Que peso meu carro pode rebocar?
Essa é uma pergunta recorrente. Todos que pensam em adquirir um trailer ou mesmo uma carretinha, se perguntam se seu carro pode puxar esse peso e se está dentro da lei. Nos Manuais de Usuário de cada veículo deveria constar, obrigatoriamente, o valor em quilos que tem capacidade para rebocar. Mas isso não ocorre.
Se não aparece no manual, deveria aparecer na coluna da porta, cravado na plaqueta que fica ali fixada. Pode também não aparecer por lá. Mas enfim, onde eu encontro essa informação? A resposta é: Com o fabricante!!
Rebocar implica expor o chassi, os eixos, suspensão, embreagem, caixa de marchas e motor a um esforço que precisa ter sido considerado na fase de projeto. Até mesmo a garantia ou o seguro de seu carro pode não ser pago caso você esteja realizando uma tarefa não prevista tecnicamente ao se envolver num sinistro.
Mas como eu fico sabendo o peso que posso rebocar?
Antes vamos entender a sopa de letrinhas.
No CRLV de seu veículo deve constar o valor do PBT (Peso Bruto Total), que é a soma do peso do carro mais o peso que pode ser carregado em sua caçamba ou interior. Vamos tomar como exemplo a nossa Nissan Frontier 2.8 4×4 CD.
Percebeu que o PBT não aparece, mas ao menos é informada a capacidade de carga total que você pode carregar, seja na forma de passageiros ou material depositado na caçamba. Sabendo que o peso de sua Frontier é de 1900 quilos, o PBT dela é então de 2.900 quilos.
Mas quanto minha Frontier pode rebocar, puxar?
Vamos então consultar outro documento, que apareceu recentemente, com o lançamento do aplicativo Carteira Digital pelo SERPRO. Nele, ao se cadastrar, você passa a ter acesso a sua CNH na versão digital, e ao cadastrar os veículos de sua propriedade, você também tem acesso ao CRLV digital. É nele que aparece, além do PBT, o famoso CMT. Veja na imagem abaixo o CRLV digital de nossa Frontier.
Apareceu finalmente o famoso CMT que quase ninguém acha. Mas esse valor de 4.400 quilos precisa ser subtraído dos 2.900 quilos de PBT. O resultado é de 1.500 quilos. Esse, então, é o peso que você pode rebocar com seu veículo. Aí você pergunta.
Se eu ainda tenho 1.000 quilos de capacidade de carga, e deles só estou usando 500 quilos (eu, minha esposa e minhas malas), não posso adicionar ao peso de reboque?
Não. São valores independentes. Muito embora sua pergunta faça muito sentido, o peso a ser rebocado atende a parâmetros técnicos ligados a chassi, embreagem, suspensão e etc… que impedem que você realize essa transferência de peso entre as tarefas de levar carga sobre o chassi traseiro e puxar uma carga.
E o mais importante, o policial vai respeitar os valores na interpretação “fria da lei”. Você até pode argumentar, mas o resultado final pode ser a apreensão do trailer, até que você chame um amigo que tenha um rebocador dentro dos limites previstos. Isso sem falar que constitui uma infração grave além de multa.
Portanto, olhe também no CRLV de seu trailer, se o PBT dele é compatível com aquele que você pensa em rebocar. Mas aí vem a surpresa, pelo menos para aqueles que ainda rodam com trailers antigos. Essa informação não está disponível tanto no CRLV digital quanto no tradicional de papel. Veja abaixo:
Vamos analisar as informações?
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Capacidade de 350 quilos de carga somente, mas isso é algo muito difícil de ser checado, já que não se sabe o PBT no caso acima.
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Lotação 2 pessoas. Um KC 380 foi desenhado para 4 pessoas
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PBT não é informado, mas é de conhecimento geral que um KC380 pesa em torno de 1000 quilos, com caixa d´água vazia
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CMT é nenhum, já que não vai puxar nada
Se o PBT não está declarado no CRLV do trailer, como o policial vai poder calcular se o conjunto está dentro dos limites previstos?
Não vai. Contudo, verifique na plaqueta fixada na lança se lá não está declarado o PBT. Já vi alguns dos antigos trazendo essa informação. No CRLV dos mais novos essa informação está presente.
