Começamos nossas viagens com o conjunto Carro e Trailer. Usávamos uma Pajero TR-4 2.0 Flex, 4×4, puxando um trailer Karmann Guia 380, pesando em torno de 1000 quilos. Rodamos muito com ele, visitando Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
Nosso trailer sofreu muitas modificações, para atender nossos desejos de conforto e segurança, veja neste link. A Pajero também foi modificada no quesito segurança, já que puxava quase que o limite de sua capacidade nominal. Hoje puxamos nosso trailer com a Frontier, mais pesada e mais potente, deixando a tarefa de rebocar mais confortável.
Conhecemos então a Camper, que também combinava com nosso estilo de viagem, já que poderíamos chegar aos destinos, retirá-la e deixar nosso carro livre para explorar os atrativos dos arredores. Falamos mais detalhadamente sobre isso no artigo Camper – um Motorhome com jeito de Trailer.
Nossa velocidade de deslocamento melhorou muito. As viagens passaram a ser mais tranquilas no quesito segurança e direção nas estradas. As rotinas de preparação para partida, chegada e instalação nos campings, preparação para volta, ficaram mais simples. A célula de fibra da Camper (que lhe confere um peso muito leve), foi pensada para ocupar pouco espaço e conter toda a gama de recursos necessários para as nossas exigências.
Usamos uma pick-up Frontier, 2.8 Diesel, 4×4, cabine dupla, levando a Camper na caçamba. Fizemos algumas alterações de fixação, para facilitar a rotina de carga e descarga da Camper. Temos instalado no interior da Camper, ar-condicionado quente e frio, geladeira de 120 litros, climatizador, fogão 2 bocas, caixa d´água de 120 litros, bomba d´água, cama de casal retrátil, mesa com 2 assentos, TV e DVD player, antena de TV aberta, banheiro completo com aquecedor a gás (botija de 5 litros) e vaso químico. A Camper é muito bem servida de janelas, proporcionando uma ótima ventilação e calefação contra o sol e frio.
Abaixo a planta baixa básica do modelo CD Hard Top, similar à nossa.
Conta com uma central elétrica inteligente, composta de regulador e transformador de voltagem, servindo 220v para o interior da Camper, inversor 12v>220v e carregador flutuante para a bateria de serviço da Camper. Equipada com dois toldos de rápido acionamento e ampla área de ação, passíveis de receber tendas adicionais para aumentar a área de uso do conjunto.
Na foto a seguir uma das mais importantes características da Camper. O uso autônomo, liberando o carro para passeios e até pequenas viagens, mantendo sua estrutura totalmente operacional.
A dirigibilidade e agilidade do conjunto é outro fator preponderante na escolha. Com um veículo leve podemos investir em conhecer lugares que o trailer ou motorhomes maiores e mais pesados não chegariam ou seriam muito exigidos. A tração 4×4 ainda fornece recursos extras para vencer pequenos desafios adicionais. Muitas são as perguntas com relação à dirigibilidade, com a Camper instalada. O que, de fato, muda é o centro de gravidade, que fica mais alto. Isso implica num maior cuidado em curvas, já que o balanço lateral é mais intenso. O reforço da suspensão traseira deixa o veículo um pouco duro, mas faz parte. Não é possível ter um veículo forte para suportar 900 quilos e ainda macio. Alguma coisa precisa ser deixada de lado em nome da liberdade. Quer saber mais um pouco sobre a experiência de dirigir com a Camper? Me ligue (21) 99770-6446) (WhatsApp) ou mande um e-mail: [email protected]. Terei muito prazer em tirar todas as suas dúvidas.
Esta Camper é um produto da Duaron.
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Boa noite! Me chamo Jose Luis e estou pesquisando varios sites e relatos sobre viagens em motorhomes, Campers e vans. Tenho experiencia em viagens de motorhome nos EUA e Europa ( sempre alugados). Agora estou pensando em comprar um Camper Duaron Athos (acho que seja um modelo novo). Como tenho intencao de fazer uma longa viagem pelo EUA e, neste caso terei que enviar o veiculo por container, gostaria de saber se devido a altura do modelo Athos, consigo embarca-lo em conteiner dado que este modelo me parece nao ser desmontavel. Abs JL
Opa Jose Luis. O Athos não vai entrar no conteiner. Ele é montado sobre o chassi da pickup, impedindo sua retirada. Muito embora a DUARON garanta ser possível. Só que não possui os macacos que já vem fixos nas Campers intercambiáveis.
Porque não pensa em adquirir uma por lá? Os valores são acessíveis, os equipamentos são muito bons e vc pode vender antes de retornar.
Em tempo, Adriana Srii que vc comenta loga acima ref a uma pick up s10 vermelha nao seria Adriana de Niteroi? Caso positivo, ela é minha vizinha e amiga e estava por coincidencia comentando com ela hoje sobre meu projeto….abs
Opa José Luis.
Não tenho certeza se é a mesma pessoa. Que bom que vcs estão pensando em se juntar ao caravanimo. Abs e conte conosco para qq dúvida.
Abs
carlos, obrigado pelo retorno.
Estou pensando tambem nesta possibilidade (adquirir por la). Ja levanteimos custos e com certeza sai mais em conta. Vamos falando….Abs JL
Bom dia!
Conhece alguma empresa ou particular que alugue motorhome aqui na Bahia?
Opa André. Na Bahia ainda não. Acabo de receber uma atualização de empresa de locação no Rio. Vou atualizar o artigo.