Rebocar um trailer, considerando todas as variáveis de segurança, legais, matemáticas, de potência, de peso, aerodinâmicas, … pode assustar um possível candidato ao campismo ou caravanismo.
Quando decidimos (final de 2012) adquirir um trailer para rodar por aí, ouvimos muitas advertências e alertas das mais variadas formas e intensidades. Uma das mais frequentes tinha relação com o carro que faria o papel de trator do conjunto.
Os ditos experientes e entendidos nos orientavam a não ingressar nesta aventura sem um carro a Diesel, com no mínimo 2.8 litros, se quiséssemos puxar um trailer de 1 tonelada sem problemas. Essa limitação não parece verdadeira, se olharmos um pouco para o passado recente…
Acreditamos que a questão não está na obtenção do conjunto (carro+trailer) considerado ÓTIMO, mas sim na interpretação correta das limitações de seu conjunto e o respeito a elas. Mesmo as combinações ditas como ÓTIMAS, também possuem suas limitações.
Em 1997 aconteceu a grande “M…” quando nossos técnicos traduziram equivocadamente a palavra “Trailer” do código americano para uso no nosso código. Os condutores foram forçados a migrar para a categoria de CNH “E”. Fábricas fecharam e uma massa considerável de trailers foram abandonadas em campings ou transformados em casa. Nós temos um Motor Trailer Condor de 9 metros parado no Camping de Teresópolis.
Em julho de 2011, a exigência caiu e a CNH B voltou a ser suficiente para rebocar trailers até 3000kg e conduzir motorhomes de até 6000kg. As estradas foram repovoadas por conjuntos dos mais variados.
Em 2020 a bagunça foi restabelecida para desespero de muitos, inclusive nós, que já fizemos o upgrade para CNH D.
Depois de muito esforço e contando com a atuação da ANFATRE, MACAMP, Trailerando e alguns deputados federais e senadores, foi mais uma vez corrigido. Saiba tudo com mais detalhes nesse artigo do MACAMP. Agora está na lei: rebocar trailer com CNH B
O texto já consta na Lei Oficial: § 4º Respeitada a capacidade máxima de tração da unidade tratora, os condutores das categorias B, C e D podem conduzir combinação de veículos cuja unidade tratora se enquadre na respectiva categoria de habilitação e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha menos de 6.000 kg (seis mil quilogramas) de peso bruto total, e cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares. (Incluído pela Lei nº 14.440, de 2022)
Quer saber que peso seu carro pode rebocar? Lei a artigo a seguir: Que peso meu carro pode rebocar?
Voltando ao nosso tema, podemos observar que os conjuntos acima atendem as expectativas de seus usuários.
O espírito do caravanismo é o de viver a vida em liberdade, conhecer seu país, suas estradas, estar em contato com a natureza e, acima de tudo, se divertir. Propositalmente excluí fotos de grandes e poderosos conjuntos (carro+reboque).
Mas qual a equação por detrás?
É claro que questões como: engate homologado para o peso a ser rebocado, equilíbrio dos equipamentos dentro do trailer (veja imagem acima) para evitar sobrepeso na bola do engate (máx. de 100 quilos ou 9 a 11% do peso do trailer), freio inercial ou elétrico em perfeito funcionamento, cabo de emergência e corrente de segurança, precisam sempre estar considerados e bem resolvidos.
Veja no vídeo a seguir uma demonstração do que ocorre quando o peso é deslocado no interior do reboque. Distribuindo o peso dentro do reboque.
Aspectos Legais
Antes de seguirmos adiante, vale esclarecer que todo veículo possui um CMT (Capacidade Máxima de Tração), que significa o quanto de peso ele pode tracionar definido por seu fabricante, mas nem sempre é fácil de achar no Manual ou nas plaquetas afixadas na lataria, coluna das portas ou chassi. Portanto, você deve se restringir ao valor do CMT quando pensar em rebocar um trailer ou carreta (Porque? de acordo com o fabricante, acima do CMT, a estrutura do chassi, freios, motor, caixa de marchas e embreagem serão comprometidos). Caso você se envolva em um acidente, sua garantia ou prêmio de seguro pode ser revogado se esse limite for excedido. Mesmo um policial da PRF pode questionar esse limite e interromper sua viagem, com eventuais multas em sequência. Para você entender um pouco mais da sopa de letrinhas, veja o quadro abaixo.
