Tendência no turismo Pet Friendly, a cidade oferece diversos serviços e atividades repletas de aventura para tutores e animais.
Se viajar já é maravilhoso, imagine curtir as férias com seu amigo de 4 patas? Segundo pesquisa realizada pela plataforma Hoteis.com, estima-se que, após as duras restrições impostas pela pandemia da Covid-19, 82% dos brasileiros desejam viajar com seus animais de estimação. A plataforma Booking também apurou que 40% levam em conta como seus pets serão recebidos no destino escolhido.
Mais do que aceitar os animais de estimação, os tutores buscam locais que se preocupem com o bem-estar dos bichinhos e tenham passeios exclusivos com os pets. Socorro é uma cidade a 130 quilômetros da capital paulista que abraçou essa ideia e criou diversos passeios para os donos fazerem com os animais.
A cidade adaptou parques, criou pousadas e diversas outras atrações para ir com o animalzinho. Dentre os destaques que a cidade oferece, estão as atrações mais radicais, como passeios pela mata e rafting.
Há diversas trilhas por Socorro que podem ser visitadas com os pets. A Trilha do São Francisco fica dentro do parque Monjolinho, e é uma ótima opção de lazer para ser feita na companhia dos bichinhos. O caminho de São Francisco tem duração de meia hora pela mata e conta com placas que trazem mensagens do santo, conhecido por ser protetor dos animais. Após o passeio, vale a pena conhecer o parque no qual ele fica localizado. Ele é repleto de lanchonetes e sombras de árvores para descansar.
Ainda dentro do parque Monjolinho, existe a opção do rafting, um passeio radical que desce o Rio do Peixe. A atração é feita por um serviço especializado, e conta com estrutura e segurança tanto para os pets quanto para os tutores.
Para os que preferem as trilhas mais longas, o parque Aui Mauê conta com a Trilha das Cachoeiras, um caminho de 2 km com três cachoeiras maravilhosas, paradas para nadar e desfrutar a natureza. Os pets são muito bem-vindos nessa trilha, mas é importante se atentar ao limite do animal, já que o caminho é longo.
Além dos passeios mais radicais, Socorro conta com outras atrações pet friendly, como restaurantes no estilo buffet, com opções veganas e vegetarianas, cafés, pubs, pousadas e hotéis que aceitam e mimam os bichinhos.
Os preparos com o pet antes da viagem
Antes de viajar, é fundamental ter alguns cuidados. Doenças como cinomose, parvovirose e raiva podem ser evitadas com vacinas. Em alguns locais, espécies de mosquitos e insetos podem causar doenças fatais, por isso buscar informações do local ainda na fase de planejamento é importante.
Se é a primeira vez que o animal vai viajar, é recomendado que os passeios sejam iniciados de forma mais leve; assim, é possível observar o animal e respeitar o limite de cada um. Animais idosos precisam de cuidados a mais, tanto no transporte quanto nos passeios.
Antes de qualquer viagem, busque sempre atendimento com um profissional da faculdade de medicina veterinária. Dessa forma, será possível fazer um check-up no bichinho e evitar transtornos durante os passeios.
Veja também nosso artigo Férias com seu Pet na praia. Aproveite que o assunto é seu animal de estimação, e considere acampar com eles. É uma experiência muito imersiva, onde seu pet vai poder conviver intensamente com você num ambiente extremamente agradável. Para escolher um camping que seja Pet Friendly, consulte nossa lista de campings visitados e aprovados pelo nosso querido Fredy, o gato viajante.