O iniciante na escalada precisa trabalhar nas técnicas para ir adquirindo confiança
A escalada é um esporte que ganha cada vez mais espaço. Muitos gostariam de praticar, mas não sabem por onde começar. É essencial, antes de tudo, que a pessoa esteja disposta a aprender as técnicas e ter paciência para ir avançando passo a passo. É um esporte que apresenta riscos. Então, o iniciante tem que começar com cautela e bom assessoramento.
Os iniciantes devem começar em uma academia ou ginásio que tenha parede de escalada. Nada de se arriscar na natureza logo de cara. O clube de montanhismo de sua cidade é uma ótima opção. A melhor forma de encontrar o Clube ou Federação mais próximo de você é consultar a lista de associados da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada).
Nesses ambientes esportivos, você sempre vai encontrar profissionais especializados na dinâmica e fisiologia do esporte, com formação acadêmica provindos de faculdades de educação física que possam lhe orientar com qualidade e atenção.
O praticante desse esporte deve ir com calma, ganhando confiança e técnica. É fundamental aprender todas as técnicas básicas, treiná-las e ficar confortável com a variedade de nós que são característicos do esporte e os equipamentos de segurança que devem ser usados desde o início, mesmo que somente para treinar com pouca altura.
Equipamentos de boa qualidade são imprescindíveis para a prática desse esporte. Não se deve comprar qualquer tipo de equipamento. Isso pode colocar a saúde e até a vida em risco. O correto é focar em equipamentos aprovados em testes de qualidade.
Saber manusear os equipamentos com destreza é fundamental. Não adianta ter os melhores equipamentos sem saber usá-los de forma adequada. Cerque-se sempre de guias de escalada ou instrutores habilitados pelos órgãos de classe da categoria. A Aguiperj avalia e indica os mais qualificados guias, instrutores e profissionais de escalada no Estado do Rio de Janeiro.
Jeito é melhor do que a força. Com a técnica correta, o esforço fica mais ameno. Cai por terra aquele biotipo forte e sarado e entra em cena o corpo leve, esguio e alongado, vencendo lances com muito mais facilidade. E, para evitar lesões, é preciso treinar, cuidar e fortalecer grupos musculares específicos, que protegem tendões e ligamentos. A flexibilidade é outro ponto chave na escalada. É interessante praticar outras atividades que irão complementar o desenvolvimento, como yoga ou pilates.
Depois de treinar em um ambiente controlado, é possível ir para a natureza, porém sempre com cautela. Não se deve ir além do que se sabe. Com a mudança de local de prática, é preciso se adaptar às novas configurações, e sempre bem acompanhado de um profissional qualificado.
O montanhismo sempre foi nossa paixão. Conheça um pouco mais dessa paixão nos artigos dedicados exclusivamente a viver esse prazer.