Os manuais agora estão trazendo com mais clareza a informação de peso máximo a ser rebocado, com ou sem freio próprio na unidade rebocada.
A CMT prescreve a Capacidade Máxima de Tração de um veículo de carga, ou seja, diz respeito ao limite de peso que cada veículo pode rebocar. O valor ainda é medido a partir dos aspectos materiais e mecânicos, a resistência da transmissão, potência, etc. Que peso meu carro pode rebocar?
O que considerar no conjunto lança, munheca e engate? Ao comprar um trailer antigo, procure observar o estado da lança e todos os seus componentes.
1 – Alavanca de freio manual, para usar enquanto o trailer esteja estacionado. É nessa alavanca que também é fixado o cabo de emergência. Este cabo é conectado ao engate do carro. Sua função é acionar o freio de mão do trailer na eventualidade de um desengate acidental.
2,4,5 e 7 – Conjunto da bequilha. Seu movimento vertical deve estar livre e funcional para permitir o nivelamento do trailer quando estacionado e, seu total recolhimento para viagem, através da rotação da manivela. Não deve haver esforço demasiado nesta função.
3 – Munheca – observe se a alça de liberação está funcional e se não há qualquer rachadura aparente. A presença do pino de segurança impede a abertura acidental da alça.
Freio inercial – recurso de segurança indispensável e exigido por lei. É o freio inercial que cuida de parar o trailer, assim que o veículo tracionador inicia a frenagem. Ao ser empurrado em direção ao engate, o freio entra em ação, economizando os freios do carro e evitando que o trailer o empurre. Existem modelos elétricos que cumprem a mesma função, mas tem o custo mais elevado. Veja um conjunto rebocador, lança, munheca e freio inercial, em movimento, no filme abaixo.
Engate – dê preferência, se puder, ao engate removível. Uma lei (suspensa), prevê o uso exclusivo de engates removíveis, como forma de evitar danos aos demais veículos durante as tarefas de estacionamento nas cidades ou numa colisão traseira. De fato, muita gente instala engates em seus carros para evitar que outros veículos encostem nos seus. Mas o que acaba acontecendo é o contrário.
O engate precisa estar homologado para o peso que vai tracionar e, por sua vez, seu veículo também precisa ter condições de suportar o peso vertical e horizontal da função de rebocar. Aconselha-se a não superar os 100 quilos de peso vertical sobre a bola do engate.
Escolha instaladores de confiança e que estejam homologados pelo Inmetro. Contudo, isso não é sinônimo de segurança. Eu mesmo, já passei por sérios problemas ao instalar um engate especial para 1000 quilos no meu TR-4, no melhor dos melhores. Procure saber “porque”, lendo o link acima, e verifique a sua instalação com mais entendimento na questão dos balanços. Veja a Resolução 197 do CONTRAN, que trata e regulamenta a instalação e os instaladores de engates. Engates fora das especificações resulta em multa GRAVE e retenção do veículo.
Uma nova linha de engates vem com a capacidade de rodar 360 graus o seu pino bola. Isso é um fator de segurança muito importante diante de um tombamento do trailer. Evita que o veículo rebocador também tombe quando usando um engate fixo. Verifique se seu instalador homologado já possui essa tecnologia.
Veja neste link a lista de empresas e engates homologados pelo INMETRO
O esquema de ligação padrão da tomada do reboque é o que está desenhado abaixo. A tomada macho do engate é exatamente o seu espelho.
