Onde praticar rafting no Brasil? Com equipamentos de segurança e em corredeiras calmas, todos podem começar nesse esporte radical
O rafting é um esporte radical aquático. Os participantes descem corredeiras em um bote inflável e com remos. É preciso utilizar equipamentos de segurança como coletes salva-vidas e capacetes. Para quem gosta de adrenalina e contato com a natureza, é um esporte muito divertido. Há diversos lugares no Brasil para se praticar e aventurar pelas águas.
Antes de tudo, é necessário saber que existem diferentes classificações para os tipos de rafting. As classes consideram a dificuldade de cada travessia, sendo divididas em seis. A classe I é o nível mais fácil, que conta com poucos obstáculos. Ela é ideal para iniciantes que não querem se arriscar. As classes vão aumentando, até chegar na de nível VI, que é a extrema e é indicada para pessoas de nível avançado e profissional, já que há uma série de riscos nesse tipo de corredeira.
Para quem pratica esportes radicais, é importante ter uma nutrição e hidratação adequada. Há também suplementos como a cafeína e a creatina que podem ajudar no desempenho de exercícios físicos. Assim, é possível aumentar a força muscular e sua potência para uma melhor performance nos esportes.
Bonito em Mato Grosso do Sul
Um lugar de natureza exuberante para se praticar o rafting é Bonito, no Mato Grosso do Sul. As corredeiras do Rio Formoso são ideais para praticar esse esporte de forma tranquila, já que possui águas bastante calmas. É possível admirar a paisagem enquanto se pratica o esporte.
Itacaré na Bahia
Em Itacaré, na Bahia, o Rio de Contas oferece uma bela corredeira, que engloba as classes III e IV e que ainda passam por um cânion. O cenário é de tirar o fôlego. Dá também para fazer tirolesa no local e aproveitar a viagem para explorar outras partes do Nordeste.
Gramado no sul do Brasil
No Sul do Brasil, em Gramado, há também uma boa oportunidade de praticar o rafting. O Rio Paranhana proporciona corredeiras de muita diversão, em um trajeto de 8 km. As corredeiras são de classe I a III. Por lá, é possível apreciar a linda floresta que fica ao redor.
Brotas em São Paulo
Já em Brotas, no interior de São Paulo, há trechos mais agitados e desafiantes, com corredeiras de classe III e IV. Há por lá até rafting noturno, que oferece outra perspectiva da natureza. É possível encontrar também trechos de águas mais tranquilas para iniciantes.
Outro lugar no interior de São Paulo para praticar o rafting é Socorro. O Rio do Peixe possui corredeiras com classes de II a IV.
Paraibuna e Sapucaia no Rio de Janeiro
Estes dois rios são operados pela Tuareg Rafting, onde somos figurinhas carimbadas. As descidas atendem aos praticantes das classes II a V. No rio Paraibuna, (II a IV) as saídas são todos os fins de semana e feriados e em Sapucaia, (III a V) a temporada acaba de iniciar, indo até setembro de 2022. Você não vai perder essa!!??
E então? Pronto para fazer uma descida emocionante?