relembrando 2006 e 2009 – Em 2006 fomos a Jericoacoara, Lagoa Azul, Lagoa Paraíso e Morro Branco.
Ficamos no Jeri Hostel – Pousada Tirol, em quarto individual, com bastante conforto, limpeza, ótimo café da manhã e desconto para alberguista.
Em 2009 fizemos um bate e volta pela Azul, na campanha do passaporte Azul, com destaque para Cumbuco e Mundaú.
Viajar para o nordeste é sempre certeza de sucesso, lugares especiais, muito sol, mar e prazer.
2006 – Jeri é só beleza. Um lugar abençoado por praias, dunas e por-do-sol únicos. Encerrar o dia no alto da duna de Jeri é programação obrigatória para quem visita o lugar. Em Jeri você tem muitas opções de hospedagem. Nós optamos pela Pousada Tirol, membro da HostelWorld, que conta com quartos individuais e coletivos. Ambiente muito agradável e com um delicioso café da manhã. Aproveite a caixa de pesquisa do Booking abaixo e encontre um lugar para ficar em Jericoacoara.
A clássica foto na Pedra Furada não pode faltar.
Dia seguinte fechamos um passeio de bugre até a Lagoa Azul com amigos que fizemos no hostel.
Depois de Lagoa Azul, chegamos na Lagoa Paraíso, onde nos deliciamos com o passeio de jangada, navegamos o leme, surfamos rebocados e aproveitamos a beleza deste recanto.
Mais algum sobe de desce de duna, e chegamos a Lagoa Uruaú. Mais uma lagoa entre dunas, onde você pode mergulhar ou somente tomar uma cerveja jogando papo fora com os locais, sempre muito agradáveis e bem humorados.
O passeio terminou em Morro Branco, nos corredores de areia colorida, que era usada pelos artesãos locais. Hoje essa coleta está proibida, para preservar o atrativo. A atividade continua, baseada em areia com anilina. As duchas de água doce na beira do mar são prazeres que só o nordeste oferece.
Próxima parada em Tatajuba. Fomos visitar o mangue onde ocorre com muita intensidade a presença de cavalos marinhos, velejamos mais uma vez de jangada, com direito a pêndulo de contra vento e para finalizar, descemos várias vezes o primeiro Aerobunda de nossa vida. A paisagem dos manguezais expostos na maré baixa foi surpreendente.
2009 – 3 anos depois aqui estamos de volta. Desta vez para visitar Cumbuco e Mundaú. Usando o Passaporte Azul da Azul Linhas Aéreas, demos início a 30 dias de viagens pinga-fogo, afinal, trabalhamos durante a semana.
Saindo do Rio pelo Santos Dumont as 7:50h, com conexão em Campinas, chegamos em Fortaleza a 1:50h do dia seguinte. Fomos direto ao Hotel Aldeota Praia para dormir o que desse. Temos passeio de bugre para Cumbuco logo cedo, com a operadora Ocean View. Chegando a Cumbuco, começamos animando o dia com o esquibunda do lugar. A prancha de madeira, untada com cera de vela custou R$5,00, para quantas vezes você quiser e aguentar subir. O banho de lagoa no fim da descida é muito compensador.
No mais, o dia foi consumido nas lagoas, nas dunas e no mar de cumbuco.
Dia seguinte seguimos para a linda Mundaú (150kms de Fortaleza, também pela Ocean View). Em Mundaú, nosso ponto de apoio foi a Pousada das Marés. Pegamos um catamarã para subir o Rio Mundaú, desde sua foz no mar. As paradas nos bancos de areia para banho, combinadas com as paisagens das dunas, coqueiros, jangadas, barcos pesqueiros e mangues são inesquecíveis.
Veja acima a beleza do lugar. Esses encontros de rio e mar, ainda em ambiente limpo e razoavelmente controlado, só encontramos ainda no nordeste.
Fechamos a noite na Lupus Bar, onde além de jantar, veríamos o show da comediante cearense Rosicléia. A especialidade é de massas.
Tudo parecia ótimo, quando se descobriu que as filas seriam uma constante. Trinta e cinco minutos para pegar o primeiro prato. Enquanto minha mulher estava na fila, o show preliminar da comediante Escolástica (travestida de caipira e muito boa) começou e terminou. Enquanto jantávamos, um segundo comediante (cara limpa e também muito bom) contou varias piadas boas. Desistimos de retornar o Buffet. Bebendo a cerveja da casa (LUPUS BEER), assistimos a Rosicléia (fantasiada de caipira) falar mal do Rio de Janeiro, e gozar dos Gaúchos (preferência nacional). Não deixou de ser interessante. A Escolástica, que abriu o show nos pareceu muito melhor. Por fim, ficamos 60 minutos ou mais aguardando a fila diminuir para pagar nossa conta. Esta foi a pior das piadas.
Dica: Como quem não quer nada, compre com seu garçom algumas cervejas extras e pague sua conta enquanto o show está rolando.