Fizemos um mosaico de 6 ilhas e 8 praias que visitamos em Paraty. Foram 8 dias de muito sol e mar transparente.
Estacionamos nosso trailer Karmann Ghia, no ótimo Camping Portal de Paraty, a 600 metros do centro histórico e do cais da baía de Paraty. Todos os passeios de barco foram feitos fora das tradicionais escunas. Negociamos e pechinchamos diretamente com os barqueiros em busca de bons orçamentos.
Ilha da Pescaria
A ilha da Pescaria é uma das principais atrações. Para conseguir alguma privacidade, fuja dos feriados e dos passeios de escuna. Costuma ficar muito cheia de barcos. Seu entorno é cristalino, a flutuação e observação da fauna marinha agrada muito pela fartura de pequenas espécies. A ilha é uma concessão particular, portanto o acesso em terra é restrito. Não deixe de levar sua máscara de mergulho ou mesmo seu óculos de natação.
Praia da Lula
O nome vem da pesca da lula, que já foi abundante um dia. É calma, águas claras que podem ser verdes ou azuis, a depender do sol. Rodeada de mata nativa, tem uma pequena faixa de areia com muita sombra. Sem serviços ou infraestrutura para o visitante. Traga o que precisar e leve tudo que consumir. A flutuação para ver os peixes é o programa da hora.
Lagoa Azul
Outra preciosidade por conta do ambiente e da vida marinha. Um recanto cercado de rochas e mata nativa se torna uma piscina natural. Imprescindível levar sua máscara de mergulho para flutuar por entre os peixes. A chegada das escunas deixa o lugar bem cheio. Se puder optar por barcos menores e horários alternativos, vai aproveitar muito mais a beleza do lugar.
Ilha Comprida
A Ilha Comprida é também um aquário natural. Como sempre, a presença dos peixes Sargento e Parati é maciça. São os donos do pedaço e garantia de diversão.
Praia Vermelha
Com a fome viramos a proa para a Praia Vermelha, onde as opções eram o BambuBar e o Restaurante Amendoeiras. Nos agradou mais o BambuBar administrado por uma família caiçara. A ótima praia Vermelha é ponto de parada das escunas. Costuma então ser bem movimentada.
Praia Cadeia Velha
Para alguns também chamada de Praia do Buraco. Ninguém soube informar o motivo da escolha dos nomes. Um recanto muito especial do Saco de Mamanguá, considerado o único fiorde (8 kms) tropical do planeta. O que fazer? Ficar a toa, tomar banho de sol e flutuar sobre peixes e corais.
Praia do Engenho
Praia do Engenho antiga vila Caiçara. Uma praia de águas tranquilas e cristalinas, areia fina e branca, é pouco frequentada e de vegetação bem fechada.
Praia do Cruzeiro
A praia do Cruzeiro, no interior do Saco do Mamanguá, é uma espécie de “sede” da comunidade local, onde quase todos são parentes, pescadores e fabricantes de barcos.
Ilha do Araújo e Praia da Tapera
A Ilha do Araújo fica bem em frente à Praia Grande, que por sua vez fica ao lado da Prainha, muito procurada pelos turistas. Motivo que nos fez virar a proa para a Praia da Tapera, a 700 metros. Um taxi boat nos deixou lá em 10 minutos.
O que dizer da Praia da Tapera? Águas cristalinas, calma, com serviços. Lugar perfeito para calanguear o dia todo e apreciar os drinks e petiscos do Bar da Tapera até a hora de voltar.
Ilha do Cedro
A maioria dos turistas segue para a Ilha do Pelado. Motivo que nos fez seguir para a ilha do Cedro. Ao nosso ver com mais beleza natural e vida marinha abundante. Distante dois quilômetros e meio da costa, em 20minutos vc está desembarcando na praia da Ilha do Cedro. E que praia linda!!! As imagens falam por si.
Passe o dia flutuando e garimpando encontros marinhos como esse abaixo.
Piscina Natural do Cachadaço
O Cachadaço é esse conjunto de pedras caprichosamente arrumadas para criar piscinas decoradas com peixes e corais.
Diz a Lenda que, para fugir dos piratas, os Portugueses escondiam seus barcos dentro da piscina. Assim não seriam saqueados pelos piratas. Eram chamadas de Caixa de aço.
A vida embaixo d´água é exuberante. Leve sua máscara de mergulho e fique flutuando por entre as pedras.
Praia dos Ranchos
A praia dos Ranchos, em trindade, é o receptivo perfeito para quem deseja mar e tranquilidade.
Ilha dos Cocos
A Ilha dos Cocos possui, de fato, uma das águas mais transparentes que mergulhamos. O destaque está embaixo d´água.
Praia do Saco da Velha
A praia do Saco da Velha é muito frequentada na alta temporada. O restaurante Santolas do Alex e da Daiana serve aos turistas, tanto nas mesas, quanto na praia ou mesmo nas lanchas.
No canto esquerdo da praia há uma gruta muito fácil de acessar que pode lhe render ótimas fotografias.
Ilha da Cotia
Ao desembarcar, atravesse a pequena trilha e abra a cortina deste paraíso. Fique com as imagens. Não há serviços aqui. Traga o que for consumir e leve tudo de volta.
As estrelas do mar já foram abundantes por aqui. Precisamos deixá-las em paz. Não as tire da água para uma “selfie”. Basta tocá-las ou bastam apenas alguns segundos fora da água para que elas morram. Essa da foto abaixo nos presenteou com uma aparição rara e inesperada.
No vídeo a seguir você pode ver essa mesma seleção, com muitas outras lindas imagens, capturadas com nosso drone.
Até Breve e Boas Estradas