Corrente e cabo de segurança – a corrente é obrigatória. Use uma de boa bitola (não há porque economizar nesse item) e ao instalar, não a deixe com muita barriga (arrastando no chão) porque não vai ser útil no caso de um desengate acidental, nem muito tensionada de forma a dificultar as manobras necessárias para estacionar o trailer em vagas com ângulos fechados. O cabo de segurança tem a função de acionar a alavanca do freio manual do trailer, quando ele se separar do engate acidentalmente. Muito interessante, já que as rodas do trailer vão estar travadas, evitando que ele saia desgovernado indefinidamente.
A cultura de nossos policiais rodoviários com relação a estes equipamentos ainda é pouca, de forma que não notariam na foto da esquerda acima, a falta da alavanca de freio manual. Nas duas fotos, não há cabos de emergência. Procure ter seu equipamento em ordem. Afinal é seu patrimônio e sua vida que estão na estrada. No exemplo abaixo, vemos a preocupação extra com a adoção de 2 correntes. Eu ainda faria seu cruzamento, para servir de cama para a munheca, no caso de um desengate acidental.
Observem que na foto da esquerda (acima), o caravanista ainda se preocupou em travar a alça da munheca com um cordelete, mantendo-a sempre fechada, já que não existe trava de segurança. Eu costumo usar abraçadeiras plásticas para esse fim. São mais fáceis de aplicar e ajustar.
Pêndulo, causas e efeitos. Sugiro a leitura deste artigo antes de pegar a estrada rebocando. A intenção não é lhe assustar, mas passar os limites operacionais que vão lhe manter em segurança.
Alinhamento do conjunto – É comum ver conjuntos rodando desalinhados. Isso leva a inúmeros outros problemas. As fábricas se preocupam em equilibrar todo o recheio de móveis e equipamentos, para permitir uma condução suave. Entretanto, na hora de instalar o engate, essa preocupação parece não ser levada a sério. Vejamos os exemplos abaixo:
Desenho do trailer obtido no Portal Macamp
Muito comum de ver. O principal efeito é a batida da traseira do trailer em quebra-molas e saídas de rampa.
Também bem comum. Neste caso a rodinha da bequilha vai sofrer nos quebra-molas e, a cada pancada, a tendência de soltar a munheca do engate é grande. Além disso, o peso sobre o engate abaixa a traseira do carro e levanta a dianteira. Para veículos com tração dianteira, reduz o atrito e a capacidade de rebocar. Para carros com câmbio automático e tração dianteira, a pouca aderência das rodas no asfalto induz o sistema a erros de interpretação na potência adequada, aumentando o consumo e o desgaste.
A situação acima é a ideal. A altura do engate e o peso da lança sobre o engate (cada engate tem seu limite definido pelo instalador) devem ser os adequados para manter a munheca engatada, sem comprometer a suspensão do carro. Os ângulos de entrada e saída do trailer são os previstos no projeto original. Para se chegar a este resultado, deve-se levar o trailer e o carro ao instalador para o devido equilíbrio.
Se isso não for possível, coloque seu trailer em piso plano, levante as sapatas (sem suspender o trailer) e usando um nível, obtenha o alinhamento correto. Faça a medição até a base da munheca (X) e informe ao instalador. Se houver algum erro, será de milímetros.
Dica – Ao preparar seu trailer para viagem, acondicione malas e tudo que puder sobre o eixo de rolamento, evitando comprometer o peso sobre a lança e o engate.
O trailer de 2 eixos veio para dar mais conforto na tarefa de rebocar. Seu peso fica apoiado no seu próprio chassi, reduzindo o esforço vertical sobre a bequilha.
Entretanto, o alinhamento (nivelamento) horizontal é indispensável para se valer dessa qualidade.
No filme a seguir, mostramos como realizar um engate seguro de seu trailer + carro e damos algumas dicas de manobra, com destaque para a colocação em vagas em marcha ré.
Seja você mais um e venha nos ajudar a repovoar as estradas e campings.
