Esta foi (março de 2007), sem dúvida, uma de nossas melhores viagens, em especial pela exuberância da natureza que vimos.
Foram 15 dias muito bem aproveitados. Nosso roteiro incluiu 2 dias em Buenos Aires, 4 dias em El Calafate, 3 dias em El Chaltén e 6 dias em Ushuaia.
Viajamos TAM, direto para Buenos Aires. Perseguindo o conceito da viagem econômica, resolvemos nos hospedar num albergue, de nome Hostel Recoleta, bem localizado. Foi o que mais transmitiu segurança nos contatos por e-mail e na página da Internet. Mas, mesmo com a reserva impressa, nosso quarto não estava separado.
Não foi um bom começo para quem chega em outro país, à noite. O atendente pouco se dispôs a resolver o problema. Depois de alguma discussão, apareceu um quarto com ar condicionado central, mal localizado, mas era o que se apresentava mais a mão, no momento.
O quarto dava para o pátio onde todos os hóspedes se encontram para conversar. O ar-condicionado só funcionava das 24 às 5 horas da manhã. Antes disso você não vai conseguir descansar. Somados calor e barulho, saímos para a noite de Buenos Aires. Achamos um restaurante próximo e ali ficamos até a hora do sono. Para não cair nessa furada, faça sua pesquisa e reserva direto no Booking.
Já havíamos agendado o tour de bicicleta pelo centro de Buenos Aires para a manhã seguinte. O ponto de encontro de quase todos os operadores deste serviço é na Plaza San Martin. O custo por pessoa é da ordem de R$95,00 (valores atualizados fev/2017). As bikes são ótimas, os guias bilíngues mais ainda. É de fato, uma forma muito agradável de conhecer a cidade.
A Casa Rosada estava em manutenção, com andaimes e tapumes escondendo parte de sua beleza arquitetônica. Em Puerto Madero visitamos o veleiro escola da marinha Argentina que estava, por sorte, ancorado por ali.
A visita ao Cemitério da Recoleta e ao mausoléu de Evita Peron nós dispensamos. Trocamos por uma Quilmes bem gelada, enquanto os demais se deliciavam com a história dos ocupantes dos túmulos. O passeio continuou pelo centro, passando por músicos de rua e performances de tango ao ar livre. Nosso passeio terminou num agradável bar e restaurante temático, ambientado com muitas motocicletas que servia um Chopp na temperatura certa para um quente dia de março.
À noite saímos a pé para jantar no Pizza Los Maestros, onde experimentamos as famosas empanadas sugeridas pelo pessoal do hostel (nossa preferida foi a cebola e queijo). As pizzas também são muito saborosas e bem originais. Última noite de barulho nesse hostel, antes de seguirmos para El Calafate.
As coordenadas de todos os lugares que visitamos (Buenos Aires, El Calafate, El Chaltén e Ushuaia) nesta viagem podem ser obtidos através deste arquivo.kmz, para abertura pelo Google Earth.
Abaixo, alguns momentos da viagem transformados em filmes. Nessa época (2007) os cartões de memória eram muito pequenos para filmagens e nossa técnica de edição ainda um tanto quanto primária. rssss