateus. Vale mesmo pela autonomia em camping selvagem.
O custo de fato não é barato, mas nem sempre temos o fornecimento de energia a disposição, esse custo tem nome”autonomia”
Exatamente.
Colocamos no nosso KC380 duas baterias de 115ah e uma placa solar monocristalina de 350W. Quando saímos para viajar, o painel mostra 12,6V. Quando chegamos ao destino, temos 13,4V. Ou seja, com a geladeira ligada, a placa solar repôs o consumo e ainda nos deu uma boa gordura, caso não tenhamos energia externa. A palavra é mesmo autonomia.
Mesmo que o custo da bateria seja o mesmo do Kwh rural, a 73 centavos, o urbano custa 85 centavos, o preço de 70 centavos ainda dá vantagens, Eu já paguei mais de 1 real na bandeira vermelha, que sempre aparece. Além do mais na média por dia ao ano de 5 horas o sistema fotovoltaico abastece a maior parte da energia direto das placas sem descarregar as baterias, se usar um sistema eólico junto com um sistema fotovoltaico, em lugar que tem bastante vento, o banco de baterias pode diminuir bastante a descarga. As baterias de chumbo ácido pode ainda serem recondicionadas, o material é mais de 90% reciclável e pra quem sabe como fazer, é bem fácil, antigamente tinham várias pequenas empresas e autônomos que reformavam baterias, a um custo menor de 50% do preço de uma nova. Fora as “surpresas” que no Brasil as concessionárias fazem, de roubar o cliente sem dó nem piedade e não tem pra quem recorrer. O sistema OFF GRID vale a pena sim, até para o meio rural que já tenha energuia. A garantia de que vai ter energia naquele custo, sem surpresas, sem ser roubado e não depender destas emrpesas, já vale a pena, mesmo se custasse o dobro.
Boa análise Jeff. Obrigado pela contribuição.
Uma dúvida, meu motorhome tem tres baterias comum hoje, sendo duas para casa e uma para o motor. todas são carregadas pelo mesmo alternador, e quando parada a casa eu tenho um disjuntor para desligar a do motor consumindo só a da casa que carrega com placa solar. Posso colocar duas estacionarias para casa e quando andando carregar com o mesmo alternador?
Grato,
Opa Laerte. Prazer.
As estacionárias não devem ser carregadas diretamente pelo alternador. Deixe-as recebendo carga somente da placa solar e/ou de algum carregador flutuante, qdo tiver energia externa. O alternador não sabe e não tem como ser programado para enviar a tensão em Volts que a bateria estacionária precisa, nas suas fases de carga.
Eu uso duas estacionárias de 115ah, ligadas em paralelo. São carregadas por uma placa mono cristalina de 350W. Saio em viagem com carga de 12.4V e chego nos destinos, invariavelmente, com 13.8v de carga, mesmo com a geladeira consumindo carga. Espero ter ajudado. Grande abraço e Boas Estradas
Oi Carlos,
Uma pergunta: comprei uma bateria estacionaria Maxion de chumbo 12V 245 A para meu trailer. Pretendo alimentar um mini PC Intel que demanda 12 V 2,5 A em cabo 2,5 mm direto da bateria.
Você acha que a tensão fornecida pela bateria é estável, ou melhor usar algum protetor, como disjuntor ou estabilizador ?
Olá.
Acredito que precise colocar uma proteção, porque a tensão da bateria varia de 12 até 14,6. Não sei o nível de tolerância da entrada do seu mini PC.