novembro/2015 – Todos sabemos que a bateria ideal para uso em veículos de recreação (trailers, motorhomes, campers) é a estacionária, também conhecida como bateria de “serviço”.
Entretanto, fica a dúvida de qual o modelo adequado para o seu estilo de consumo. Muitos amigos, também proprietários da camper Duaron, nos perguntam sobre a autonomia que temos, quando não dispomos de energia externa. Nossas respostas sempre foram inconclusivas, já que foram poucas as vezes que solicitamos o pleno suporte de nossa bateria. Resolvemos então, simular um consumo real para anotar o comportamento da bateria.
Nossa bateria é uma estacionária Freedom da Heliar, de 115ah, o que equivale a uma automotiva de 170ah. Pesa em torno de 40 quilos. O valor de mercado, em valores de hoje (novembro/2015) é de R$ 550,00.
Muito bem. Iniciamos os testes com nossa geladeira já gelada, visto que, sempre rodamos com o alternador do carro carregando a bateria da camper, que por sua vez alimenta a nossa geladeira de 120 litros (220v) através do inversor. Portanto, já chegamos nos destinos com a cerveja bem gelada, os alimentos preservados e a bateria com carga plena (13,5v).
Os testes consideraram um pernoite em local sem oferta de corrente externa. Incluímos todos os prováveis consumos de energia previstos e fomos fazendo medições do estado de carga da bateria após cada período. Assim ficou a tabela de eventos passo a passo.
HORA | EVENTO | TENSÃO DA BATERIA |
17:40 | Início dos testes. Geladeira ligada, 3 luzes de LED internas ligadas e 1 externa. TV ligada. | 13,5 volts |
18:30 | 2 banhos de 5 minutos cada, usando a bomba 12v. | 13,5 volts |
19:00 | Climatizador 12v ligado para passar a noite. Bomba acionada 3 vezes para lavar as louças do jantar. | 13,5 volts |
19:20 | Deixei a geladeira aberta para forçar a entrada do compressor. Climatizador e TV ligados | 13,5 volts |
22:45 | Simulando a hora de dormir. Desligamos TV, as luzes externas e internas. Ultimo uso da bomba ao escovar os dentes. Somente geladeira e climatizador ligados. | 13 volts |
07:45 | Simulando o acordar, após 9 horas de sono e de uso contínuo do climatizador e da geladeira. | 12,5 volts |
Foram ao todo mais de 14 horas de uso da bateria, com as demandas normais de um casal, havendo, é lógico, bom senso no consumo. Podemos tirar mais algumas conclusões, tais como:
- Perdemos 1 volt de tensão da bateria, após 14 horas. Considerando que não é apropriado chegar abaixo de 9,5 volts de tensão numa bateria estacionária, teríamos então, mais 24 horas aproximadamente, mantendo o mesmo estilo de consumo.
- É claro que quanto mais baixa a tensão vai ficando, mais rapidamente ocorre a perda, já que a demanda, se mantém a mesma.
- É claro também, que tudo depende do tipo de uso dos equipamentos, com muitas aberturas de porta da geladeira e etc… Essas variáveis são difíceis de controlar.
- A presença de uma placa solar, vai repor parte deste consumo, enquanto houver luz do dia. O quanto vai recarregar? Isso vai depender de quantos Watts/hora por m² seu painel garante fornecer. (mas isso é assunto para depois)
Possuir um mostrador na Central Elétrica, que mostre com precisão, a tensão presente na sua bateria, vai lhe dar margens de cálculo suficientes para tomada de decisões.
Você pode decidir apagar algumas lâmpadas, ou mesmo desligar sua geladeira algumas horas durante a noite, para preservar ou alongar a carga disponível.
Enquanto estiver rodando, lembre-se sempre de conectar sua bateria estacionária à bateria do carro, capturando a carga extra gerada pelo alternador.
Se você possui uma bateria automotiva no seu VR, é hora de trocar. Ainda mais se estiver usando o inversor para gerar 220v ou 110v para equipamentos como geladeira ou micro-ondas. O inversor vai cair na hora em que o compressor da geladeira entrar ou o micro-ondas partir.
