O camping Paraíso Perdido fica dentro do complexo de cachoeiras de mesmo nome. Quem aqui chega para passar uns dias acampado tem muito o que fazer e ver. O ribeirão Quebra Anzol, que corta o vale, desenhou “canyons” e formou 18 piscinas naturais e 8 quedas d´água cristalinas. O piso de pedra quase branca potencializa a transparência da água, produzindo cenários únicos. O acesso é feito a partir da MG-050, por 5kms de terra em boas condições.
Fomos recebidos pelo guarda camping Naldinho (fev/2015), que nos apresentou o camping e os detalhes do atrativo principal, as cachoeiras. O camping tem vocação para barracas, mas pode receber MH´s também, muito embora as possíveis vagas sejam desniveladas. Os espaços são muito bem sombreados.
Cabanas de madeira, bem simples, contando apenas com duas camas e espaço para bagagens, estão disponíveis para quem prefere ficar um pouco mais acima do chão e mais protegido da chuva.
Estrutura de Lava-pratos e Lava-roupas disponível. Uma área comum, com interessantes churrasqueiras bafo e churrasqueiras tradicionais distribuídas pelo camping.
O restaurante e a lanchonete funcionam normalmente aos fins de semana e feriados.
Os banheiros estavam limpos. Não temos como avaliar o uso na alta temporada, mas pareciam suficientes.
Para quem não está acampado, a visitação ao complexo de cachoeiras é pago. A oferta de poços para mergulho é muito grande, de forma que mesmo com movimento intenso, o espaço parece ser mais do que suficiente. O passeio pelo leito do ribeirão é muito bem orientado, com pegadas pintadas nas pedras, de forma a manter o turista no caminho previsto.
Os detalhes do passeio, que fizemos subindo o leito do ribeirão Quebra Anzol, vamos mostrar no post da viagem, mais a frente. Em períodos chuvosos, o passeio nas cachoeiras é interrompido, por conta das perigosas “cabeças d´água” que se formam rapidamente. Considere, então, verificar a previsão do tempo local, antes de se deslocar.
Camping que leva a sério o respeito ao silêncio merece nosso respeito.
Para conhecer mais detalhes e tarifas, acesse o link oficial do camping
Coordenadas Geográficas – Lat 20°37’38.90″S / Long 46°19’31.55″O – 818m altitude
Baixe aqui o Arquivo.kmz para abertura no Google Earth, para ver a área ocupada pelo camping.
Como sempre, muito boas informações e fotos que confirmam ser um lugar lindo e ótimo para curtir a natureza. Dois pontos, entretanto, me chamam a atenção e desestimulam um pouco a ida: O preço da diária de R$ 70,00 por pessoa em barraca própria e o fato de não poder levar bebida alcoólica – vendem cerveja em lata no local mas a preços majorados. Já li explicações que é para evitar que pessoas se excedam na bebida e depois aumentem o risco de acidentes na área. É uma pena, então procuramos outras opções na região,que é bela por natureza.
De fato é muito caro sim. Eles consideram que são um atrativo turístico e cobram por conta. A história das bebidas é mais complexa. Muita gente levava as latas e garrafas para a cachoeira e lá ficavam. Eu tb não aceito estas restrições. Fiquei muito melhor instalado no Rio Turvo, mas barato e bem melhor localizado, no lago de Furnas. Obg pela visita.
olha eu nunca fui ja passei enfrete mais de 100 veses acho caro eu minha esposa e filhos 210 reais nao da prefiro alguns km pra frente gratuito e tambem belo local depois vou ao restaurante do turvo e como uma tilapia a moda da casa maravilha
Oi Mauro. Onde seria esse local gratuito?
Ricardo para a este local gratuito você passa na entrada do Paraíso Perdido e ja tem uma sinalização indicando outra cachoeira. Outro Local gratuito que eu achei mais bonito que o Paraíso Perdido é a Cachoeira do Serro do Fecho, você entra a primeira a direita sentido Passos, apos a ponte do rio turvo, anda uns 6 km sempre a direita, vai ter uma pequena escola desativada com uma porteira não tem erro.
Isso mesmo Virginia. A Cachoeira do Fecho é linda mesmo. Não vi área para camping, exceto uma clareira boa para estacionamento. Tiramos algumas fotos, inclusive com a dica da escola desativada. Estão no link a seguir: http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2015/04/cachoeira-casca-danta-e-cachoeira-do.html
Ricardo. A Virginia deixou uma resposta para vc abaixo. Abs
obrigado pelas dicas já estava pensando em desistir de conhecer este paraíso. pretendo viajar com minha familia no fim deste ano com nosso motorhome que é um microonibus si alguém tiver mais dicas economicas pra esta viajem em capitólio me passe por favor zap: (22) 996004153
Divirta-se bastante.
Acho engraçado é que no Paraiso Perdido dizem que não pode entrar com bebida alcoolica para evitar acidentes. Mas isso é "balela", pois se vendem lá, qual é a diferença?? Se eu for beber no bar deles, com certeza não irão me dizer o quanto que devo beber e quando parar. Isso é apenas para aproveitarem da situação e venderem por preços superfaturados. E tambem se o problema fosse os turistas deixarem latas pela natureza, era so impedirem que sejam levados para a beira dos rios e cachoeiras, como se fazem em outros lugares. É simples !! É pq querem "abusar" mesmo…