O conjunto ao lado é do amigo Anderson Romão. Food Truck + Livina 1.8 2009 Automática. Ele reclama que a bequilha está pesando muito na bola do engate. Provavelmente a distribuição do peso dentro do Food Truck está desbalanceada, fazendo com que a frente do carro fique muito leve. Para um veículo de tração dianteira, reduz o atrito das rodas no piso, aumentando o consumo e confundindo o câmbio automático. Está em fase de trocar o carro por um mais potente e de tração traseira. Esses Food Trucks deveriam usar rodado duplo, para carregar seu próprio peso vertical. Mas os custos não ajudam, além de reduzir espaço no piso do equipamento. Boa sorte ao amigo Anderson
A seguir fotos enviadas pelos nossos leitores caravanistas.
O conjunto abaixo, do caravanista Daniel, é um Fiat 147, 1977, amarelo, com um barco no teto, rebocando um trailer Turiscar Jóia de 1976, todo original, exceto pelo climatizador no teto e o bagageiro na traseira para transporte de moto. Este 147 tem um motor beirando os 110vc, que é praticamente o dobro do original, a caixa é da Fiorino de 5 marchas, com a primeira reduzida para arrancar em subidas fortes, como na serra. A suspensão foi totalmente modificada para aumentar ao máximo a estabilidade, reduzindo o efeito pêndulo. Os freios também não são originais, sendo os discos dianteiros do Tempra e os tambores traseiros do Uno. “Mesmo com todas essas modificações o mais importante é conhecer os limites do conjunto que se tem nas mãos, sempre manter uma distancia segura do veiculo da frente, sempre frear antes de uma curva entrando já na velocidade adequada, sempre reduzir com freio motor em uma decida usando o freio normal apenas esporadicamente pra não deixar o conjunto ganhar velocidade ou para uma parada mesmo que pra isso tenha que botar uma segunda marcha para descer uma serra muito forte tipo a do Rio do Rastro, e principalmente não se achar confiante demais. É testando os limites que descobrimos que o nosso limite estava um pouco antes do acidente.”, orienta o Daniel.
O conjunto abaixo, do amigo Fenelon de RS, usa um sistema muito interessante para controle do efeito gangorra. É o Four Point Sway Control ($515,00), que tem a função de devolver para o trailer e para o eixo dianteiro do veículo, o peso exercido sobre o engate. O trailer e o veículo passam a se comportar como se fossem um só, eliminando boa parte do balanço.
Muito usado nos USA, este é da marca Equalizer. O trailer abaixo é um Turiscar Vila Rica Residence. Conta também com freios eletro-hidráulicos, controlados a partir da pickup, podendo inclusive, ser freado separadamente do veículo. Essa característica é muito importante para interromper qualquer pêndulo inesperado. Um conjunto de respeito e muito seguro. Parabéns.
Na foto abaixo, o conjunto do amigo Lê Ruivo, RS. Um KC330, puxado por um Corolla 1.8
O conjunto ao lado pertence ao casal Rodrigo e Deisi, de Cachoeirinha, RS.
Trata-se de um KC540, tracionado por uma potente XTerra da NISSAN. Ótima configuração.
Abaixo nosso conjunto na configuração atual.
Mande a foto de seu conjunto para publicar aqui. ([email protected])
Olá gostaria de saber como seria uma Pajero tr4 4×4 para puxar um reboque fechado para dois cavalos?
Olá Janete. Por acaso puxei por 2 anos nosso trailer KC380, que pesa 1200 quilos, com nossa Pajero TR4-4×4. Ela consegue puxar sim, mas o consumo vai aumentar mais do que já é. Por vezes, com pequenas serras, chegava a fazer 4 kms/litro.
Atenção para a instalação do seu engate. As longarinas da TR4 são bem macias e podem amassar com o aperto dos parafusos de fixação. Fiz um artigo tratando somente desse assunto. Segue o link:
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/servico-de-profissional-onde.html
QQ coisa estamos a disposição. Boas estradas
Bom dia A todos.temho um Nissan sentra 2012 automático…posso puxar um apolo 3000 de mais ou menos 1000 kg?
Olá. O Apolo 3000 foi desenhado para veículos 2.0 para mais. Seu Nissan vai puxar sim. Mas olhe no Manual qual o valor de CMT que está previsto e atenção para a instalação do engate homologado para o peso a ser tracionado.
