Faz algum tempo, falamos sobre uma bem humorada doença, chamada de “Mania de Viajar”, onde “mania”, na definição médica, é uma “desordem mental caracterizada por preocupação excessiva com algum fato, objeto, etc…”
Dia destes, como sou um seguidor assíduo do pessoal do 360Meridianos, acabei encontrando um texto muito bom sobre o “Medo de Viajar”, que se contrapõe à nossa mania.
Temos amigos que sempre estão nos enviando mensagens de apoio durante as nossas viagens, chegando a comentar que o “medo das estradas”, o “medo com a segurança”, o “medo com os defeitos do carro”, o “medo da língua estrangeira” ou mesmo o “medo do amanhã”, não os deixam partir.
Todas essas questões e não “medos”, fazem parte de nosso planejamento. Quantos mais quesitos for possível monitorar, mais atenção vamos dedicar ao prazer de viajar, de conhecer novas culturas, pessoas, lugares. Preparar-se para enfrentar as dificuldades é estar agindo com cautela e inteligência. Sim, somos um casal aventureiro, montanhistas apaixonados, mas adeptos do bom senso, em primeiro lugar.
Temos amigos viajantes que, simplesmente, entram em seus VR´s (veículos de recreação) e tomam a estrada, negociando com a sorte ou o azar, quando aparecer. Confessamos que nós não somos assim. Não por “medo”, mas por precaução. Procuramos entender de tudo um pouco, para estar mais confortável na hora de enfrentar um problema mecânico, elétrico, hidráulico, afinal, viajamos com nossa casa nas costas.
Bom, se temos “mania” de viajar, não é possível conviver com o “medo” de viajar. E, como para tudo existe uma solução, recomendo aos amigos a leitura do artigo “Quem tem medo de viajar?”, tão bem escrito pelo Rafael Sette Câmara e publicado no 360Meridianos. Esperamos, sinceramente, que o texto possa esclarecer e motivar, quem com este “medo” convive, a largar as amarras e apontar a proa para o horizonte. Diga-nos, se a imagem abaixo não é inspiradora, instigadora, motivadora e necessária, para acalmar nossa “mania” de viajar?
Leia também Mania de Viajar
Nos vemos por aí.
A imagem além de inspiradora, instigadora e motivadora é sublime.
De fato. Obg pela visita.