novembro/2015 – A Pedra do Elefante pode ser identificada a partir do mirante do Soberbo, na entrada para Teresópolis. Fica do lado esquerdo, ao se olhar para o Rio de Janeiro.
Com um pouco de abstração, pode-se dizer que o elefante está olhando para a baixada e para a Bahia de Guanabara.
Pouco documentada, a trilha que leva ao mirante está em ótimas condições, muito bem marcada e sinalizada (avaliação nesta data).
O acesso é bem fácil. A entrada da trilha fica logo após a placa que delimita a Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos, uns 100 metros após o mirante do Soberbo, subindo a estrada BR-116) no sentido Rio-Bahia.
Num ritmo bem calmo, pode-se chegar ao mirante em 30 minutos, sendo os primeiros 20 de subida constante. Trilha de nível fácil e muito bem marcada.
Trechos com amplos ambientes para observação de plantas, flores e pássaros.
O mirante (um platô de pedras) é de fácil identificação, e não fica no cume, como se é de imaginar.
A vista é das mais deslumbrantes, tanto para a Serra dos Órgãos como para a cidade de Teresópolis.
Desejando fazer o cume, você deve seguir a trilha por mais uns 10 minutos, com movimentos mais exigentes, (descer e subir paredes de pedra com uso de cordas lá deixadas). O cume não oferece vista, por estar muito bem protegido pela vegetação. A partir do mirante, preste atenção para grandes buracos a sua direita e verifique o estado das cordas.
Aplicam-se todas as regras de preservação de trilha e os cuidados com os caminhantes. Sempre vá acompanhado, leve seu celular com bateria carregada, observe o tempo e traga seu lixo de volta. Neste particular, confesso que fiquei bastante impressionado com a limpeza da trilha em toda a sua extensão.
Vista aérea do local, com os pontos marcados.
No pequeno filme abaixo, você terá uma ideia mais clara da trilha e uma visão panorâmica a partir do cume.
Para obter o arquivo .KMZ (Google Earth) com as coordenadas deste passeio, clique aqui.