Eu prefiro as duas opções. Porque?
─ Viver no grande centro só para quem, imperativamente, precisa estar lá.
Moto Home
A meu ver, a principal vantagem do Moto Home está na dirigibilidade. Por ser um veículo sem articulação, o uso na estrada, cidades e o manejo nas manobras é seu forte.
Como ponto fraco, vejo o fato de que sua casa é seu carro também. Depois de concluir todas as tarefas de ligar água, energia, esgoto (se for o caso), abrir seu toldo e preparar sua área de lazer anexa do veículo, vem a necessidade de sair para conhecer a cidade, ou mesmo fazer um deslocamento não programado. Ou vai de taxi ou aluga um carro. Nem sempre é possível usar transporte público.
Salvo os casos em que além do Moto Home, você ainda leva um veículo leve para este fim. Esta sim é a solução completa, mas bem, bem cara.
Conheço soluções como o marido conduzindo o moto home e a esposa dirigindo o carro de apoio, ou arrastar o carro pequeno preso ao moto home através de um cambão. A primeira afasta quem deveria estar junto na viagem e a segunda, além de impor desgaste precoce ao equipamento, vai gerar muita curiosidade e constantes paradas na Polícia Rodoviária.
Trailer Fixo e Móvel
Fixo
Um trailer de boas dimensões, com todos os itens de conforto indispensáveis é uma opção muito mais agradável e barata de moradia. Óbvio que se alia nesta avaliação, o ambiente onde, normalmente, estão estacionados estes trailers, ou seja, campings com muita área verde, localizados em locais turísticos e de clima ameno (serras e praias), já integrados com serviços, lazer e segurança.
Por si só, estas afirmações fazem a cabeça de quase todos. Mas é sempre bom testar, conhecer, vivenciar antes de decidir. Assim fizemos por um bom tempo, aguardando que a oportunidade viesse até nós.
Encontramos na serra o nosso canto e ponto de partida para nossas viagens. Em Teresópolis, mais especificamente no Camping Club Quinta da Barra, fomos apresentados a nossa nova casa, e dela tomamos posse.
Se você já sonhou em ter um barco e viajar pelos mares, seu sonho é análogo ao nosso. Trailer não é sinônimo de barraca, muito pelo contrário. Assim ficou o nosso, com o aumento de área obtida pelo avance integrado.
O trailer é o modelo Condor da MotorTrailer, com medidas aproximadas de 2,50 metros de frente, 9,10 metros de comprimento e altura livre de 1,95 metros. Todo este espaço mais a área do avance ( 3m x 10m) fornece uma área em torno de 48 m², garantindo um conforto considerável. Isso sem falar em toda a área livre ao redor.
Estas últimas 5 fotos pertencem ao avance.
Móvel
Não vou me alongar sobre as vantagens financeiras de ter um trailer móvel, já que levar sua casa para onde quer ir e lá permanecer pelo tempo que desejar, não incorrendo nas despesas de hotelaria, por si só é argumento suficiente. O ponto fraco está na dirigibilidade. O conjunto articulado (carro + trailer) impõe certos cuidados na estrada (efeito pêndulo), e dificulta as manobras em áreas restritas.
Problemas estes, facilmente superados pelas vantagens de estar na sua casa, com tudo que lhe é próprio, com suas roupas, itens de higiene, cama e travesseiros que lhe conhecem(rsrss), fogão, geladeira, TV, computador, …..
Projeto da Delka
Chegando onde for, com os mesmos planejamentos de uma viagem, você estaciona sua casa, captura energia e água e pronto. Seu carro está livre para seus passeios. Classifico esta como a maior vantagem em relação ao moto home. Você estabelece uma moradia (base de apoio fixa) e está livre para conhecer os atrativos do lugar com agilidade, conforto e flexibilidade.
Consideramos como item imprescindível para um trailer móvel, o banheiro completo, com chuveiro, pia e vaso, incluindo caixa d´água e caixa de detritos. Uma geladeira grande também é muito importante para armazenar alimentos. Refeições caseiras são mais saborosas e muito mais econômicas.
Com o fim da exigência de habilitação especial para condução de trailers (ocorrida no ano de 2012), as fábricas começam a reaparecer, com propostas muito mais leves e atualizadas tecnicamente.
bom dia carlos , parabens pelo site ,tenho duas duvidas que gostaria compartir , tenho um carro , vitara 1995 1.6 16v, com 4×4 , o 4 portas , estou querendo comprar: karmann 270 (colibri) ou reboque para 2 cavalo com 2 eixos para camping , eles sao mais parrudos, estavel,seguros;mais menos confortaveis. para viajar por br , uru , arg., qual seria sua recomendaçao? e minha segunda duvida e se o trailer ou reboque precisa da carta verde para atravessar a fronteira? o carro ja sei que precisa. obrigado e saludos !
Parabéns pelo site, estou construindo um Mini-trailer, para mim e minha esposa, não vamos ter o conforto de um trailer, mas teremos cozinha e um quarto com tv, vamos puxar com 1 celta, o peso do mini vai ficar em torno de 500kl, se distribuir bem o peso vc acha que dá pra viajar com segurança em velocidade baixa, tipo uns 70/80km/h? E quanto as subidas íngremes será que vai? Obrigado e abraços…
Olá Rodrigo. Vai puxar bem sim. O mini tem aparecido pelas estradas sendo puxados por triciclos. A galera das 3 rodas tem visto no mini uma forma muito interessante de viajar. Com o peso bem distribuído a pressão sobre a bola do engate vai ser pequena, favorecendo a tração dianteira do Celta. Nas subidas vai sim, mas vai demandar marchas de força (2 e 3ª). Obg pela visita.
Quanto custa um desses em real ?
Olá ELisa. A faixa é muito grande. Trailers dos mais antigos e menores você pode encontrar por até 25 mil, e Motorhomes (motorcasa) mais novos podem chegar até os 450 mil.
Vc deve primeiro estabelecer o tamanho de sua família e o grau de conforto que pretende usufruir. Daí posso te ajudar a encontrar um equipamento mais adequado, sem gastar tanto.
Cara eu tenho um Monza 2.0 Motor novo sou muito chato com meu carro ele é zero todo revisado saca, então eu tenho muita vontade de colocar um trailer turiscar aquele de 1 eixo sabe? será que rola? e queria perguntar qual o trailer vc me recomenda vou viajar e e minha esposa. grande abraço! e obrigado por trazer esses conhecimentos!
Boa tarde Carlos.
Porque você saiu da Camper e voltou para o trailer? Abraço.
Opa Antonio,
Estamos nos preparando para passar uns 4 anos na Europa, onde vamos comprar ou alugar um equipamento para rodar pelo continente. Levar a Camper para lá é muito dispendioso, além de ser inferior tecnicamente às opções disponíveis por lá.
O trailer que temos é um xodó antigo, que sempre esteve sob nossos cuidados. Enquanto tudo está sendo concluído em termos de planejamento, vamos aproveitando nosso KC380 para passear por aí.
Bom dia Carlos,
Desculpa a inexperiência, mas prefiro a opção do Moto Home, pois pretendo ficar rodando durante um tempo. Entretanto, eu achava que o Moto Home gerasse sua própria energia. Gera? Como se faz com água e esgoto no dia a dia?? Parabéns pelas dicas e abs
Opa Felipe. Bom dia e obrigado pela visita.
Sim, O MH gera sua própria energia. É possível ser auto-suficiente com placas solares e baterias, isso incluindo até o uso do ar-condicionado.
Quanto ao esgoto de águas servidas (banho e pias) e detritos (fezes e urina), o MH tem caixas específicas para armazenar e tratar por vários dias, mas que em algum tempo vão precisar ser esvaziadas em locais específicos para esse fim.
O estoque de água para uso dos moradores do MH também é determinado pelo tamanho do equipamento. A reposição é fácil. Basta um ponto de água para recarregar.
O caravanismo está crescendo muito aqui no Brasil. Só falta você. Abs e conte conosco para qualquer dúvida.