Portanto, meu conjunto Frontier (2900 quilos) + KC380 (1000 quilos) está dentro dos limites operacionais (4.400 quilos) permitidos pelo fabricante do veículo rebocador, o que indica que não devo ter problemas. Pelo menos não tive até hoje.
E o seu conjunto? Já fez essas contas?
Vai rebocar? Aproveite e veja algumas técnicas interessantes.
O pessoal do canal Opinião Sincera fez um trabalho excepcional de pesquisa nos manuais de todas as marcas e montou uma lista com as capacidades de tração de cada modelo. A pesquisa é datada de 2022. A seguir as telas capturadas do vídeo completo (Lista com TODOS os carros do mercado que podem e que não podem puxar reboque ou carretinha) que sugerimos muito a vocês assistirem.
Amigo meu caso o carro está enquadrado no peso do trailer porém soca muito o carro o que pode ser?
Opa Rodrigo. Vc não falou qual o modelo do trailer, mas se for dos antigos, pode muito bem ser o amortecedor do freio inercial que já não tem mais efeito. Ou mesmo as borrachas da barra de torção que estão muito duras. QUal é o seu trailer? Outra coisa, é o alinhamento horizontal do conjunto.
Boa tarde
Rapaz eu tenho uma Nissan frontier 2015
Minha CNH e B, eu posso puxar um reboque de 2 eixos ???
Opa Henrique.
Sim. Da mesma forma que podemos rebocar um trailer de 2 eixos. O limite da CNH B está nos 6000 quilos de PBT do reboque. Lembrar que deve ser respeitada a CMT da sua Frontier.
https://www.nasestradasdoplaneta.com.br/cnh-b-pode-rebocar-ate-6000-quilos.html
Boa noite… Segundo a lei de trânsito nos temos três tipo de marcação de carga o PBT (peso bruto total) indicando o peso do veículo incluindo a máxima carga de pessoa e porta-mala incluso no i guincho ou seja k total do peso bruto que podem ser carregado sobre os dois echos do veículo… Depois temos o CMT (carrega máxima de tração) que como as palavra dizes e a carga máxima em peso que pode ser tracionada.. É enfim temos o PBTC (peso bruto total COMBINADO) como as palavras dizem e PBTC e o peso bruto total PBT + CMT = PBTC na sua explicação o senhor deu ao PBT o mesmo significado do PBTC e claramente isso não faz sentido…
Olá Alessandro.
No meu entender o CMT é uma medida desconectada do PBT ou do PBTC. PBT é o peso bruto total do veículo. PBTC é o peso bruto total do trator mais o reboque. CMT é a capacidade máxima de tração daquele trator, que deve ser descontada do PBT para que vc saiba quanto peso, de fato, seu veículo pode tracionar na forma de reboque e de acordo com o manual. Em nenhum momento eu disse que PBTC é PBT + CMT (isso não faz sentido). Se puder ser mais específico me ajudaria. Abs
Uma tracker 2008 pode tracionar uma carretinha que pesa 400kg + carga em cima da carretinha que pesa 1.000kg?
Opa Renan.
Força ela tem. Eu rebocava meu trailer com uma TR-4 com a mesma potência. Atenção à fixação do engate nas longarinas. Veja esse artigo que vai entender o que pode acontecer se for mal instalado.
https://www.nasestradasdoplaneta.com.br/servico-de-profissional-onde.html
Quanto aos aspectos legais, não tenho o CRLV Digital de sua Tracker, nem acesso ao manual. Olhe no seu E-CRLV e faça a conta. CMT – PBT = peso máximo de reboque. Eu explico aí em cima, no artigo.
Abs e boas estradas
Tenho uma HR Bau cmt e 4..4 e o Bruto e 3.6
Se eu tiver carga no bau não posso levar carga no reboque ? Mesmo a soma das duas cargas
não ultrapassa o valor do pbt. Nao entendi muito bem acima
Pode sim. A carga do baú está relacionada ao PBT. Ao subtrair o PBT do CMT, vc já incluiu a carga do baú. Ou seja. Além da carga em seu baú, vc ainda pode rebocar 800 quilos, incluindo o peso da carretinha.
Colocam tanta dificuldade que estou pensando em desistir do trailer e partir para um motohomer.
