Novo dono para nosso KC 380 – Dicas de uso

Novo dono para nosso KC 380 – Dicas de uso

O amigo Roberto Miranda acaba de comprar nosso trailer (mai/2014). Uma figura muito simpática de 82 anos, que pretende incorporar aos seus itens de lazer mais este brinquedo. Como a elétrica e hidráulica foram todas modificadas para aumentar o conforto, vou esmiuçar cada característica para garantir que não hajam dúvidas e que nosso novo amigo possa desfrutar amplamento deste trailer fantástico.

P.S.: (dez/2014) Nosso trailer foi revendido pelo Roberto Miranda, que pouco teve oportunidade de uso, para o empolgado e vibrante Marcio Kretzer, que já na semana seguinte à compra, fez dois acampamentos muito bem sucedidos. Ficamos muito felizes com o retorno de nosso querido KC-380 às estradas.

Elétrica – entendendo cada componente.

Equipos

comandos

1 – transformador de 5 KVA de 220v para 110v. Gera 4000 watts de potência para o trailer.

2 – Bateria de 110Ah, estacionária 12v

3 – Inversor Rayonik de 1500w que transforma os 12 v da bateria em 110v

4 – Carregador inteligente para a bateria. Entra em flutuação quando a bateria atinge a carga máxima.

5 – Tomada de entrada principal para receber 220v da rua.

6 – Tomada de saída do 110v transformado por 1

7 – Botão de comando liga/desliga do Carregador de bateria

8 – Disjuntor que liga o INVERSOR (3). O inversor também possui seu próprio botão de power.

9 – Disjuntor que libera a entrada de força da rede externa 220v (Tomada 5)

10 – Disjuntor que libera os 12v da bateria para alimentar todo os equipamentos 12v do trailer (lâmpadas, bomba d´água)

11 – Disjuntor livre para no futuro chavear o Ar- Condicionado, que hoje está ligado diretamente na tomada de saída 6.

Considerações básicas:

  • O carregador 4 deve sempre estar ligado, enquanto o trailer estiver recebendo força externa, para manter a bateria sempre carregada. Caso ocorra da bateria arriar abaixo de 9 volts, o carregador não vai armar. A única fórmula será usar um carregador lento externo, para trazer a bateria acima de 9v, podendo então ser realimentada pelo carregador 4.
  • A finalidade do inversor 3 é o de fornecer 110v para os equipamentos do trailer que precisam ser mantidos ligados enquanto não se tem força externa. Neste caso os disjuntores 11, 10 e 9 devem estar desligados. A tomada 6, que recebe o 110v transformado deve então ser retirada e ligada na saída de 110v do inversor 3. A autonomia da bateria está relacionada com o consumo. Como só usei o inversor enquanto estava rodando, para manter a geladeira funcionando, não sei afirmar qual o tempo total de fornecimento exclusivo através do inversor, mas posso garantir que rodei 9 horas usando o inversor e a bateria ainda estava liberando 12 volts. Na condição de fornecimento exclusivo pela bateria, ligar o disjuntor 10, para que os demais equipamentos 12v do trailer sejam energizados.
  • 99,99% dos campings do Brasil fornecem 220v, portanto, a esquema está todo desenhado para esta opção. Ou seja, receber 220v da rua direto na tomada 5, que vai alimentar o transformador 1, que converterá para liberar 110v através da tomada 6. Para isso o disjuntor 9 deverá estar ligado, o 8 desligado. Manter o disjuntor 10 ligado para alimentar as lampadas 12v do trailer e deixar o botão 7 ligado para manter a bateria sendo carregada.
  • Como nosso amigo Roberto Miranda disse que na maior parte do tempo vai receber 110v, deve ficar bem claro o movimento certo a se fazer. A tomada 5 deve ser ESQUECIDA, já que não vamos mais usar o transformador 1.

tomada 110Esta tomada (transf ou inversor 110v) que está ligada na saída 110v (6), deve ser retirada e conectada a fonte externa de 110v. Com isso, eliminamos o transformador e estamos servindo todos os equipamentos 110v do trailer diretamente da rua.

Vale observar que neste caso estamos sem proteção contra picos de energia, que antes era trabalho do transformador 1. O disjuntor 9 deve estar ligado para liberar a passagem da energia. Disjuntor 10 e chave 7 também ligados pelos mesmos motivos já explicados acima. Disjuntor 8 sempre desligado. Veja que a tomada do ar condicionado está ainda ligada a saída 6. Sugiro colocar uma régua de tomadas na nova entrada de 110, para alimentar outros eventuais equipamentos. Todas as demais tomadas 110v do trailer já estarão fornecendo 110v normalmente.

  • Evite usar lâmpadas eletrônicas de 12v, visto que enquanto o carregador estiver alimentando a bateria, estará lançando 14,8v aproximadamente e esta corrente extra vai também ser fornecida as lâmpadas eletrônicas que não irão aguentar. Use lâmpadas incandescentes mesmo. Nos bocais 110v pode usar a eletrônica sem problemas.

HIDRÁULICA e GÁS – Como está organizada.

Os dutos de gás foram trocados. Todos os registros internos também novos. O aquecedor foi substituído por um novo de 7 litros, baixa pressão. As mangueiras de água são novas.

  • O registro principal do gás fica no Baú externo do trailer, junto com a válvula fixada no bujão de 13 quilos. Mais 2 registros estão dentro do trailer, sendo um ao lado do aquecedor e outro dentro do armário, embaixo do fogão. Sempre lembrar de fechar o registro principal antes de dormir e antes de viajar com o trailer.
  • O aquecedor é automático. Para fazê-lo funcionar, basta ligar o botão da pilha que fica embaixo do aquecedor (veja foto) e liberar a saída de água em qualquer torneira (pia e chuveiro do banheiro e pia da cozinha). Regular a intensidade da chama nos botões do painel do aquecedor.

Novo dono para nosso KC 380 – Dicas de uso 1

  • A água pode estar entrando direto da rua ou sendo bombeada da caixa de 120 litros do trailer, pela bomba Shurflo de 12v. Esta bomba funciona automaticamente, quando identifica qualquer torneira aberta. Lembrar da chave que liga a bomba no painel de madeira embaixo da pia da cozinha (foto abaixo). Para baixo desligado e para cima ligado. Como esta bomba funciona por diferença de pressão na linha, fique atento para eventuais vazamentos, que poderão fazê-la ficar bombeando indefindamente.

Novo dono para nosso KC 380 – Dicas de uso 2

Acredito ter coberto todas as possibilidades de dúvidas mais imediatas. Estaremos sempre prontos a ajudar no que for possível. Fomos muito felizes neste trailer e desejamos o mesmo ao novo campista que ajudamos a transformar.

Antes de viajar, nunca confie somente na sua cabeça. Use sempre um check-list. A função de preparar o trailer para ser rebocado é muito grande e com certeza alguma coisa vai ser esquecida.

Fizemos um check-list que foi sendo aprimorado a cada viagem e queremos compartilhar com você.

2 Comments

  1. Unknown fevereiro 22, 2016
  2. Carlos, Gleidys e Fredy fevereiro 22, 2016

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