agosto/2010 – Distante aproximadamente 100 kms do Rio de Janeiro, fica Secretário. Subindo pela BR-040, após Petrópolis e Itaipava, chega-se a Pedro do Rio, de onde pegamos a RJ-123 para mais alguns quilômetros até Secretário.
Nossa primeira investida na região foi a parede de escalada conhecida como Pedra Roxa – Face Noroeste, com vias de até 180 metros. Seguindo o Guia de Escaladas de Petrópolis, que descreve como chegar ao local e somadas as diversas perguntas que fizemos aos locais, ainda assim andamos em círculo. A tal Porteira da Pedra Roxa não aparecia. Depois de algum tempo acabamos por deduzir qual seria a porteira por exclusão. Marcamos o ponto no GPS (final do post), para aqueles que vierem a se interessar pelas vias. Subimos de carro até avistarmos a pedra. Vale ressaltar que as estradas de terra são ótimas. Paramos o carro no lado esquerdo, de acordo com as indicações do guia e cruzamos a área de pasto até a base das vias.
A foto de orientação das vias no guia não ajudou muito em razão do ângulo e da posição do sol. Na verdade as vias começam na extrema esquerda da pedra. Experimentamos 3 vias (Boi que nada, Boi reto, Boi paralelo). Nomes bem sugestivos, afinal o que mais se vê por ali é gado e o que mais se leva para casa é carrapato. A parede está bem suja. Uma camada fina de sedimentos na pedra deixa as coisas bem difíceis. Uma escovinha pode ajudar nos lances mais exigentes.
Na volta, fizemos uma parada na Cachoeira da Rocinha, muito usada pelos moradores do local aos fins de semana e feriados. Nesta quinta-feira, só estávamos nós. Mesmo com o pouco volume de água, o poço é bem grande. Não é considerada uma água limpa em razão das muitas fazendas de gado e moradias rio acima.
Outra boa opção em Secretário é a bicicleta. Afora a poeira, mais evidente com a falta de chuvas, o piso plano e as poucas elevações favorecem longas pedaladas. Na hora de molhar o bico e papear com os locais, posso sugerir o Bar Jú e Lú para uma cerveja gelada. Ao lado fica um bistrô com possibilidades de drinks mais sofisticados e bom vinho.
Deixe para conhecer o Poço Paraíso na volta da trilha. Uma garrafinha d´água atende bem. Você pode reabastecer com tranquilidade durante a trilha. A cachoeira ao final da trilha recompensa qualquer esforço.
![]() |
|
| Trilha muito bem sinalizada |
![]() |
| Representante da fauna |
Ocupamos nossas horas livres aproveitando os atrativos do condomínio e queimando muita lenha (ecológica) nas noites geladas.Procurando onde ficar em Secretário? Aproveite a caixa de pesquisa do Booking e encontre o que procura.
-
Coordenadas marcadas em arquivo kmz do Google Earth
-
Guias Sugeridos:
-
Guia de Trilhas de Petrópolis – Waldyr Neto, a venda em livrarias, nas sedes dos parques ou pelo site.
-
Guia de Escaladas de Petrópolis – Luciano Bender e Paulo Lucio Tesch Loureiro, a venda nas lojas de montanhismo ou pelo.
-










