maio/2016 – Quando estávamos planejando nossa viagem ao Uruguai, procuramos muito por material sobre as condições das estradas naquele país. Depois de muita pesquisa, acabamos por ficar confusos, dado o número de informações contraditórias ou mal formatadas. Decidimos encarar, buscando obter durante o caminho, orientações mais exatas do que teríamos pela frente. E assim foi.. Pouco antes de entrarmos no Uruguai por Rivera (nosso plano original), perguntamos sobre o estado da Ruta 26, que nos levaria a Ruta 3 e de lá para as Termas. Já neste ponto, fomos orientados a não usar as estradas secundárias.
Um turista uruguaio que encontramos em São Gabriel/RS nos contou sobre a degradação das estradas secundárias e que a Ruta 26 estava muito ruim. Nos sugeriu sempre permanecer nas Rutas principais, até chegar ao sul do país, onde a atenção com as vias era maior. Isso nos levou a alterar nosso trajeto, entrando no Uruguai por Uruguaiana/Bella Union.
Mesmo a Ruta 3 (na parte norte do país) estava bem maltratada. Com o passar dos quilômetros sentido sul (área mais populosa e turística), o estado do asfalto melhorou sensivelmente. De qualquer forma, nada que pudesse prejudicar nosso equipamento. Rodamos um total de 1500kms dentro do Uruguai.
Nosso carro usa o combustível S-10, que aqui no Uruguai é chamado de Gasoil-10. Só foi encontrado nos postos da ANCAP (a estatal petrolífera do Uruguai) e mesmo assim, não estava disponível em todos os postos da bandeira. De qualquer forma, não passamos necessidade na obtenção deste produto. O valor do litro é assustador (R$ 6,18 em janeiro/2016), contra a média brasileira de R$2,98.
Nas conversas que tivemos com os locais, ficamos sabendo do abandono do sistema rodoviário, ocorrido durante a administração do presidente José Mujica. O Uruguai está passando por sérios problemas econômicos, com escândalos de corrupção dentro de sua estatal petrolífera também. Nos pareceram sem esperança de ver dias melhores. Parece com algum país que vocês conhecem??
O Uruguai é um país de planícies, sem serras que possam interromper o vento. Atravessamos o país de norte a sul, segurando o carro contra os fortes ventos laterais. No filme a seguir, registramos alguns trechos das Rutas 1, Interbalneária, 3, 9, 11 e 15, que estavam no nosso caminho. Por fim. NÃO SE ESQUEÇA de dar saída na aduana, de sua entrada e de seu veículo. Para sair, ninguém vai lhe interpelar. Depois, para retornar um dia, a multa será astronômica.
Em q cidades vocês dormiram ?
Olá. No artigo do roteiro, a gente fala de cada uma delas e de onde paramos para dormir. Veja neste link. http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2016/02/sul-do-brasil-e-uruguai-resumo-da-viagem.html