Todo carioca sonha em morar na Urca. E há muitos motivos para isso.
É tranquilo, tipicamente residencial, seguro, pacato, ventilado(gabarito de 4 andares e alguns poucos de 6 andares), rico em natureza, praia, mar e atrativos turísticos.
Estabelecemos nossa base na Urca por mais de 5 anos. Lá desenvolvemos nossa paixão pelo montanhismo e a escalada, tendo como nosso quintal os paredões do Pão de Açúcar, Morro da Urca e Babilônia. Conheça a Urca pelos olhos de quem viveu e curtiu o bairro intensamente.
O nome Urca tem muitas hipóteses para sua origem. A mais disseminada é a combinação do nome da empresa Urbanização Carioca, que aterrou e loteou o bairro. Outras mais prováveis dizem ser uma “corruptela” de Kuru’ca, que era como os Tamoios se referiam aos portugueses que ocupavam a região no início da ocupação da Guanabara. Kuru’ca significa fedorento.
Praias
Infelizmente o bairro ainda sofre com a poluição da enseada de Botafogo, levando para a Praia da Urca muita sujeira, tornando-a imprópria para banho. Entretanto essa falta de balneabilidade não impede que fique lotada nos fins de semana de verão.
Outra opção é a Praia Vermelha, mais protegida por estar voltada para a Bahia, além de estar em posição privilegiada, na base dos morros da Urca e Pão de Açúcar.
Uma terceira praia (Praia de Fora), ainda mais limpa, é de uso exclusivo do Exército. Fica dentro das instalações do Forte São João. Os moradores podem pleitear seu uso mediante o pagamento de taxa anual (número limitado de concessões). Para se aprofundar na história antiga do bairro clique aqui.
A Praia de Urca tem o prédio do antigo Casino da Urca inaugurado em 1933 ao fundo. Teve seu auge nos anos de 1939 a 1941, quando foi considerada uma das melhores casas de noturnas do mundo. Em 1946 foi fechado, com a extinção dos jogos de azar no Brasil.
De 1950 a 1980 foi ocupado pela TV Tupi, canal 6. Sua concessão foi cassada pelo governo federal no ano de 1980, quando foi tirada do ar em definitivo.
Ficou vazio até 2006, quando foi reformado pela Prefeitura do Rio para abrigar o Instituto Europeu de Design, situação que permanece até hoje.
A Praia de Fora, fica dentro da área do Forte São João, onde está a Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx.
Por estar voltada para a Bahia e protegida pela ponta de terra que abriga a Fortaleza de São João, é menos atingida pela poluição produzida e lançada na enseada de Botafogo. Seu público é quase todo militar. Os moradores do bairro podem pleitear uma concessão anual de uso, com vagas limitadas.
Praia Vermelha. No inverno, quando as chuvas são menos frequentes, suas águas chegam a ficar cristalinas. O mergulho e a pesca de polvo são muito praticados nos costões que protegem a pequena enseada. As canoas oceânicas fazem o circuito tradicional até a praia da Urca, contornando toda a geografia do bairro por mar. Os passeios de caiaque de aluguel fazem a alegria dos turistas. Os banhistas tem a visão privilegiada do monumento natural do Pão de Açúcar, com os bondinhos aéreos cruzando o céu acima de suas cabeças.
Montanhismo e Escalada
Neste particular, o bairro da Urca é a capital Brasileira de escalada e montanhismo, oferecendo nada menos que mais de 315 vias e variantes, em todos os níveis e para todos os gostos. Dentre elas algumas tradicionais e clássicas (Italianos, Cepi, Pássaros de Fogo, Coringa, Chaminé Gallotti,…) atraindo atletas de todo o mundo para suas repetições.
Acima está a face Oeste do Pão de Açúcar. A mais procurada e repetida. Nela estão conquistadas dentre muitas, a via Italianos com Secundo (260 metros) e a via Ferrata CEPI (220 metros), ambas fazendo cume. As faces Norte e Sul também oferecem inúmeras opções de escalada.
O Morro da Babilônia (direita) é o mais frequentado, por conta da grande facilidade de acesso. Não há grandes caminhadas para atingir sua base.
Basta se credenciar junto à administração do Teleférico do Pão de Açúcar e escolher dentre as mais de 41 vias ali conquistadas.
No inverno chega-se a registrar mais de 120 pessoas em toda a extensão da parede. No verão, aconselha-se iniciar a escalada bem cedo (7h30m) e terminar antes das 10horas. A parede fica exposta ao sol todo o dia, tornando sua ascensão um grande sacrifício.
