Quem viaja por longos períodos precisa estar com a saúde em dia.
Isso inclui os exames de rotina para diagnosticar com antecedência possíveis complicações. Complicações que podem não ser simples de resolver na estrada.
E assim é com o Fredy, nosso companheiro de viagens, também conhecido como “o gato viajante”. Já com quase 13 anos (68 anos na idade humana), é importante investigar a presença de indicadores ligados ao bom funcionamento dos rins. Com o avanço da idade, a insuficiência renal é a doença clássica dos gatos. Mesmo oferecendo as melhores rações e água em abundância, é conveniente acompanhar a saúde renal.
- Como coletar a urina do seu gato sem que ocorra uma contaminação da amostra?
- Será que dá pra coletar colocando o pote embaixo do gato quando ele for urinar?
A resposta para as duas perguntas é: IMPOSSÍVEL
A forma de coletar urina do gato para realizar sua análise laboratorial, chamada de Urinálise, é a punção direto na bexiga do animal. A urinálise é imprescindível para o acompanhamento e diagnóstico de todos os distúrbios urinários de felinos. Mas será que realizar essa manobra invasiva é adequado?
O animal precisa estar contido e preferencialmente com a bexiga cheia, para facilitar o apalpamento. Se disponível, o equipamento de ultrassonografia ajuda no direcionamento correto da agulha até a bexiga. Mesmo para os gatos mais calmos, é uma experiência difícil de ser aceita sem maiores reclamações. Sem falar na possibilidade de contaminação da região do abdome caso ocorra um vazamento interno.
Partimos para a pesquisa. Encontramos o Kit4Cat. É uma solução limpa e estéril, que permite coletar a urina do gato diretamente de sua caixa de areia. Funciona perfeitamente.
O material faz as vezes da areia ou sílica a que seu gato está acostumado e a curiosidade do gato vai fazer com que ele experimente imediatamente.
Basta despejar o conteúdo numa caixa esterilizada e aguardar. Assim que seu gato urinar, o composto vai repelir a urina não deixando que se misture. Você então pode coletar a urina com a pipeta do kit e transferir para o tubo. Feito isso, é só levar no laboratório. Sem traumas e sem sofrimento para seu amigo de 4 patas.
Onde comprar? Nós adquirimos no Mercado Livre. Em valores atuais (2021), um Kit4Cat custa em torno de R$180,00 com 3 kits completos. Significa que cada coleta vai lhe custar 60,00 reais. Uma punção auxiliada por ultrassom vai custar bem mais que isso, além de estressar e expor seu gato a riscos desnecessários.
Para entender melhor as vantagens de usar o Kit4Cat, assista ao vídeo a seguir. Se conhece mais alguém que precisa saber dessa novidade, compartilhe.
Fredy, o gato viajante, manda cheiros e lambeijos a todos.