Passo do Lontra – Parque Hotel

Pantanal, dicas para quem vai viver essa aventura

Pantanal, veja dicas para aproveitar o melhor de sua viagem.

Pantanal dicas para quem vai viver essa aventura - pixabay.com
Pantanal dicas para quem vai viver essa aventura – pixabay.com

O Pantanal é um bioma que fica dividido entre dois estados no Brasil, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo uma região enorme, considerada Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.

É um destino um tanto quanto exótico para passar as férias talvez, mas com certeza atrai a atenção de muitos estrangeiros que vem de longe para conhecer essas terras.

Existem muitas atrações e, como dito, a região é extensa, portanto, você precisa saber o que quer conhecer, para saber onde precisará ir.

Escolha a região

Pensando nesse primeiro passo, o planejamento do roteiro da viagem começa na definição da região que você quer visitar.

Para isso, descubra o que tem em cada uma das regiões, que ficam espalhadas em dois estados brasileiros, no Paraguai e na Bolívia.

Se o seu objetivo é fazer os passeios considerados mais tradicionais, como ter contato com animais selvagens, passear de canoa, trilhas e outros, pode optar pelo Pantanal Sul ou Norte. Nós sugerimos conhecer o Passo do Lontra. Maravilhosamente bem localizado, no município de Corumbá, MS, às margens do Rio Miranda, oferece muitos atrativos, sendo os melhores os fluviais (barcos com capacidade de 5 ou as chalanas pantaneiras, para 15 pessoas), a pesca esportiva, a focagem noturna de jacarés, cavalgadas e o passeio de canoa canadense. As oportunidades de contato com os animais do pantanal são muitas

Pescando no Rio Miranda em Corumbá-MS
Pescando no Rio Miranda em Corumbá-MS
Aguardando o por do sol no Rio Miranda - Pantanal MS
Aguardando o por do sol no Rio Miranda – Pantanal MS

Verifique se seu plano de saúde tem cobertura na região

No Pantanal, podemos nos deparar com situações que não estamos acostumados, principalmente se você mora em uma região urbana.

Lá possuem muitos insetos, animais e podemos ficar suscetíveis a doenças ou algum mal estar. Então antes de ir, busque saber sobre clínicas, planos de saúde no Mato Grosso do Sul e hospitais da região.

Se podemos sugerir, leve um repelente de qualidade. Em nossa passagem pelo Pantanal e Bonito, usamos o Exposis com sucesso.

Saiba a época

Entender sobre a época que você vai visitar, pode te auxiliar a fazer a sua mala para aproveitar o melhor da viagem.

De novembro a maio é a época de maior chuva no Pantanal, considerada também a de baixa temporada. Apesar de ser ótimo para quem quer fazer passeios de barcos, não poderá aproveitar muito dos passeios terrestres.

E de junho a outubro é a época chamada seca e de alta temporada, em que as pessoas costumam ir para poderem passear em safaris e em meio aos animais selvagens.

Tuiuiú - Ave símbolo do pantanal
Tuiuiú – Ave símbolo do pantanal

Contrate um guia

Os guias turísticos são responsáveis por cuidar da segurança e integridade dos turistas que estão na viagem, por isso não deixe de contratar um ou participar de um passeio que tenha um deles.

É extremamente importante para que você saiba o que pode e o que não pode ser feito, além de conhecer todos os detalhes dos melhores lugares.

Leve remédios

Apesar de ser um local incrível de se conhecer, você deve estar ciente que pode se deparar com diversas situações que podem dar certa dor de cabeça quando acontecem longe do conforto da nossa casa.

Portanto, remédios para dores de cabeça, antialérgicos, antitérmicos e outros são importantes, e não esqueça dos seus remédios de uso contínuo, caso tenha eles. Nós sempre levamos nas viagens, uma declaração assinada por nosso médico, com a lista dos remédios, vitaminas, suplementos e fórmulas de uso contínuo, para ser apresentada sempre que algum medicamento seja questionado por alguma autoridade de fronteira ou sanitária. Assim deixamos os mal entendidos bem longe.

Quer uma dica de kit de primeiros socorros? Veja nosso artigo que cuidou desse assunto.

Leve roupas compatíveis com o lugar

Levar roupas para o Pantanal não vai ser uma tarefa difícil. Pense que você poderá fazer várias trilhas e passeios em lugares lamacentos, então aposte nas roupas frescas e mais leves.

Prefira blusas de manga comprida e calças compridas também, para que possa ficar bem protegido do sol e principalmente dos mosquitos, dependendo da pessoa uma picada pode desencadear uma crise alérgica.

Tecidos que respiram bem e corta-vento são roupas muito importantes para se passear no Pantanal.

Se você pretende visitar a região no inverno, não leve somente roupas de frio, já que pode esquentar e cair a temperatura de repente.

Aproveite a comida

Você estará em um lugar novo, então não tenha medo de experimentar a culinária local, quem sabe você não gostará de algum prato diferente.

Aproveite os restaurantes de bairro e obtenha a real experiência de estar no Pantanal.

O mais comum é que as pessoas aproveitem de 5 a 3 dias no Pantanal para curtir o melhor da região.

São muitas formas de aproveitar! Tenha certeza de que você terá muitos passeios que te colocarão em contato com a natureza.

Leve a sua câmera fotográfica para registrar os momentos. O uso de drones precisa ser informada com antecedência ao guia do passeio, para avaliar possíveis restrições em relação aos animais do local. No pantanal também se aplicam todas as regras de voo em vigência, incluindo autorização pelo SARPAS e registros atualizados na ANAC e ANATEL.

Viva o melhor que pode ser oferecido no Pantanal com essas dicas incríveis que podem melhorar a sua experiência durante a viagem.

Aproveite que vai estar perto e inclua uma visita à região de Bonito.

Flutuação em Bonito - Mato Grosso do Sul
Flutuação em Bonito – Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário