Neste passeio fomos visitar os Valle de La Luna e Valle de La Muerte.
Ambientes que não são daqui. São pedaços de nosso planeta que muito bem poderiam ser da Lua ou de Marte, como incialmente era chamado o Valle de La Muerte. Visita aconteceu em maio de 2018.
Este deserto fantástico já esteve coberto de gelo. Com os movimentos tectônicos, a cordilheira dos Andes trouxe esse pedaço de terra para a altitude dos 2300 metros, criando o deserto mais alto e seco da terra.
Clique sobre as fotos para ver em alta resolução.
Valle de La Luna – O passeio ocorre sempre na parte da tarde, por volta das 16 horas. A temperatura mais baixa e a proximidade do por do sol (ponto máximo do passeio) justificam essa escolha. A formação da foto acima é conhecida como a cabeça do dinossauro e as Três Marias.
Aqui se instalaram inúmeras minas de sal que acabaram por ser abandonadas por conta do alto custo da extração e da qualidade do produto, sem a concentração ideal de iodo.
Nosso passeio quase não ocorreu. Entramos no parque minutos antes de seu fechamento, por conta de uma tempestade magnética avançando por sobre a área. A chuva, que quase não caiu, trouxe muitos raios impedindo o uso das trilhas e a visitação dentro das minas de sal.
Ao mesmo tempo, a tempestade nos permitiu o lindo flagrante abaixo. Um raio caindo por sobre a formação conhecida como Anfiteatro.
A extração de sal abandonada deixou cenário muito próprios do ambiente de mineração.
A chuva caiu em algum lugar, mas não sobre nós. O vento logo limpou o céu, garantindo o espetáculo do por do sol para mais tarde.
O parque conta com uma boa estrutura de banheiros e estacionamento.
Valle de La Muerte – este nome confunde o turista. O lugar era conhecido como Vale de Marte, ou Mars Valley (em inglês), numa referência ao solo de Marte, a mesma alusão que se faz ao Vale da Lua. Mas, um conhecido religioso local passou a chamar o lugar de Valle de La Muerte, em razão da aridez e quase ausência de vida naquele solo desértico. E assim ficou.
Os ambientes são bem parecidos, mas as plataformas altas nos dão uma amplitude bem maior que o Vale da Lua. A dimensão dos enquadramentos é espantosa. Veja nas fotos a seguir.
Retire o céu azul e você pode mesmo dizer que estamos num solo de Marte.
Aqui estamos aguardando o momento máximo do por do sol.
A temperatura cai muito rapidamente. Hora de colocar os casacos de vento.
Este passeio foi conduzido pelos excepcionais guia Gonçalo e pelo motorista e já amigo Miguelon.
Ambos membros da operadora Araya Atacama, que recomendamos muito.
Visite nosso álbum Atacama, para ver todas as fotos em alta qualidade. Acreditamos ser o melhor material fotográfico de todas as viagens que fizemos até hoje.
Amanhã vamos conhecer o Salar de Tara, distante 140 kms de San Pedro de Atacama e considerado também outra atração imperdível. Não deixe de fora de seu roteiro.
Veja abaixo o filme da viagem.
Com certeza, é um dos lugares mais fantásticos do planeta. O Atacama é um dos locais mais incríveis, ainda quero conhecer! Abraços
Visitei em Abril e adorei todo o Atacama. Sem sombra de dúvida esse tour é a cara do destino e não pode ficar de fora.
Realmente são paisagens que parecem ser de outro planeta! Um passeio que não pode faltar em nenhuma viagem pelo Atacama. As fotos estão lindas e a viagem parece ter sido fantástica. Curti!
Quando for, nos avise que queremos muito ver suas fotos e ler suas impressões.
Quase nos encontramos por lá. Essa é mesmo uma das melhores épocas. Obg pela visita.
Obrigado pela visita e pelas palavras Cristina. Consideramos esta uma das viagens mais especiais que já fizemos.
q demais aquela foto com o raio! muito ninja!
esse foi o primeiro passeio que fiz no atacama, achei q eh meio corridinho, mas gostei da mesma forma..e o por do sol foi incrivel!
kkkk. Ninja mesmo. As chances eram grandes de conseguir. E tive boa dose de sorte. Abs e obg pela visita.
Fiquei encantada com o que vi e li no seu post, paisagens impressionantes do Atacama, um lugar que ainda não conheço mas que pretendo ir com um roteiro bem estudado para não perder o que há de melhor por lá.
Obrigado pela visita. Vc vai adorar o lugar. Boa viagem