O influenciador e podcaster Léo Paiva foi roubado em Cannes, logo após a estreia do filme brasileiro “O Agente Secreto”. O prejuízo foi estimado em mais de R$ 100 mil reais. 3 câmeras, mesa de edição e corte, 1 notebook e um macbook, vários HDs, microfones, cases e mochila.
Léo Paiva(42), criador do canal e do Pod Cast “Os Nordestino pelo Mundo” é filho do editor que vos escreve. Meu filho se denomina um “CEAROCA“. Um carioca com alma de cearense. Mudou-se para Fortaleza a mais de 18 anos e lá encontrou seu amor e companheira (Deborah Lima). Convivendo todos esses anos com a cultura nordestina, aprendeu a amar a região e seu povo. Dessa paixão veio a inspiração para criar o pod cast “Os Nordestinos pelo Mundo“, que apresenta ao mundo, de qualquer lugar do mundo, nordestinos que fazem a diferença.
Com mais de 400 entrevistas, o canal já recebeu personalidades como Lázaro Ramos, Bráulio Bessa, Lenine, Marcos Veras, Lucy Alves, Vladimir Brichta, Rômulo Estrela e Kleber Mendonça Filho, ninguém menos que o diretor do filme “O Agente Secreto”, que estreou esse ano em Cannes.
Como o próprio Léo diz e pratica, o canal trás personalidades nordestinas de todas as áreas, mas também é espaço para aqueles que estão começando, desabrochando na sua arte, seja ator ou atriz, comediante, influenciador, cantor, compositor, poeta, escritor, chef,….
A força da comunidade “Os Nordestinos pelo Mundo” transbordou em solidariedade, quando foi anunciada a vaquinha para repor os equipamentos roubados. Em menos de 24 horas já havia atingido mais de 70% do valor. Esse é o resultado de uma comunidade que cresceu organicamente. Essa resposta foi um “abraço quente numa noite fria“. Léo sentiu-se querido e protegido, um alento que permitiu que levasse adiante seu trabalho em Cannes, mesmo com as limitações técnicas que o roubo deixou.
Curiosidades que se tiram do ocorrido e que mostram que o velho continente também tem o que melhorar.
- o roubo ocorreu dentro do estacionamento privativo do evento em Cannes;
- era um domingo, de forma que não há possibilidades de realizar um boletim de ocorrência, já que a polícia administrativa está de folga (entende-se porque o ladrão optou pelo domingo);
- as câmeras do estacionamento também não poderiam ser acessadas, já que a mesma folga atingia suas operações;
- após, finalmente, realizar a burocracia policial, foi informado que as chances de solução eram nulas e que, se houver alguma novidade, vai ser informado por e-mail;
Para aqueles que se perguntam por que tanto equipamento dentro do carro, vai aí a resposta: um produtor em trânsito, que precisa enviar em tempo quase real, material em vídeo e áudio de qualidade, precisa sim ter equipamentos à mão. Considerando ainda, que era o mínimo necessário para um trabalho profissional.
“Nós tivemos todos os nossos equipamentos roubados. Tudo o que a gente construiu a vida inteira. Tudo foi roubado aqui em Cannes. Dentro do estacionamento, onde teoricamente deveria ser um lugar seguro. Quebraram o vidro do carro – mais um prejuízo, porque teremos que pagar isso também. Levaram minhas três câmeras, meu Macbook, meus HDS, a mesa de podcast, os microfones, os cases, mochila. Passaram a limpa. Levaram absolutamente tudo”, disse em um vídeo público nas redes sociais.
“Estava saindo da première de ‘O Agente Secreto’ e indo fazer a entrevista do Wagner [Moura], que não aconteceu porque não consegui. Quando comecei a entrevista, comecei a chorar (…) Wagner é um cara muito massa, me acalmou. Eu tô muito triste, muito chateado com isso”, continuou.
A comunidade nordestina mostrou todo seu poder de ação, acolhendo um de seus mais ativos defensores. Mostrou que ninguém está sozinho quando se vive dentro de uma cultura forte, amiga, solidária e presente. Receba Léo, esse presente, de todos que lhe acompanham e dividem sua paixão pelo nordeste. Para quem ainda não teve a oportunidade de participar da vaquinha, o link está aí embaixo.