abril/2015 – Nossa base em Capitólio-MG, foi o Camping e Pousada do Rio Turvo. Fica às margens do lago de Furnas (mar de minas), de onde partem os passeios de lancha que levam às principais quedas d´água e cânions.
Em 2013, a água do lago de Furnas subia até as piscinas do camping. Neste mesmo ano, o recuo foi impressionante e até hoje, é esperada a recuperação do nível. De acordo com os moradores, serão necessários mais 6 anos de chuvas regulares para que ocorra o enchimento esperado. Fixamos nosso acampamento e liberamos o carro, para rodar pela região.
Hoje, o embarque nas lanchas, está ocorrendo na ponte ao lado do restaurante Rio Turvo, distante uns 3kms do camping, também reflexo do esvaziamento. O passeio pelo lago, nas lanchas rápidas, custa, R$60,00 por pessoa (salgado, mas você não pode deixar de fazer). A lancha tem capacidade para 12 pessoas e a locação exclusiva sai por R$600,00. Dura em torno de 4 horas. A sequência dos atrativos é: Vale dos Tucanos (um pouco prejudicado pelo nível do lago), Cascata e Cachoeiras do Canyon e Lagoa Azul.
A beleza se concentra na cor, transparência das águas e nos paredões de pedra calcária, parecendo verdadeiros empilhamentos intencionais. (O casal amigo Eduardo e Priscila Cybis estiveram agora (em setembro/2015), no lago e confirmaram a recuperação de 3 a 4 metros do nível de água. Ótimas notícias para nós turistas e para a natureza).
Como nosso acordo com o tempo é dos melhores, o sol veio nos garantir um lindo dia.
Considere o fato de que o nível está 18 metros mais baixo. A lancha chegava embaixo da queda. Contudo, não havia esta praia. Belezas vão, dando lugar a outras.
Nossa lancha formou um grupo muito agradável, que continuou o dia, almoçando a deliciosa Traíra desossada no famoso Restaurante do Turvo. A Traíra é feita a milanesa, recheada com azeitonas, palmito e muçarela. Coberta com requeijão e batata palha. Acompanha arroz verde e batata frita. Bom apetite a todos.
Um pouco mais deste dia agradável no pequeno filme a seguir.
Mais informações sobre o Lago de Furnas: O lago de Furnas, quatro vezes a Baía de Guanabara, abrange nos municípios que o circunda um potencial natural exuberante, formando lagos, cachoeiras, balneários e piscinas naturais que convidam para agradáveis passeios de barco, pesca esportiva ou para a prática do ecoturismo.
Os municípios banhados pelo lago, no sul de Minas Gerais, tem cerca de 500 piscicultores e uma produção anual de 5 mil toneladas de tilápia. O reservatório tem 1440km², 3500km de perímetro e banha 34 municípios.
Quer viajar com seu Pet na região de Capitólio? Veja as dicas do Blog Caomigo, que passou vários dias passeando pela região com seus 3 simpáticos cachorros – Roteiro Pet Friendly em Capitólio
Maravilha de lugar! Um dia vamos seguir pra Serra da Canastra e esperamos também fazer acordo com o tempo.
Abraços fraternos,
Marcelle e Sylvio
Obrigado pela visita. Agora é a hora. Aproveite este outono e inverno, com poucas chuvas e vá conhecer este lindo lago e todos outros atrativos da região. Vou começar a postar em seguida. Grande abraço.
Que delícia de passeio! 🙂 Quero muito conhecer Capitólio e adoro ver dicas de lá! Só dá mais vontade 🙂
Nossa, que demais! A Natureza é incrível né? As fotos estão lindas e super inspiradoras!!
Esse passeio deve ter sido maravilhoso! Tenho muita vontade de conhecer Capitólio, quem sabe um dia! Belas fotos. Parabéns!!!
Confesso que já tinha ouvido falar na Serra da Canastra, mas nunca tinha lido nada sobre! Fiquei surpreso com tamanha beleza! Fantástico mesmo! Parabéns por mais este belo post. 🙂
obg Nanne
obg pela visita Camila
Obg pela visita Itamar. Tem muito mais na região. depois veja os demais posts em http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2015/03/visitando-as-gerais-tiradentes.html
Obg pela visita Ana