Olá
Tenho um mini trailer 550 kg, o meu Honda wr-v 1.5 puxa sem sofrimento?
Opa Luis. Puxa sim.
Ola, gostaria de saber se é possível um trailer kc450 de 1300kg ser puxado por uma invel 1979 food truck todo em alumínio dentro? Não sei como calcular peso, e já não existe mais o manual da invel.
Oi Franciely.
O Invel possui um chassi de Kombi alongado, e se não me engano, motor 1.6 a gasolina, com tração traseira.
Um KC450, pesa mais que 1300 quilos (o que eles mostram na plaqueta de fábrica foge um pouco da realidade). Eu diria 1500 quilos.
Para puxar isso, nada menos que um motor 2.0. Com esse Invel, vc vai fazer 5 kms por litro, se não for pior.
Se decidir puxar com ele, vai ter um ritmo muito lento e em subidas de serra, segunda ou até primeira marcha. Acho que só em 1981, o motor VW Boxer foi substituído pelo do Passat.
Puxar vai puxar, mas não deve ser uma experiência boa, visto que o peso do 450 vai interferir muito na qualidade do deslocamento. Como o Invel é de 79, não vai enfrentar dificuldades com PRF, já que não havia legislação específica de CMT na época.
Resumindo, eu não rodaria com esse conjunto.
Olá Carlos, bom dia!
Nossa, que bacana essas informações, parabéns!
Gostaria muito de sua ajuda…
Não sei o modelo do meu trailer, mas ele tem 1 eixo, 4,8 cm de comprimento e 2.5 de largura. Acredito que vazio pesaria uns 600 k mas após a reforma e os materiais que colocarei dentro (farei um petshop) ele vai pesar uns 1.3 toneladas (devido a caixa d’água que instalaremos).
Minha dúvida é, qual carro “puxaria” sem muita judiação todo esse peso?
Quais seriam as características necessárias pra isso?
Se puder me ajudar ficarei muito agradecida.
Abraços!
Olá Vanessa.
1300 quilos sugiro usar uma pickup diesel 2.8 ou 2.5, 4×4, igual a nossa. A vantagem da pickup é que vai lhe dar ainda uma caçamba que pode ser bem útil para transportar outras cargas.
Se precisar de dicas de modelo de pickup, me fale. Existem modelos mais antigos 2007 (baratas), que são muito melhores que as atuais (caríssimas).
Veículos mais fracos e mais leves, podem deixar a tarefa de rebocar um pouco desagradável.
boa noite, meu trailer pesa em torno de 850 kg, e estou pensando em puxar ele com uma CRV 2014 4WD, sera que da conta?
procurei o CMT no manual mas nao encontrei,
e qual seria o melhor engate?
obrigado
Olá Jr. Sim, seu CRV vai dar conta. O CMT é mesmo uma informação que poucos fabricantes disponibilizam. Acredito que seu trailer tem freio próprio (inercial ou elétrico). Com isso o peso a ser rebocado sobe bem.
Quanto ao engate, saiba que precisa ser adquirido ou instalado me empresa homologada pelo INMETRO. Aí em cima no artigo tem o link para localizar a mais próxima de vc. A tara do engate precisa estar dentro do peso a ser rebocado.
Atenção para o aperto nas longarinas, um cuidado que todo instalado precisa ter. Veja o que passei ao instalar um engate para 1000 quilos no meu TR-4 (http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/servico-de-profissional-onde.html)
Para esse peso de 850 quilos, acho que vc vai conseguir um engate de linha, sem precisar fazer um especial. Mas, sugiro instalar um com sobras de peso (1000 quilos seria o ideal.) Qq coisa estou a disposição. Abs e boas estradas.
Bom dia na verdade meu trailer não tem freio próprio,
Pode atrapalhar em algo?
