O Nordeste Brasileiro compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
A cultura nordestina é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. A região é famosa pelas comidas típicas, danças, músicas e paisagens mais bonitas de todo o país. Além disso, a cultura nordestina é marcada pela alegria, sotaque e malemolência do seu povo. A região é também conhecida pela literatura de cordel, danças, cultos religiosos, artes, crenças e pelas religiões afro-brasileiras.
A importância da cultura nordestina foi reconhecida inclusive pela ONU, que através da Unesco, conferiu a capoeira e frevo, o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Estamos em tempo das festas juninas, julinas e até agostinas, que são as principais festas representativas da cultura do Nordeste Brasileiro. São festejadas com danças típicas como a quadrilha e o forró, bandeirolas, balões e fogos de artifício. As festas juninas fazem homenagem aos santos católicos Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).
As comidas típicas mais apreciadas são a canjica, a pamonha, o pé de moleque, o bolo de milho, o milho assado ou cozido e o quentão.
Mas vamos falar desse povo alegre, que migrou para todos os cantos do país trazendo no seu alforje a arte de criar rimas no repente do momento, inspirado por um tema proposto na roda de conversa.
Dia destes, curtindo a noite de Cabo Frio, esbarramos com a simpática figura desse nordestino, devidamente caracterizado, oferecendo a criação de poesias para um tema de nosso interesse. Daí foi que pedimos para falar sobre nossa paixão de viajar levando nossa “casa sobre rodas”, seja um motorhome ou trailer.
Vejam no que deu!!
Procuramos transcrever respeitando os modismos e jeitos próprios desse personagem incrível.
“Agora no momento, escuta o que eu vou falar
Foi com o auxílio da rima que cheguei nesse lugar
Se Deus permitir e deixar eu enrolar
Eu trouxe uma rima pra vc escutar
Tem o Roberto, já digo o seu nome
Que faz uma viagem ali de motorhome
É de motorhome e eu vou te falar
Pedi a Deus pra te abençoar
Onde tu passar na tua caminhada
Escuta o Senhor. Se vc tá lá
É pq Deus permitiu. Foi Deus que colocou
Se vc viaja prá lá e pra cá
Viaje com amor, pq nunca vai faltar
O seu pão de cada dia
Pq a unção que Deus te deu
E a tua alegria
Eu vou te dizer pra tu ficar esperto
Viajando de motorhome
Pra lá e pra cá
É o amigo Roberto
Amigo Roberto deixa te falar
Tu quer me adotar?
E me levar pra viajar de motorhome
Para aqui ou qq outro lugar?
Se tu quiser tu manda me chamar
Sou eu minha mulher, meus filhos,
meus gatos e meus cachorros
e minha sogra
e trazer tudo pra cá
Vamos.
Um beijo no coração vou mandar
Tchau e um abraço“
Tão rápido quanto veio, tão rápido seguiu seu caminho. Ficamos tão envolvidos com o resultado que esquecemos de pedir seu nome para publicar aqui. Quem sabe esse vídeo não chegue até o destino e permita informar seu nome aqui.
Nossa paixão pelo nordeste se reflete na maioria de nossas viagens.
- Na Bahia já visitamos a Chapada Diamantina, Santa Cruz de Cabrália, Cumuruxatiba/Cahy e Corumbau, Boipeba, Caraíva, Prado e Abrolhos, Maraú, Porto Seguro e Trancoso;
- No Ceará visitamos Águas Belas, Fortaleza, Jericoacoara, Cumbuco, Tatajuba e Mundaú;
- No Maranhão conhecemos as belezas de São Luiz e dos Lençóis Maranhenses;
- No Rio Grande do Norte, curtimos muito a capital Natal e arredores;
- Em Pernambuco vivemos as belezas de Porto de Galinhas;
- Em Alagoas mergulhamos nas águas cristalinas de Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira e Jequiá da Praia.
Já passou por uma experiência semelhante? Conte para nós. Conhece essa figura simpática? Escreva nos comentários para que os créditos sejam devidamente prestados.