2015 – Este é um dos grandes problemas para quem usa veículos que só aceitam Diesel S-10, como é o nosso caso.
O pessoal do TerraAdentro.com, prestou um serviço imprescindível para todos nós viajantes, contando em detalhes o que passaram ao atravessar o Uruguai, Argentina e Chile. Somos muito gratos a eles.
Para ler o artigo original do TerraAdentro, clique aqui.
Abaixo reproduzo, para meu arquivo pessoal, no caso de haver uma futura quebra de link no site do TerraAdentro.
A pergunta que muitas pessoas fazem e que nós fazíamos antes de iniciar o nosso mochilão pelo Uruguai, Argentina e Chile é se existe diesel S -10 nestes países e se é possível encontrá-lo por todos os cantos. Sabemos que esta é uma grande preocupação dos que possuem algum carro que só pode ser abastecido com este combustível. Antes de viajar, encontramos pouquíssimas informações sobre este assunto em fóruns ou blogs na internet, por isto decidimos escrever esse post, para que possa dar suporte aos viajantes que forem se aventurar pelo sul do continente americano.
No Uruguai, existe boa disponibilidade do Diesel S -10, principalmente nos postos das grandes redes, como Shell e Petrobras. O ponto negativo fica por conta do altíssimo preço deste combustível, que ultrapassa a casa dos R$6,00 o litro (preço de 2014/2015). Fomos avisados sobre isto, antes de cruzarmos a fronteira com o Uruguai, na cidade de Chuí. Assim, aproveitamos para encher o tanque e levar alguns galões extras, em caso de necessidade. Funcionou muito bem em nosso caso e atravessamos todo o país sem precisar abastecer o nosso carro. Fica aí a nossa recomendação.
Quanto à Argentina, o problema é um pouco maior. Nas grandes cidades, como Buenos Aires, Bahia Blanca, Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia, Rio Gallegos, Bariloche, San Salvador de Jujuy, Corrientes, dentre outras, a oferta do Diesel S -10 é bem farta. Na Argentina este combustível é conhecido como Euro Diesel e tem as seguintes denominações, conforme cada rede:
- Postos YPF: Euro Diesel;
- Esso: Euro Diesel;
- Postos Shell: V-Power Nitro+ Diesel;
- Petrobras: Diesel Podium;
Cruzamos toda a ruta 3 Argentina, desde Buenos Aires até Ushuaia, e conseguimos abastecer com S -10 em todo este caminho. Em alguns trechos, principalmente mais ao sul, os postos de combustíveis estão muito distantes uns dos outros, aumentando os riscos de se ter que usar o diesel convencional. A melhor estratégia é sempre abastecer o carro quando passar por algum posto com o Euro diesel, mesmo que o tanque já esteja quase cheio. Em um dos dias de viagem, chegamos a rodar cerca de 500 km nesta ruta, até, finalmente, encontrar o S – 10. Já estávamos quase abastecendo com o diesel comum.
Contudo, quando se cruza a ruta 40 Argentina, que corta todo o lado oeste deste país, é melhor se preparar para usar o diesel convencional. Esta é uma das porções mais desabitadas do país, composta de pequenas cidades e muitos vilarejos, onde, normalmente, existe somente um posto de gasolina. Em El Chaltén, por exemplo, cidade com cerca de 1.000 habitantes, existe um único posto da YPF, que mais se parece com um trailer, de tão pequeno que é. Lá não se tem outra escolha, a não ser abastecer com o diesel comum, sem contar que os postos mais próximos estão a cerca de 300 km à frente. Neste dia, enchemos o tanque em El Chaltén e só encontramos o Euro diesel, em um posto YPF, na cidade de Perito Moreno, mais de 500 km sentido norte. Ainda assim, em nossa passagem pela ruta 40, tivemos que realizar mais alguns abastecimentos com diesel comum, devido à escassez de postos e a pouquíssima oferta do S – 10.
Outro grave problema na Argentina é a fila de abastecimento nos postos de gasolina. Chegamos a ficar mais de duas horas em El Calafate esperando para abastecer com o Euro diesel. A cidade tinha ficado uns três dias sem o combustível e, quando o caminhão da YPF descarregou, foi aquela correria. Aproveitávamos as filas para escrever alguns posts e descarregar as fotos.
No Chile, a situação é bem mais confortável. No país, existe apenas um tipo de diesel, o chamado Ultra. Este composto se assemelha muito ao Diesel S – 10 vendido no Brasil, pois tem uma concentração de enxofre igual a 15 PPM (partículas por milhão), somente 5 PPM a mais que em nosso país. Este quantitativo é praticamente insignificante, visto que o diesel convencional possui entre 1.500 PPM a 1.800 PPM de enxofre. Demos preferência por abastecer nos postos da Rede Copec.
Esperamos, com estas informações, contribuir com os amigos, parceiros e futuros viajantes por estas terras.
Todos os créditos para o TerraAdentro.com
Olá, Carlos Roberto!
Estamos muito felizes por ter contribuído com os futuros viajantes e ser mencionado em seu site. Parabéns pelo trabalho, o conteúdo do "Nas Estradas do Planeta" é excelente! Nos encontramos por este mundão afora!
Abraços,
Henrique e Sabrina
http://www.terraadentro.com
Caros Henrique e Sabrina. O valor de seu relato é indiscutível. Agradeço muito as informações, afinal, vou ser muito beneficiado por ele. Nossa intenção com o site é a mesma. Torço muito por encontrá-los nestas estradas deste planeta. Obg
Tenho acompanhado ambos, são inspiradores e super relevante as informações citadas , agora, pergunto: Vocês tiveram algum problema de funcionamento do veículo durante a viagem com o diesel comum?
Grande abraço e ótimas jornadas.
Jailton
Opa Jailton. Td bem? Já usamos sim, mas por pouco tempo. Um tanque. Troquei o filtro logo após. Usei uma meia de mulher no bico de uma garrafa PET e abasteci através dela. Fez uma segunda filtragem. Obg pelas palavras
Fizemos ruta 3 descendo para Ushuaia de Amarok em dezembro 2015. No retorno entramos em Rio Grande na Terra do Fogo, para abastecer e só havia oleo Diesel S500 e completamos com este mesmo. Coincidencia ou não o carro não desempenhou muito bem, principalmente porque andamos contra o vento no trecho Terra do Fogo Puerto Natales. Em Puerto Natales abastecemos no Posto Petrobras EuroDiesel. Visitamos Torres del Paine e saímos do Chile por Cerro Castilho. Na ruta 40, a 60km de Cerro Castilho (fronteira) num fim-de-mundo chamado Tapi Aike há um posto no meio do nada com EuroDiesel. Subimos a Ruta 40 para Calafate sem problemas. Em El Chalten como foi fotografado fila de tres horas naquele postinho, mas tina EuroDiesel. Subindo para Bariloche e etc. sem problemas de Diesel s10.
Obg pelas informações atualizadas Dante. Nem precisou trocar seu filtro de combustível depois que usou o S500? Usou algum filtro extra antes de colocar no tanque?