E chegaram as orquídeas junto com a Primavera.
Faça uma visita ao Orquidário AraBotanica, antigo Espaço Aranda. Leve sua câmera para registrar exemplares ímpares no viveiro de orquídeas. A oferta de mudas também é grande. Faça suas escolhas e leve para casa.
Aproveite para conhecer um pouco do bairro e da história que levou ao nome de Quebra Frascos. Quebra Frascos sempre foi considerado um dos bairros mais nobres e elegantes de Teresópolis, visitado, segundo alguns historiadores, até pela Família Imperial. Sobre o nome do lugar, contam-se duas histórias. A primeira diz que o vale era conhecido pelo seu excelente clima, próprio para pessoas doentes – em geral, portadoras de tuberculose – que precisavam de ar puro e água de boa qualidade. Depois de alguns dias, os doentes melhoravam de tal forma que “quebravam os frascos” dos remédios. A outra história conta que os ingleses que subiam a serra a convite de George March não dispensavam suas garrafas de uísque durante o passeio, o que fazia com que os mais afoitos “quebrassem os frascos” da bebida quando tropeçavam e caiam durante as caminhadas.
O orquidário é localizado em meio a uma densa vegetação – que inclui pinheiros, araucárias e cedros – com 8 mil metros quadrados. Nele, há quatro estufas, das quais uma é utilizada para o cruzamento de espécies e outra funciona como laboratório de experiências de cruzamento. O Orquidário tem 36 mil mudas e se destaca pelos tipos de híbridos e plantas importadas, que totalizam aproximadamente 500 espécies. Setenta por cento das plantas são importadas ou adquiridas de colecionadores brasileiros.Todas as espécies raras obtidas através de cruzamentos são cadastradas em Londres. O laboratório da AraBotanica está entre um dos melhores do Brasil e é considerado o maior orquidário comercial do país. Mensalmente, é ministrado um curso para os interessados em aprender a cultivar orquídeas.
A seguir um pouco do show de cores e perfumes do orquidário.
As plantas são ambientadas com um paisagismo criado por Roberto Agnes, somado ao mobiliário sustentável, de madeira de demolição, assinado pelo designer Felício Jordane.
Aproveite para fazer a caminhada do Passeio das Flores. São 350 metros de um passeio ecológico, em meio a Mata Atlântica.Para ver todas as fotos desta galeria, acesse o álbum deste passeio, clicando aqui.
A seguir um breve filme com mais um pouco desta visita.
Para obter as coordenadas marcadas do orquidário, baixe aqui o arquivo .kmz do Google Earth