O Morro da Urca também oferece muitas opções. Os dois principais setores são a Parede dos Coloridos na face sul e as vias esportivas da face norte.
Juntos somam cerca de 50 vias, a maioria de duas ou três enfiadas, pouca inclinação e graduação entre segundo e quarto graus.
Bastante procuradas por iniciantes e por quem tem pouco tempo disponível para uma investida mais técnica e demorada.
Trilha – Você também pode atingir o alto do Morro da Urca por trilha. Essa trilha tem início a partir da Pista Cláudio Coutinho, que contorna o costão do lado sul. Muito bem identificada, marcada e preservada, leva você ao alto do morro da Urca, diretamente dentro da primeira estação do bondinho. Trilha considerada de nível médio, por conta de sua inclinação. É curta (aproximadamente 2kms) e pode ser completada em torno de 40 minutos.
Escalaminhada – Para atingir o alto do Pão de Açúcar por trilha, existe a opção de contornar o costão e subir pela face sul. Essa subida requer um nível técnico mais elevado por conta de um lance de escalada de terceiro grau, muito exposto, que já terminou em mortes.
Não se arrisque sem a companhia de um escalador experiente e bem equipado, para lhe dar todo o conforto e segurança necessários.
A vista durante o percurso é muito especial. O acesso se encontra no fim da pista Cláudio Coutinho, atrás da antiga caixa d´água. Veja uma de nossas investidas aqui.
O montanhismo é uma atividade muito prazerosa, de íntimo contato com a natureza, que requer concentração e contemplação. Tem a propriedade de lhe afastar dos problemas comuns e ampliar seus horizontes. Veja nas fotos a seguir se não temos razão?
Hotelaria e Caravanismo
Por ser um bairro residencial, a Urca tem poucas opções de hotelaria. Enquanto ali moramos, conhecemos 2 pousadas que logo caíram no gosto dos turistas estrangeiros. O bairro oferece ainda muitos apartamentos para temporada, facilmente encontrados no Trip Advisor e no Booking.
- Hotelinho Urca Guest House – pousada bem confortável, encravada bem no meio do bairro, incluindo ótimo café da manhã na diária, com vista privilegiada da enseada de Botafogo. Veja valores de diária e mais detalhes no link da pousada acima.
- Recanto da Urca – pousada familiar com ótima vista da enseada, do Corcovado e do Pão de Açúcar. Oferece gratuitamente bicicletas para os hóspedes explorarem a região. Apartamento independente e quarto interno confortáveis, cozinha e sala coletivas, WiFi. Veja valores de diária e mais detalhes no link da pousada acima.
Já para quem pretende aparecer com seu Motor Home, o único lugar adequado é o estacionamento da Praça General Tibúrcio, que desfruta de uma segurança melhorada, por conta da aproximação com o IME,o Círculo Militar, a Escola de Comando do Estado Maior e a Escola de Guerra Naval. A vista é privilegiada, com a Praia Vermelha como cenário particular.
Poucos serão os momentos de tranquilidade. Essa praça é muito frequentada por turistas e locais. A estação do teleférico do Pão de Açúcar fica exatamente na entrada da praça. Em fins de semana, feriados e férias, a presença de turistas é excepcional.
Portanto, saiba que a presença dos militares não é ostensiva. Sua área de atuação se restringe à proteção de suas instalações e não propriamente da praça. Cerque-se de medidas adicionais para garantir seu equipamento e sua família. Afinal, você está no Rio de Janeiro.
O estacionamento é pago (R$3,00 por 4 horas). Conversando com turistas estrangeiros que param seus MH´s aqui, é possível negociar com os anotadores um valor mais em conta para pernoites. Não há oferta de água ou luz. Veja no mapa abaixo a área arborizada (assinalada em amarelo) onde vc pode estacionar seu veículo. Veja mais detalhes neste link.
Gastronomia e Vida Noturna
Passear a noite pela Urca é um dos prazeres que mais provoca inveja nos moradores dos bairros vizinhos. A posição estratégica do bairro, com somente uma entrada, aumenta a sensação de segurança. Andar pela orla, sentar e apreciar a iluminação dos barcos ancorados na enseada é muito agradável. Mesmo na virada de ano a tranquilidade permite usufruir de alguma individualidade, enquanto o Rio de Janeiro fervilha.
O bairro não possui cinema, teatro ou casa de shows. Podemos citar dois ótimos lugares para se reunir com amigos, saborear uma boa comida ou encerrar o dia num “happy hour” bem original.
