O temido “efeito pêndulo”, responsável por muitos acidentes, alguns fatais, existe, deve ser sempre considerado e levado muito, muito a sério. São inúmeros os fatores que contribuem para aumentar as chances de enfrentar essa emergência. O conjunto carro-trailer perfeitamente combinado não existe, no meu ponto de vista. Os quesitos a considerar são muitos e alguns de difícil determinação.
Muito li sobre o assunto e ouvi muitas conversas, incluindo algumas experiências reais. Minha conclusão pessoal é:
A viagem começa no instante em que você coloca o carro na estrada e deve ser apreciada desde já. A pressa (velocidade) para chegar é um dos principais fatores apontados nas pesquisas e discussões. Como não gosto de chegar aos meus destinos a noite, programo paradas com pernoite, de forma a manter o controle de tempo e rodar sempre de dia.
Controlo a velocidade em 80 kms. Pode parecer muito lento em alguns trechos de estrada, principalmente quando se avista uma subida a frente. A vontade de lançar o conjunto (velocidade lançante) para obter um ganho na subida é um grande erro. Da mesma forma, deixar o conjunto ganhar velocidade nas descidas é outro erro importante. Em serras, desça engrenado para evitar que o trailer passe a empurrar o carro.
Volto a dizer. Inicie sua viagem como se já estivesse desfrutando dela. Vá devagar e com controle total de seu conjunto. Se alguém vai chegar antes de você, peça para guardar seu lugar. Não se apresse por nada. Aprenda a dirigir para os outros, auxiliando os veículos mais rápidos a ultrapassá-lo com segurança.
Dentre todos os artigos que pesquisei, escolhi este, disponível no portal do Macamp como um dos melhores sobre o tema.
Um vídeo muito interessante, que mostra em laboratório o efeito de pêndulo, vale ser visto. Além do deslocamento de ventos laterais, a distribuição de peso no trailer ou na carreta também pode fazer você perder o controle do seu conjunto.
Que vídeos incríveis e aterrorizantes ao mesmo tempo. Nunca tinha ouvido falar deste efeito e como os acidentes podem ser feios.
O seu post é um grande alerta aos motoristas que possuem tais veículos, começou alertando para o problema e no final sugeriu a solução.
Bacana demais, parabéns pela escolha do tema.
Obg Gisele. Quem pega um trailer para viajar pensa somente em bons momentos. Precisamos cuidar para que sejam sempre assim. Bons Momentos. Obg pela visita
Tenho um uno 1.0 way e vou puxar um Mini trailer de um eixo para duas pessoas , da empresa NS MINI TRAILER. O QUE VC ACHA?
Opa. Olhando o manual de seu UNO, ele pode tracionar (CMT) um reboque sem freio de até 400 quilos. Com freio, muito embora o valor não apareça para mim na ficha técnica que pesquisei, deve chegar aos 500 quilos.
Seu mini trailer pesa em torno de 400 quilos sem carga. Portanto, vc está dentro da legalidade e da capacidade técnica de seu conjunto.
Boas estradas. Qdo montar seu conjunto, mande uma foto para publicar aqui no artigo.
Abs
Bom dia.comprei um trailer de um eixo e o jayco 154 de 1.200 quilos gostaria de saber se a Toro Volcano 2.4.flex 2019 puxa ele vem ploblema
Olá. Vc está bem equipado para rebocar. Sua Toro pesa 1700 quilos. Um rebocador mais pesado que o rebocado é uma boa relação de segurança. Seu Jayco 154 vem equipado com freios elétricos.
Na ficha técnica da Toro, diz que ela pode rebocar sem freio até 400 quilos. Como seu Jayco tem freio próprio, você está fora desse limite.
Não sei se no manual da Toro especifica o peso de reboque com freio. Deveria.
Contudo, você tem potência e peso a seu favor. Pode rebocar com tranquilidade, mantendo a velocidade de segurança de 80 kms/h, longe de possibilidades de pêndulo.
Boas estradas. Depois mande uma foto de seu conjunto para publicar por aqui. [email protected]
Boas estradas.
Oi. Comprei um doblo adventure 2004 motor 1.8.
Quero rebocar um trailerzinho que de acordo com documentos pesa 400kg.
Estou com medo.
Será que o carro aguenta?
Antes rebocava com santana 1999.
Motor de potência semelhante porem 300kg mais leve que o doblo.
O que vc acha?
Olá Sueli.
Seu conjunto está muito bem dimensionado. Seu Doblô pesa em torno de 1500 quilos. Pesa 3 vezes mais que seu mini trailer. A potência tb está adequada. O CMT (Capacidade Máxima de Tração) do seu Doblô é dessa ordem também.
Pode conduzir tranquila. Atente para ficar no limite dos 80kms/h quando rebocando, para sempre ter potência de sobra.
Boas estradas. Mande uma foto do seu conjunto para o email ([email protected]).
Abs
Oi, tenho uma parati 87 1.6, que pesa em torno de 980kg, irei comprar um trailer food truck com dois eixos, mas não sei qual o peso, mas as medidas são de 3x2mt. Sendo de dois eixos se torna mais perigoso? Que conselhos você poderia me dar?
Olá. O peso desse seu Food Truck, equipado com geladeira, chapa, estoque de mercadoria e móveis, deve chegar aos 800 quilos. Não sei o valor do CMT (capacidade máxima de tração) da Paraty, nem acho que isso esteja no manual dela, mas para 800 quilos, seu Food Truck deveria vir com freio independente, para não sobrecarregar os da Paraty e garantir uma frenagem rápida em situações de emergência.
O reboque de 2 eixos alivia o peso sobre a bola do engate, o que é bom. Diferente do de 1 eixo somente, que sempre tende a pesar sobre o engate, aumentando o balanço vertical.
Mantenha a velocidade máxima de 80 kms/h e se for pegar estrada, evite ganhar velocidade nas descidas, para compensar as subidas. Sempre tenha em mente que sua Paraty, mesmo sendo 1.6, pode não ter potência suficiente para desfazer um pêndulo, já que diante de um evento assim, nunca se deve frear e sim ganhar velocidade.
Basta rodar com tranquilidade e manter distância de segurança para quem está a sua frente. A função de rebocar não é um bicho de 7 cabeças, mas requer atenção dobrada. No mais, sucesso no seu negócio e boas estradas.
P.S.: instale um engate homologado para o peso que vai puxar.