Brotas, também conhecida como a “capital do turismo de aventura”, foi a escolhida para abrir nossa viagem de fim de ano (dezembro de 2015).
Em Brotas você vai encontrar natureza e aventura em completa integração, atividades como rafting, tirolesa, canionismo e as mais belas cachoeiras de São Paulo. Aqui também estão as melhores operadoras de turismo de aventura e ecoturismo, proporcionando garantia e segurança aos participantes. Diversão sem preocupação.
Estabelecemos nosso acampamento no ótimo Camping e Lazer Jacaré. Fizemos um post específico sobre o camping. Para vê-lo, clique aqui.
Nossa primeira atividade foi o rafting no rio Jacaré Pepira. Escolhemos a operadora Alaya. É o primeiro rafting certificado em Gestão de Segurança na cidade. São mais de 2 horas de corredeiras, remansos e quedas, de até 3,2 metros de altura. O tempo total da atividade é de 3 horas.
Além da Alaya, lá estão as operadoras Território Selvagem e a Águas Radicais, também consideradas excelentes condutoras, mas na Alaya combinamos o melhor preço (R$118,00 por pessoa dezembro/2015) com a melhor referência técnica. A equipe de rafting da Alaya é tricampeã mundial de rafting, além de ter uma base operacional junto ao rio Jacaré muito confortável.
No meio do percurso, fizemos uma tirolesa por sobre as corredeiras, exclusividade da Alaya.
No segundo dia em Brotas, fomos conhecer o Parque dos Saltos, um atrativo que fica ao lado do Camping Jacaré, que pode ser alcançado a pé ou de bicicleta. Trata-se de um parque público que foi revitalizado. Fica localizado bem no centro turístico de Brotas, com trilhas, cachoeiras e uma antiga usina hidrelétrica.
Depois da pedalada, fomos petiscar no Restaurante Mira Rio, que fica ao lado do Camping Jacaré. Além da boa comida, a rede sem fio do local propaga o sinal para dentro da área do camping, cobrindo parte da área não atendida pela internet do camping.
Comemos o peixe do lugar, de nome Aruana, acompanhado de polenta frita e cerveja bem gelada.
À tarde fomos pedalar e visitar o centrinho de Brotas, aproveitando para conhecer a Igreja Matriz e a famosa Casa da Cachaça, que sugerimos a todos visitar. Uma vez por semana o mini alambique do lugar é colocado em produção, para observação do processo pelos visitantes. Muita variedade de queijos, doces, embutidos e uma infinidade de cachaças, num ambiente muito agradável.
Neste mesmo dia recebemos a visita do simpático casal Cláudia e Edson Stenico, interessados em conhecer nossa Camper Duaron. Prováveis futuros companheiros de estrada. E ao nosso lado, acampou o amigo que já nos acompanhava, Claudio Diniz. Prazeres que só o campismo e as viagens proporcionam.
Procurando onde ficar em BROTAS? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!
No dia seguinte, fomos para nossa próxima aventura, o chamado voo do Superman, oferecido pela operadora Território Selvagem. A tirolesa Superman tem 1900m de extensão, com desnível de 150m de altura. É completada em duas partes. A posição de deslocamento é horizontal, atingindo grande velocidade. Custo de R$135,00 (dezembro/2015) por pessoa
No pequeno filme a seguir, você vai ter uma boa ideia da velocidade de deslocamento dessa tirolesa.
A atividade termina com um banho na Cachoeira Cristal, acessada por linda trilha, a partir da base operacional do Território Selvagem, incluída no valor original do ingresso.
No quarto dia em Brotas, fomos visitar o complexo do Saltão, que inclui lindas cachoeiras e um camping excelente, com o nome de Camping Mirante das Águas e Cachoeira do Saltão. Clique aqui para ver nossa avaliação das instalações do camping.
A cachoeira do Saltão, com seus 75 metros de que é o destaque do complexo. Além dela, as cachoeiras do Monjolinho e a da Ferradura, completam os atrativos. O lugar é muito visitado por diaristas, para passar o dia, em quiosques bem equipados com churrasqueiras e pias.
A Gleidys fez questão de aproveitar o poção convidativo.
A seguir, nos deslocamos para outra ótima atividade. Visitar o Recanto das Cachoeiras, um parque natural, com lindas trilhas, mirantes panorâmicos, piscinas naturais e duas belas cachoeiras (Roseira e Santo Antônio), ambas ótimas para banho. Ahh, não se esqueçam de experimentar os redários.
Abaixo e acima a Cachoeira Roseira
Abaixo a Cachoeira Santo Antônio, também com ótima estrutura para banho.
Depois de tanta água e hidro massagens, melhor descansar com estilo.
Em resumo, foram estes os nossos agradáveis dias em Brotas. Cidade hospitaleira, com muitas opções de turismo e ecoturismo, para todas as idades e estilos.
─ Não gosta de acampar? A amiga Katarina Holanda, editora do blog de viagens Outro Blog, sugere alguns dias na Fazenda Pousada Palmeiras em Brotas. Um misto de aventura com a paz e tranquilidade de um hotel fazenda.
Procurando onde ficar em BROTAS? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!
Passamos o natal em Brotas, nas instalações do Camping Jacaré, que estava, impecavelmente, decorado. Natal em família estradeira. No dia seguinte, proa apontada para Foz do Iguaçu/PR.
Veja no filme a seguir o conjunto de todas as cidades que visitamos nessa viagem.
Sensacional roteiro!!
Estes raftings em Brotas são para os inexperientes também????
Oi Carla. Obg pela visita. Sim. para todos os níveis. Vc vai se divertir muito.
Aww que lugar lindo, amei essa cachoeira. Já fiz rafting quando visitei o Alasca e foi uma das minhas melhores aventuras, adoraria ter essa experiência novamente. Moro em torno de 3 horas de Brotas e acredita que ainda não conheço a cidade, depois de ler este post fiquei morrendo de vontade de conhecê-la 🙂 Abraços
Que legal. Vai ser uma diversão. Brotas respira turismo de aventura. Obg pela visita