Segundo os “especialistas ” se não consta a capacidade no manual, é que é proibido. Quer dizer que um opala não pode puxar um trailer e mesmo tendo condições pode ser multado. Já vi fusca, triciclo com motor de Brasília, chevete e muito mais. Afinal pode ou não pode. Quer dizer: posso comprar um trailer usado de 50 mil mas o carro tem de ser + de 100 mil..
Opa Renato.
No caso do Opala, Brasília, Fusca, Caravan e etc,… todos podem rebocar, mesmo que não esteja definido o peso previsto (aliás, excelentes rebocadores por conta da tração traseira). Como são anteriores a 2006 (mesmo ano que é limite para as novas regras de engate, a PRF ou qq outro órgão fiscalizador, não tem material técnico (manual ou legislação) para determinar NADA.
Agora, se aparece no manual ou no E-CRLV, como demonstro acima, vc precisa seguir as regras.
Veja meu caso. Reboco com uma Frontier 2006, um KC380 de 1200 quilos reais (a Karmann Ghia afirmava 800 quilos). No E-CRLV aparece o CMT e o PBT. Preciso fazer as contas e ver se estou dentro do meu limite. Qual é o seu conjunto? Não desista do trailer. É muito mais confortável que um MH.
Olá, no meu caso, a oroch no manual fala 710, mas se calculado o CMT – PTB que vem descrito no documento, posso carregar 1000.
Opa
Pois é. Se o Manual especifica 710, fica valendo o manual. Qdo o manual é omisso, vale o CMT-PBT. O manual fala se esses 710 são sem freio ou com freio?
Quantos kg um Jetta 2.0 aspirado 2013/2014 pode rebocar? Um Trailer com freio.
Opa Felipe,
Explico no artigo acima como calcular. Veja no documento do carro E-CRLV. Pegue o CMT e dimuna o PBT. Esse valor é o que vc pode rebocar com freio. Ou olhe no Manual do carro, caso ainda tenha e caso esteja mencionado. De qq forma o que vale é essa conta.
Boas estradas
Boa tarde.
Conteúdo muito bom, mas fiquei com uma dúvida.
No CRLV da Hilux cabine dupla 3.0 turbo diesel ano 2002 consta as seguintes informações:
Capacidade 1.0;
PBT 1.8;
CMT 0.8.
Acredito que ele esteja informando a CMT sem precisar fazer a subtração ensinada no texto, até pq daria um valor negativo.
Achei um valor muito baixo para o porte do veículo.
Nesse caso o trailer nao pode pesar mais de 800kg?
Grato.
Opa Fernando. PBT e Carga Útil estão certos. Já esse CMT foi informado de forma equivocada. Isso acontece no DETRAN mesmo. Esse modelo 2002, se não me engano, é importado. Talvez tenham trazido o CMT como de fato ele deve ser. Capacidade Máxima de Tração, sem entrar nos cálculos que cito no artigo. Mas mesmo assim é muito pouco para uma camionete. Acontecia muito, pq as montadoras não querem pagar mais por uma característica que, na época, não era demandada pelo consumidor. Assim fica mais barato a obtenção do CAT. O mesmo modelo no exterior pode tracionar 1500 quilos.
Sim. olhando friamente os números, o trailer não poderia ultrapassar 800 quilos. Totalmente fora de sentido. Um Apolo 3000 pesa isso. Um KC 330 também. Já um KC 380 saía de fábrica com 900 quilos informado. O meu já pesa 1200 quilos depois de todas as modificações.
Acredito que vc possa instalar um engate para 1000 quilos e puxar até um KC-380 com freio. Como não aparece na plaqueta e no documento o peso dele, a PRF vai ter dificuldades de comprovar e como sua camionete é anterior a 2006, nem o engate vão poder fiscalizar.
Qq outra dúvida, será um prazer conversar. Abs e boas estradas
Possuo um SUV GM Equinox 2.0 automática modelo 2018 que é AWD, ou seja possui tração nas 4 rodas, tem motor com 262 cv e torque dec37 kgfm. No Manual do veículo não consta o poder de tracionar. Ela tem 1.693 kg de peso. É importada. Fabricada no México. Até quantos kg pode puxar um trailer p.ex.
Opa Everton.
E o que mostra no documento? Olhe no E-CRLV, para podermos fazer as contas, conforme mostro no artigo.