O freio próprio economiza os freios do carro. Ajuda muito nas descidas de serra, principalmente. E a presença de freio, aumenta a Capacidade de Tração do veículo. Por exemplo: CMT sem freio (400 quilos) ou CMT com freio (650 quilos), para o mesmo rebocador.
Vc pode instalar um freio inercial no seu trailer se quiser.
Bom dia Carlos, primeiramente gostaria de agradecer o excelente trabalho que vcs fazem, tenho um Fox prime 1.6 manual e estou encomendando um mini trailer que pesa aproximadamente 850Kg, puxa legal?
Opa Eduardo. Obrigado.
Pesado esse seu mini trailer. Normalmente ficam na ordem do 650 quilos.
Seu Fox vai puxar sim, mas deve sofrer nas subidas de serra. Se esse peso está descrito na plaqueta do fabricante, fique atento ao CMT do seu FOX, para não ficar acima do limite permitido.
Considere colocar um freio inercial nele, para diminuir o desgaste dos freios do Fox, principalmente na descida de serra. 850 quilos empurrando é um peso considerável.
Abs e boas estradas
Carlos, excelente texto. Uma santa fé 2012 3.5 4×4 dá conta de puxar um reboque para dois cavalos? Peso de 1,5 toneladas.
Opa Luciano. Sem dúvidas. Tá sobrando em potência e robustez. Obrigado pelas palavras. Boas estradas
Boa noite amigo,
A minha dúvida é se um Fiat mobi 1.0 consegue puxar um trailer de 3x2m de SP ao RJ? Obrigado se puder ajudar!
Opa Eduardo. Vc não diz se é um trailer ou um food truck. A diferença de peso entre eles é grande. Um trailer 3×2 deve pesar uns 800 quilos. De São Paulo ao Rio vc vai descer a serra das Araras (esse trailer deve ter freio próprio, para não superaquecer os do Fiat Mobi.. Não terá serra para subir. Já vi um conjunto parecido sendo puxado por um Celta 1.0. Tudo é possível, desde que se aceite as limitações do conjunto. As PRFs estão mais atentas ao limite de tração dos veículos (CMT). Veja no seu manual qual a especificação e se o peso de seu trailer está dentro do limite do veículo, e por fim, o seu engate também precisa estar homologado para o peso a ser tracionado e ter a plaqueta de instalador também homologado no INMETRO. As coisas estão mais complicadas agora que a legislação está mais dura.
Enfim. se achar tudo muito complicado, contrate um transportador para levar. Conheço um de confiança, que vai buscar seu trailer com uma F-250.
Parabéns pela bela e instrutiva matéria. Vamos então a minha dúvida. Tenho um Renegade Diesel 4×4 (170cv) e gostaria de utilizá-lo como o condutor de um trailer da Apolo, modelo Gold 5.2, que pesa 1.800 kg, duplo rodado, com freio inercial de empresa nacional. Mesmo sendo um carro monobloco já consegui quem me garantisse instalar um engate muito bem fixado… que aguentaria o tranco. Sei da minha capacidade de dirigir defensivamente, mas imprevistos acontecem, então a insegurança aproxima. E a legislação? No manual do Renegade só fala no limites de até 400 kg para cargas rebocáveis (reboques sem freio). Mas não esclarece para reboques com freio. Orientações?
Opa Jesus. Tudo bem? Olha. O Seu Renegade pode rebocar até 400 quilos sem freio e 1500 quilos com freio (https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=12235). Seu trailer pesa 1800, como vc disse. Essa diferença pequena pode te trazer dificuldades numa eventual fiscalização. Procure para ver se na plaqueta da lança consta esse peso de forma visível. Se não houver, tá tranquilo. Seu engate precisa ser bem instalado mesmo, principalmente no balanço vertical já que os parafusos de fixação nas longarinas vão aguentar esse movimento. Veja o que passei com o TR4, antes de trocar para a Frontier.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/servico-de-profissional-onde.html
Quanto a puxar não vejo problemas. Um trailer bem alinhado, com freio próprio regulado, é tudo de bom. Boas estradas. Qq outra informação, estamos por aqui. Grande abraço.