- Garota da Urca – Este bar e restaurante fica muito bem localizado, junto a praia da Urca e ao atual IED. As primeiras mesas são as mais disputadas em razão da linda vista. O prato mais recomendado é a picanha fatiada na chapa, mais acompanhamentos. Este é um dos mais tradicionais estabelecimentos do bairro. Tão tradicional que nem site ou Facebook tem.
-
Bar e Restaurante Urca – Localizado no fim do bairro, junto ao portão do Forte. Aqui o gostoso é sentar na mureta da Urca, pedir os famosos bolinhos de bacalhau, pastéis de camarão, sua cerveja preferida bem gelada e gastar o tempo conversando com amigos enquanto aguarda o por do sol. No segundo andar opera o restaurante de cozinha tradicional brasileira, com fortes influências portuguesas. Muito, muito premiado todos os anos pela qualidade de sua comida. O serviço, embora muito bom, fica apertado nas pequenas instalações. Cuide de fazer sua reserva com antecedência. Não são poucos os casos de confusão na hora de tomar posse de sua mesa.
Esportes e Lazer
A presença do mar confere à Urca o status de bairro náutico. O Iate Clube do Rio de Janeiro está dentro de seus domínios. Marinas, ancoradouros e escolas de vela transformam sua costa num grande estacionamento de pequenas e médias embarcações.
A pesca comercial e esportiva é muito forte. Muitos pescadores ancoram suas traineiras no famoso “Quadrado da Urca”.
A história conta que este quadrado foi, originalmente, uma grande piscina, construída para a realização das competições aquáticas do Jogos Sul Americanos de 1922.
Interessado em sair para uma pesca em alto mar, junto às ilhas de nosso litoral? Procure contato diretamente com os pescadores do lugar.
As escolas de vela e remo estão distribuídas entre o Iate Clube e o Clube Guanabara. Quando em época de competições, a enseada fica completamente tomada.
As canoas oceânicas também são uma atração à parte, com suas escolas na Praia da Urca e Praia Vermelha.
A Pista Cláudio Coutinho (1250m), que contorna o costão dos morros da Urca e Pão de Açúcar é muito disputada pelas famílias e esportistas, para corridas e caminhadas.
Algumas escolas de mergulho também estão instaladas na Urca. Aqui se pode realizar desde um curso básico até os mais avançados no Clube Barracuda de Desportos.
Passear de bicicleta pela Urca é muito agradável. Não existem lojas para alugar uma bike, mas você pode retirar uma, nas duas instalações do projeto Bike Rio, aqui instaladas, pagando em torno de R$5,00 por dia. Saiba como clicando aqui.
Turismo e Atrativos
Pão de Açúcar – Ponto forte do bairro. A presença do Morro da Urca, do Pão de Açúcar e do teleférico, também conhecido, carinhosamente, como “Bondinho do Pão de Açúcar”, são responsáveis por mais de 70% da afluência de turistas ao bairro. É o ponto turístico mais visitado na cidade do Rio de Janeiro, superando o Corcovado e Cristo Redentor. Só em 2014 foram registrados mais de 1,8 milhão de passageiros.
Os dois níveis (Morro da Urca e Pão de Açúcar) oferecem vistas espetaculares de toda a Baía da Guanabara, dos bairros de Botafogo, Flamengo, Copacabana, Ipanema e até onde os olhos alcançarem, no alto dos seus 396 metros.
A subida pelo bondinho está um pouco salgada (adultos R$76,00; menores de 6 anos grátis; estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais gozam de descontos especiais). Veja mais detalhes na página da operadora do teleférico, Caminho Aéreo Pão de Açúcar. Sugerimos adquirir seus ingressos com antecedência, seja na sua agência de turismo ou no Guichê Web. As filas são poderosas e podem acabar fazendo você desistir da empreitada. Funciona todos os dias das 8h (primeira subida) às 19h50min (última descida).
Passeio de Helicóptero – se você pode arcar com essa despesa (R$320,00 por pessoa), não deixe de fazer. Serão 6/7 minutos inesquecíveis de vistas deslumbrantes (Pão de Açúcar, Praia Vermelha, Praia e Forte de Copacabana, Pedra do Arpoador, Praia de Ipanema e Vista para a praia do Leblon). Mínimo de 3 e máximo de 4 pessoas para decolagem. De 9h às 18h. Reservas e contatos com a Rio 40 Graus.
