Ainda dentro da série dicas de pós-venda, aí vai mais uma orientação de como usar o sistema próprio de água do trailer, quando a pressão externa for fraca, ou quando não houver suprimento de água próximo.
Encher o tanque de água do trailer (capacidade de 120 litros). A bomba fica no gabinete logo abaixo da geladeira, ao lado da mangueira de passagem entre o bocal e a caixa de fibra. O bocal do tanque fica do lado esquerdo do trailer (foto ao lado).
Esta mangueira deve sempre ser inspecionada contra ressecamentos e ou vazamentos (braçadeiras), já que está sobre o piso de madeira do trailer. Por segurança, instalamos um dreno neste gabinete.
Embaixo do trailer, atrás da roda esquerda, estão os dois registros principais para tratar a entrada de água, além do dreno principal da caixa d´água. Como não tenho foto, fiz um desenho bem próximo do real.
Recebendo água de fora, com boa pressão.
A mangueira (verde) disponível (20m) deve ser ligada a torneira do camping e a outra ponta no engate rápido do trailer. Nesta situação, o Registro 1 deve estar aberto e os Registro 2 e 3 devem estar fechados. Todo o sistema de água do trailer será alimentado pela mangueira conectada a fonte de água externa.
Utilizando a caixa de água do trailer.
Neste caso, fechar os Registros 1 e 2 e encher a caixa de água com até 110 litros, evitando o transbordamento. Iniciar o enchimento com o registro 3 aberto, para eliminar resíduos que estejam no fundo do tanque. Após alguns litros de descarte, fechar o dreno. Feito isso, abrir o Registro 2, para liberar água no sistema. Com todas as torneiras fechadas (pias e chuveiro) ligar a bomba d´água, na chave disponível no gabinete logo abaixo da pia (veja foto).
A bomba do trailer trabalha em 12v, portanto o disjuntor da bateria deve estar ligado.
Esta bomba é automática, entrando em atividade assim que o sistema apresenta perda de pressão. Significa dizer que assim que uma torneira for aberta, a bomba enviará água. Fechou a torneira a bomba para de agir. Esta característica lhe permite saber se há vazamentos no sistema, visto que ela ficará armando intermitentemente. Caso isso ocorra, use o botão on/off para desligar a bomba.
Os primeiros jatos estarão com muito ar, até que todo o sistema esteja pressurizado com água. Vale lembrar que o aquecedor tambem é automático. Portanto, manter registros de gás fechados e pilha desligada e abrir as torneiras até obter somente água. Isso vale também para água externa, durante a primeira pressurização.
Toda água que circula pelo trailer passa pelo aquecedor, portanto podemos ter água quente inclusive na pia da cozinha, bastando para isso ligar o aquecedor.
Não esquecer de conectar a mangueira de águas servidas (branca zebrada) no dreno que fica na frente da mesma roda esquerda. Este dreno recebe água usada das pias da cozinha, banheiro e do ralo do chuveiro. Esta mangueira tem 10 metros, para chegar ao ralo adequado para descarga das águas no camping.![]()
Utilizar tampões de ralo tipo tela, para evitar que resíduos de comida ou pequenos objetos entrem na tubulação. Se isso ocorrer e ficar preso, vai dar muito trabalho para retirar.



