Manter uma rotina de treinos e alimentação saudável é fundamental para quem pratica esportes radicais.
Fazer qualquer tipo de atividade física está diretamente ligado à melhoria da qualidade de vida, além de reduzir consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e baixa imunidade. Para que isso aconteça, cada um se adequa da melhor forma.
Alguns vão à academia regularmente, enquanto outros preferem correr ao ar livre. Também existem aqueles que praticam diversos tipos de esportes, incluindo os radicais. E, se você é um desses, separamos alguns cuidados necessários e dicas para melhorar o desempenho durante a prática.
Antes de tudo, é fundamental entender que as pessoas que gostam desse tipo de aventura exigem muito a parte física e mental do corpo. Tudo para extrair o máximo de adrenalina possível. Independentemente de qual seja a escolhida, a performance de cada atleta depende de vários fatores.
É fundamental procurar um médico antes de iniciar um esporte radical. O especialista irá checar tudo e vai te dizer se está apto para continuar. Ainda na preparação, você precisa se adaptar apropriadamente. Para atividades de curta duração e com muita intensidade, priorize o fortalecimento muscular. Pilates e musculação em academia são um bom caminho. Caso seja um esporte que tenha uma duração maior e que não vai exigir tanta força, o sistema cardiorrespiratório deve ter um bom ritmo. Nesse caso, o ideal é trabalhar a parte aeróbica.
Além dos treinos, é preciso ter os equipamentos necessários de segurança. Caso escolha fazer mountain biking, por exemplo, esteja sempre com capacete, joelheiras, luvas e calçados adequados. Parece simples, mas isso irá aumentar sua segurança e também o seu desempenho.
Não se esqueça de ter uma alimentação específica. Consumir carboidratos adequados, como massas integrais, previne a queima de proteínas para gerar energia. O ideal é equilibrar macro e micronutrientes para manter o corpo saudável e desenvolver força e resistência. Consumir suplementos, como whey protein, pode ajudar. Mas é importante procurar um especialista antes para indicar a melhor maneira de tomar.
Estabelecer uma rotina de treino pode ser o diferencial. Em esportes convencionais, a diferença entre a preparação e a prática pode ser apenas a coletividade e a pressão das competições. Mas, se você vai realizar esses exercícios na natureza, a história é outra. Você encontra simulações que buscam, justamente, potencializar e preparar o corpo do atleta da melhor forma.
A mente também precisa estar muito bem alinhada com o restante do seu corpo. Todos os exercícios devem ser complementados com um descanso apropriado. Isso vai proporcionar o relaxamento dos músculos e a recuperação de energia, que é fundamental para manter o bom desempenho durante a prática dos esportes radicais. O turismo de aventura é muito procurado no Brasil. Contrate sempre profissionais e empresas de confiança.
Que tal incluir uma grande montanha nos projetos de inverno desse ano?