Depois de muito planejar e aguardar a disponibilidade do parceiro ideal para esta escalada, consegui completar mais este projeto. Com a companhia do amigo Marcelo Salles, reservamos uma quarta-feira tranquila e de céu encoberto.
A Pedra da Gávea possui inúmeras vias com graduações variadas. A Passagem dos Olhos é uma das vias clássicas do Rio de Janeiro. Graduada em 3º IV, 150 metros, não é considerada uma via difícil, mas o escalador deve ter boa intimidade com lances horizontais. É uma via bem aérea, requerendo habilidade de auto-resgate em corda, para o caso de quedas. Outra boa lembrança para quem decidir vencê-la, é levar 2 mosquetões de aço, para a última enfiada, feita em cabos de aço.
No mais, lembre-se da trilha de aproximação e considere este tempo no total do projeto (3 horas ida e volta). Mais dicas e croquis detalhados, sugiro consulta ao Guia da Floresta – Escaladas no Maciço da Tijuca de Flavio Daflon e Delson de Queiroz – a venda na Cia da Escalada.
Iniciamos com uma pequena enfiada vertical de 35 metros. A partir daí inicia-se a horizontal. Corta-se uma pequena área de mato até o primeiro grampo.
O ponto de descanso é no olho direito, onde faremos uma pequeno rapel até o cabo de aço, que nos levará até a orelha.
Daqui pra frente iniciamos um trepa pedra que nos leva ao cume. Pouco se precisa falar da beleza do lugar, da vista privilegiada de toda a orla e dos bairros da zona sul ao recreio.
Missão cumprida – Cume
Abaixo um vídeo em 360 graus da vista a partir do cume.