Passeando ou pedalando pela Urca – você pode ter a sorte de cruzar com o rei Roberto Carlos dirigindo um de seus muitos carros, no deslocamento entre o apartamento e o estúdio, ambos no mesmo bairro. O Lady Laura também pode estar ancorado em frente à sua cobertura.
Fortaleza de São João – A história da Fortaleza de São João está intimamente relacionada com a fundação, por Estácio de Sá, da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Situada entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Fortaleza, então um pequeno fortim, serviu de base de onde os portugueses se lançaram às batalhas contra os invasores franceses pela posse do território. Ao longo dos séculos, em tempos de guerra e paz, a Fortaleza de São João guardou a entrada da baía de Guanabara e a florescente cidade. Atualmente tornou-se um ponto turístico, cultural e ecológico.
À esquerda do Portão Histórico da Fortaleza, na Praia de Fora, avista-se a entrada da Baía de Guanabara e as fortificações que faziam parte do antigo Sistema de Defesa de Artilharia de Costa, situadas em Niterói.
Nas instalações do forte está a Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx, onde muitos atletas olímpicos e paraolímpicos se prepararam e treinaram para as Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro. Além da beleza histórica de suas instalações, a vista para nossa baía é espetacular. Vale muito uma visita, que pode ser guiada em Português, Inglês e Espanhol.
As visitas devem ser agendadas com antecedência não havendo cobrança de ingressos, de terça a domingo – 10h-12h e 13h30–16h. Contatos pelos telefones 21 2586-2291 ou 99805-2291 – e-mail [email protected]
Procurando onde ficar na Urca? Aproveite e faça uma pesquisa no Booking e encontre o que procura.
Conclusão
Então, você me perguntaria: Porque deixou a Urca e mudou-se para Teresópolis?
“A Urca também sofre de muitos problemas, embora seja o melhor entre os melhores bairros da zona sul do Rio de Janeiro. O bairro não consegue mais suportar a afluência de visitantes. O que era um sintoma exclusivo dos fins de semana e feriados, agora é diário.
Com a ausência de estacionamentos e de vagas de garagem (construções antigas), torna-se um sacrifício encontrar lugar para parar seu carro, na condição de morador. Todas as vagas estão tomadas pela população flutuante que adentra ao bairro todos os dias.
A sensação de segurança que lhe é creditada, magnetiza famílias inteiras para usufruir das poucas praias, não importando o transtorno decorrente da superlotação.
Continua sendo um ótimo bairro mas, se adapta bem, a quem trabalha durante a semana e precisa estar próximo ao centro da cidade (15 minutos de ônibus). As cidades da serra oferecem uma qualidade de vida muito, muito superior. Conheça Teresópolis e Petrópolis, como nós conhecemos”
Veio com crianças para o Rio de Janeiro?
Convido a conhecer as dicas que a Luciana do blog “Let´s Fly Away” tem para você no artigo:
“18 opções de diversão para crianças no Rio de Janeiro”
Já conhece o Forte do Leme? Aqui você tem uma das vistas mais bonitas de Copacabana. A Lu Guimarães, editora do blog “Te Vejo pelo Mundo” fez um roteiro de visita muito especial para você. Veja no artigo:
”Forte do Leme: Uma das vistas mais bonitas de Copacabana”
Amo a Urca, agora já sei o motivo. Acho um bairro super agradável, além de ser pacato. Fora a natureza, né?!
Deu saudades do Rio com esse excelente texto! Super detalhado, um guia profissional pra quem quer desbravar tudo por esse bairro tao bacana! Fico triste só em saber que as praias nao estao 100% para banho! 🙁 Saludos!
Opa Deivson. Sim vc em especial vai gostar muito. ABs e obg pela visita.
Olá Lelissa.É mesmo um triste constatação. Se não conseguimos melhorar para as Olimpíadas, o futuro dessas praias é muito ruim. Mas a Urca ainda é muito agradável. Seja bem vinda
Desculpe MELISSA.. rsssss
Mais um post incrivelmente completo. Adorei saber as possíveis origens do nome e ri alto ao saber a tradução da palava indígena. Um lugar bastante interessante pra visitar… Obrigado pelo post.
Amei o post super completo e detalhado desse bairro tão charmoso. Sou carioca (embora moradora de Niterói), amo praia, trilha e bolinho de bacalhau! A Urca é perfeita pra mim! 🙂
Obg pela visita.
kkk. Portugueses fedorentos. Coisas que só índio vê??? Obg pela visita.
que legal esse post, nunca tinha visto tantos detalhes! quero voltar ao RIO!!! vou consultar esse post no futuro, obrigada!