abril/2015 – Nossa base em Capitólio-MG, foi o Camping e Pousada do Rio Turvo. Fica às margens do lago de Furnas (mar de minas), de onde partem os passeios de lancha que levam às principais quedas d´água e cânions.
Em 2013, a água do lago de Furnas subia até as piscinas do camping. Neste mesmo ano, o recuo foi impressionante e até hoje, é esperada a recuperação do nível. De acordo com os moradores, serão necessários mais 6 anos de chuvas regulares para que ocorra o enchimento esperado. Fixamos nosso acampamento e liberamos o carro, para rodar pela região.
Hoje, o embarque nas lanchas, está ocorrendo na ponte ao lado do restaurante Rio Turvo, distante uns 3kms do camping, também reflexo do esvaziamento. O passeio pelo lago, nas lanchas rápidas, custa, R$60,00 por pessoa (salgado, mas você não pode deixar de fazer). A lancha tem capacidade para 12 pessoas e a locação exclusiva sai por R$600,00. Dura em torno de 4 horas. A sequência dos atrativos é: Vale dos Tucanos (um pouco prejudicado pelo nível do lago), Cascata e Cachoeiras do Canyon e Lagoa Azul.
A beleza se concentra na cor, transparência das águas e nos paredões de pedra calcária, parecendo verdadeiros empilhamentos intencionais. (O casal amigo Eduardo e Priscila Cybis estiveram agora (em setembro/2015), no lago e confirmaram a recuperação de 3 a 4 metros do nível de água. Ótimas notícias para nós turistas e para a natureza).
Como nosso acordo com o tempo é dos melhores, o sol veio nos garantir um lindo dia.
Considere o fato de que o nível está 18 metros mais baixo. A lancha chegava embaixo da queda. Contudo, não havia esta praia. Belezas vão, dando lugar a outras.
Nossa lancha formou um grupo muito agradável, que continuou o dia, almoçando a deliciosa Traíra desossada no famoso Restaurante do Turvo. A Traíra é feita a milanesa, recheada com azeitonas, palmito e muçarela. Coberta com requeijão e batata palha. Acompanha arroz verde e batata frita. Bom apetite a todos.
Um pouco mais deste dia agradável no pequeno filme a seguir.
Mais informações sobre o Lago de Furnas: O lago de Furnas, quatro vezes a Baía de Guanabara, abrange nos municípios que o circunda um potencial natural exuberante, formando lagos, cachoeiras, balneários e piscinas naturais que convidam para agradáveis passeios de barco, pesca esportiva ou para a prática do ecoturismo.
Os municípios banhados pelo lago, no sul de Minas Gerais, tem cerca de 500 piscicultores e uma produção anual de 5 mil toneladas de tilápia. O reservatório tem 1440km², 3500km de perímetro e banha 34 municípios.
Quer viajar com seu Pet na região de Capitólio? Veja as dicas do Blog Caomigo, que passou vários dias passeando pela região com seus 3 simpáticos cachorros – Roteiro Pet Friendly em Capitólio
É isso aí, umas belezas somem para dar lugar a outras.
Muito legal o post
Adoro ter contato com a natureza. Este lugar parece perfeito para isso! Fiquei com muita vontade de conhecer. Parabéns pelo post e pelas lindas fotos!
Obg pela visita
Obg Alessandra
Que delícia de lugar! Como eu ainda não fui conhecer??? Imperdoável, viu!
Adorei o post e já acrescentou um novo destino na minha wishlist!
Já vi várias fotos desse lugar e tô louco pro dia que vou chegar lá. Parece lindo demais !!! O Brasil é sempre muito especial adorei o post
Mais um lugar maravilhoso que quero conhecer no Brasil!!! Não sabia de que o nível estava abaixo e que talvez só se recupere em 6 anos!! Tenho que correr hauehs
Que paisagens tão lindas, o Brasil é um país extremamente bonito e só sentimos falta quando estamos longe, as cachoeiras são exuberantes! Abraços
Que lembranca boa eu tive!!!! Já fiz esse passeio, e faz tanto tempo que nao me acordava!É um lugar impressionante, de cair o queixo e o relato/foto de vcs, comprova o que meus olhos ja viram! Um super beijo. Mel, http://www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com
Nossa amei seu documentário, estou anciosa para conhecer Capitolio!!
pretendo levar um grupo em janeiro saindo de Ouro Branco MG mais dicas podem mandar no e-mail:[email protected] Léia