Obrigado. No capô, junto da bateria do carro tenho um disjuntor, que sempre deixo desligado. Após ligar o motor, abro o capô e ligo este disjuntor. Isso evita que a bateria estacionária seja envolvida na descarga pedida durante o arranque inicial.
Boa tarde, gostei muito das suas explicações.. Me diga uma coisa, para ligar um frigobar 90w/220v durante 2-3 dias, uma TV Led 20polegadas e algumas lâmpadas Led, uma bateria estacionária 115amp com um inversor de onda modificada de 3000w dão conta do recado ?
Olá Christian, Bom dia.
No máximo 2 dias, mas como vc está usando uma geladeira de 220V, atrás de um inversor (só o inversor consome 2 ampéres hora) , pode cair consideravelmente esse tempo, já que o pico de partida do compressor chega a 40A, e o consumo depois que estabiliza será de 7 Ah.
Já uma geladeira de 12v o consumo é de 3,5A e o pico de partida não ultrapassa os 4,5A. Então, assim que puder troque o compressor de sua geladeira.
O estilo de uso (quantas vezes abre a porta e a presença de alimentos ainda não gelados) interfere muito nesse cálculo.
Ideal que vc faça uma bateria de testes, simulando o uso normal e acompanhar a voltagem da bateria. Assim vc vai poder encontrar sua fórmula própria de gasto de energia.
Considere instalar uma placa solar monocristalina de 300W/h para repor tudo que a geladeira consumir, desde que o dia tenha sido bem ensolarado.
Resumindo, sem nada repondo a carga da bateria, vc não deve vencer 1,5 dias. Considere que ao partir o compressor da geladeira, o inversor vai solicitar o pico da bateria. O automático do inversor pode entrar em segurança e desligar, mesmo havendo carga suficiente na bateria. A bateria estacionário é uma bateria de serviço, e não de pico, como é uma automotiva.
Portanto, assim que puder mude sua geladeira para 12 volts.
Eu já fiz isso. Meu esquema hj é de uma placa solar de 300W e 2 baterias de 115ah em paralelo. Saio para viajar com a geladeira ligada e bateria em torno de 12,6V. Chego no destino com a bateria passando dos 13,4v. Estou repondo mais que consumindo.
Essa história é mesmo uma salada de cálculos e variáveis que não controlamos. Querendo calcular a potência de placa solar que vai lhe dar autonomia, use a calculadora do pessoal da NeoSolar. https://www.neosolar.com.br/simulador-solar-off-grid-calculadora-fotovoltaica
Abs e boas estradas
Que ótQue ótimo que encontrei alguém que esteja falando sobre o assunto que ora estou com problema. Comprei um Camper duaron de segunda mão que estava com duas baterias automotivas de 105amp. Como as mesmas já estavam com aproximadamente 4 anos de uso com o antigo proprietário, resolvi trocar as duas por outras duas estacionárias da Freetown de 115A cada. Acontece que ao fazer a troca resolvi medir com o mulímetro os cabos que engatam na bateria que vem do inversor e nos mesmos não foi constatado nenhuma tensão para carregamento da bateria.Foi ai que cheguei a conclusão que as baterias que tirei da camper acabaram não por que chuegou o final da vida util,mas talvez porque não estavam recebendo carga. Você que tem mais experiencia no assunto poderia me confirmar se a medição que eu fiz está correta deveria estar acusando nos cabos que conectam o conversor a bateria a tensão de carregamento,uma vez que o conversor estava ligado na rede eletrica. E O que eu devo fazer para resolver o problema.
