As borrachas da barra de torção de nosso querido Karmann Ghia 380 fabricado em 1981 estão com mais de 40 anos. Estava mais que na hora de substituir por novas. Mas como?????
A fábrica da Karmann Ghia (fundada em 1960) teve sua falência decretada em 2016, mas as atividades de produção já se encontravam paradas desde 2009. Nosso trailer, um Karmann Caravan 380 saiu da linha de montagem em 1981. Estamos em 2022, portanto, é um equipamento com mais de 40 anos de existência.
Desde que está em nossas mãos, foi modernizado e atualizado várias vezes mas, a dificuldade em encontrar peças, ferramental e mão-de-obra especializada para fazer a manutenção de seu eixo estava nos levando a decidir pela troca completa da suspensão por marcas mais atuais (Al-KO ou KNOTT), abandonando a excelência do original alemão.
Eis que, graças às interações dos grupos de apaixonados pela marca, um caravanista resolveu dar solução à grande demanda dos usuários Karmann Caravan. São centenas de trailers espalhados pelo Brasil, que necessitam de substituir as borrachas da barra de torção, preservando os eixos originais alemães.
O amigo caravanista Marco Gossler conseguiu que o fornecedor original da Karmann Ghia voltasse a produzir as borrachas em quantidade comercial. O Marco desenvolveu a ferramenta para a extração das borrachas antigas e assim, iniciou uma viagem sem destino com sua oficina móvel, fazendo o milagre acontecer.
Esteve aqui em Cabo Frio e deu nova vida ao nosso querido KC380, que volta para as estradas rodando macio, sem perder sua originalidade.
Assista ao vídeo a seguir. Nele contamos todas as etapas dessa manobra espetacular que devolveu a confiança de rodar pelas estradas com nossas relíquias, ou melhor, nossas casas sobre rodas.
Quer levar essa atualização ao seu Karmann Caravan também? Entre em contato com o amigo Marco Gossler, através de seu whatsapp +55 51 99631-1231. Aproveite que ele está rodando o país e tente se encaixar na rota. Não deixe de aproveitar para trocar rolamentos, buchas, revisar freios e cabos. Essa é a hora. Você não pode perder esse bonde.
40 anos depois, chegou a hora.