Arraial do Cabo guarda tesouros pouco conhecidos. Nós fomos atrás de um deles. A Praia do Pneu fica às margens da Lagoa de Araruama, num ambiente delicioso para passar o dia inteiro.
A lagoa de Araruama, é considerada a maior massa de água hipersalina em estado permanente do mundo. Sua área é de 220 km². Em constante processo de despoluição, guarda pequenos tesouros para o turista. Um deles é a Praia do Pneu. Esse nome, pouco criativo, tem também sua história.
Para chegar na Praia do Pneu basta usar seu navegador preferido (Google Maps ou Waze).
Os últimos 2 kms são em piso de terra que pode ser percorrido por qualquer veículo. Estacione seu carro próximo ao Quiosque do Cesar.
A praia avança lagoa adentro por mais de 1 km até sua ponta. Portanto, considere bem essa caminhada, já que vai precisar voltar até onde deixou o carro. Mas digo, que vale muito a pena. Veja nas imagens. Esse ponto extremo é também conhecido como ponta do Pneu ou Ponta das Coroinhas.
O nome, nada original da praia, esconde mais de 50 anos de extração de conchas e matéria orgânica dos fundos da lagoa pela Álcalis (1953 – 2006). As estacas com pneus serviam de atracadouro das barcaças que faziam a dragagem dos sedimentos para produção de cal e barrilha. No local também era retirado sal. Ainda hoje é possível ver o desenho das quadras de secagem do sal, que aos poucos vem sendo coberto pela vegetação.
Por ser uma praia de lagoa e ficar distante dos principais centros (Arraial e Cabo Frio), pode ser desfrutada com bastante tranquilidade. As águas calmas, mornas e cristalinas são convite para lazer de dia inteiro.
A lagoa ou laguna de Araruama esconde outros recantos que merecem uma visita. Destacamos a Ponta do Alcaíra ou Arubinha também em Arraial e a Ilha do Boi em São Pedro da Aldeia.
No pequeno vídeo a seguir, você verá as mais belas imagens desse pedacinho de paraíso chamado de Praia do Pneu.
Até breve e Boas Estradas