Renildo – Nova Friburgo-Rjimo que encontrei alguém que esteja falando sobre o assunto que ora estou com problema. Comprei um Camper duaron de segunda mão que estava com duas baterias automotivas de 105amp. Como as mesmas já estavam com aproximadamente 4 anos de uso com o antigo proprietário, resolvi trocar as duas por outras duas estacionárias da Freetown de 115A cada. Acontece que ao fazer a troca resolvi medir com o mulímetro os cabos que engatam na bateria que vem do inversor e nos mesmos não foi constatado nenhuma tensão para carregamento da bateria.Foi ai que cheguei a conclusão que as baterias que tirei da camper acabaram não por que chuegou o final da vida util,mas talvez porque não estavam recebendo carga. Você que tem mais experiencia no assunto poderia me confirmar se a medição que eu fiz está correta deveria estar acusando nos cabos que conectam o conversor a bateria a tensão de carregamento,uma vez que o conversor estava ligado na rede eletrica. E O que eu devo fazer para resolver o problema.
Renildo – Nova Friburgo-Rj
Opa Renildo. Fiquei na dúvida no seu depoimento. Primeiro vc falou em inversor. O inversor tira energia da bateria (12v) e inverte para 110v ou 220v, para atender aos equipamentos dentro da Camper. Ele não carrega a bateria. Depois vc falou em conversor, que também não é responsável pela carga da bateria. Ele identifica a tensão de entrada da rua e converte para a tensão ideal da Central Elétrica.
O equipamento responsável por alimentar a bateria é o carregador, que fornece em torno de 13,8 volts, repondo a carga da bateria.
Vc falou em Duaron de segunda mão, mas não informou o ano. Daí eu teria ideia de como é sua CE (Central Elétrica), para raciocinar melhor.
A CE tem disjuntores específicos para cada função. Pode ser que não estejam na posição ideal. Pode me mandar uma foto de sua CE?
Outra coisa. Para saber se sua bateria está recebendo carga e como pode ser difícil identificar quais são os cabos do seu carregador, sugiro desarmar todos os disjuntores da CE e medir os pólos da bateria primária com seu multímetro. Vc deve achar algo na ordem dos 12V. Depois, ligue sua CE a uma fonte externa de energia, ligue o disjuntor de corrente externa e meça novamente os pólos da bateria primária. Vc deve encontrar medida maior que a primeira, mostrando que tem carga entrando.
De qq forma, vamos passar para o Whatsapp. Fica mais fácil da gente trocar informações e fotos. 21 99770-6446 – Carlos.
Justo o que eu procurava sobre baterias automotivas bh
Que bom que foi útil. Obrigado
Preciso muito de uma bateria estacionária, obrigada pelas dicas!!
Aqui vale aquela máxima. "Um pouco mais cara, mas muito melhor". Abs
Boa noite a todos! Adorei ler as informações postadas aqui! Muito bom! Me permitam uma pergunta de novato…
Para repor carga na bateria estacionária se 120 amperes que comprei onde tenho um inversor de 4.000 e que gera energia 220 para uma geladeira de 220 litros, categoria A, penso em ligar um pequeno inversor no soquete 12w que tenho no bagageiro de meu carro e nao por aquele dijuntor na bateria. Então seria uma fonte externa alimentando o carregador de bateria ligado no trailer a bateria estacionária. Vcs acham que pode funcionar? Ainda não comprei o pequeno inversor…
Opa Rogério. Tudo bem? Eu desenhei seu projeto para ficar mais claro.
Vc está perdendo muita energia nessa tarefa de pegar 12v do soquete, inverter para 220, para entregar ao carregador de bateria, que por sua vez, vai transformar para 12v e repor a bateria estacionária, que alimentando o inversor de 4000, vai atender com 220v a geladeira.
Não acredito que o soquete vá aguentar essa demanda. Vai haver aquecimento já que as amperagens vão ser altas (não tenho como te dizer agora com precisão).
Por isso que os cabos e conectores que servem baterias, inversores e carregadores são mais resistentes.
A melhor opção mesmo é ligar a bateria do carro à bateria estacionária, enquanto vc está rodando. A bitola será compatível com a demanda. Assim que funciona nas campers.
Porque não pensa em colocar uma placa solar no teto de seu trailer e deixar ela repor a bateria? Continuo à disposição e obg pelas palavras.
Abs e boas estradas