ETIAS: O novo visto europeu disponível a partir de 2021.
Atualmente, os cidadãos brasileiros podem viajar para a maioria de países europeus sem a necessidade de obter um visto. Contudo, a partir de 2021 com a entrada em vigor do
visto ETIAS, isso vai mudar.
A União Europeia criou o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (ETIAS em sua sigla em inglês) ou autorização de viagem ETIAS , para melhorar as questões de segurança e migração na zona da UE, assim como para diminuir o tempo de espera nas filas de controles de segurança dos aeroportos.
A partir de 2021, todos os brasileiros que queiram ir para a Europa terão de obter um visto ETIAS antes de viajar. O viajante poderá solicitar o ETIAS preenchendo um formulário on-line. Uma vez que o visto seja aprovado, o cidadão brasileiro receberá o visto no seu correio eletrônico.
A partir de 2021 todos aqueles que queiram viajar à Europa por turismo, negócios, por motivos médicos, ou em trânsito terão de solicitar o visto ETIAS. O custo vai ficar por volta de 7€ = R$28,00.
O que é o visto ETIAS
O ETIAS é um visto eletrônico que será obrigatório para todos os brasileiros que queiram viajar para a Europa a partir de 2021 . O viajante terá que se cadastrar no sistema ETIAS para solicitar a autorização de viagem.
Esta nova medida foi anunciada pela comissão Europeia em 2016, e tem como finalidade a melhoria da segurança nas fronteiras internas dos países do acordo Schengen. Desta forma poderão também identificar facilmente possíveis ameaças terroristas associadas a viajantes para e da Europa.
- O novo visto europeu permitirá estadias de até 90 dias.
- O titular do visto ETIAS poderá visitar qualquer um dos 26 países que constituem o
espaço Schengen. - Será válido durante 3 anos ou até que o passaporte do viajante caduque (se a data do
documento de viagem for menor que 3 anos de validade). - O ETIAS é um visto de múltiplas entradas, permitindo ao titular visitar a Europa quantas vezes quiser dentro do período de validade de 3 anos sem tirar um novo visto.
Como funcionará o ETIAS para os brasileiros?
O ETIAS , à semelhança do visto americano ESTA , é eletrônico, o que irá poupar tempo ao viajante já que este não vai precisar ir a uma embaixada ou consulado para o obter, basta preencher o formulário on-line com seus dados pessoais. Também terá que responder a um pequeno questionário sobre questões de segurança e saúde.
Será necessário obter um ETIAS para fazer turismo e viagens de negócios dentro da zona Schengen, destacado na foto abaixo.
Todos os que queiram viajar desde o Brasil até à Europa precisarão mostrar um ETIAS aprovado na fronteira assim como um passaporte brasileiro válido e outros documentos de viagem, como seguro de viagem e itinerários, etc..
O que os brasileiros vão precisar para visitar a Europa?
Para se cadastrar no sistema ETIAS, os cidadãos brasileiros terão que fornecer as seguintes informações:
- Informações pessoais: Nome completo, data e local de nascimento, direção, número de telefone, e-mail.
- Primeiro país da UE que pretende visitar (ou país de entrada)
- Perguntas sobre antecedentes criminais e sua condição médica
- Dados do passaporte: Número de passaporte, data de validez, local de emissão.
- Informações sobre viagem, saúde, segurança e migração anterior.
Também terá que responder a perguntas básicas sobre riscos de saúde, viagens e segurança que serão verificadas tanto pelas autoridades de cada país do Espaço Schengen assim como pela Europol, a fim de determinar a legibilidade de cada cidadão.
Além de fornecer essas informações, os viajantes brasileiros deverão pagar a taxa ETIAS . Para se cadastrar no sistema ETIAS , precisará um passaporte válido pelo menos por 6 meses, um e-mail válido para receber o visto e um cartão de débito ou de crédito para pagar as taxas do novo visto europeu.
Estes são os novos requisitos de entrada para os cidadãos brasileiros que visitem a Europa a partir de 2021.
2021 – Ano do ETIAS – prepare-se
Adorei as informações! Tinha ouvido falar desse visto mas ainda não havia lido sobre. Achei que seria caro e complicado para tirar (tipo o americano), mas parece bem simples, né?
Ainda bem. Só faltava ficar complicado tb viajar para a Europa. Obg pela visita.
sera um tipo de visto com mais detalhes pessoais passa ser um documento digital e o mundo se digitalizando https://intinerarioeuropeu.com/