O camping Paraíso Perdido fica dentro do complexo de cachoeiras de mesmo nome. Quem aqui chega para passar uns dias acampado tem muito o que fazer e ver. O ribeirão Quebra Anzol, que corta o vale, desenhou “canyons” e formou 18 piscinas naturais e 8 quedas d´água cristalinas. O piso de pedra quase branca potencializa a transparência da água, produzindo cenários únicos. O acesso é feito a partir da MG-050, por 5kms de terra em boas condições.
Fomos recebidos pelo guarda camping Naldinho (fev/2015), que nos apresentou o camping e os detalhes do atrativo principal, as cachoeiras. O camping tem vocação para barracas, mas pode receber MH´s também, muito embora as possíveis vagas sejam desniveladas. Os espaços são muito bem sombreados.
Cabanas de madeira, bem simples, contando apenas com duas camas e espaço para bagagens, estão disponíveis para quem prefere ficar um pouco mais acima do chão e mais protegido da chuva.
Estrutura de Lava-pratos e Lava-roupas disponível. Uma área comum, com interessantes churrasqueiras bafo e churrasqueiras tradicionais distribuídas pelo camping.
O restaurante e a lanchonete funcionam normalmente aos fins de semana e feriados.
Os banheiros estavam limpos. Não temos como avaliar o uso na alta temporada, mas pareciam suficientes.
Para quem não está acampado, a visitação ao complexo de cachoeiras é pago. A oferta de poços para mergulho é muito grande, de forma que mesmo com movimento intenso, o espaço parece ser mais do que suficiente. O passeio pelo leito do ribeirão é muito bem orientado, com pegadas pintadas nas pedras, de forma a manter o turista no caminho previsto.
Os detalhes do passeio, que fizemos subindo o leito do ribeirão Quebra Anzol, vamos mostrar no post da viagem, mais a frente. Em períodos chuvosos, o passeio nas cachoeiras é interrompido, por conta das perigosas “cabeças d´água” que se formam rapidamente. Considere, então, verificar a previsão do tempo local, antes de se deslocar.
Camping que leva a sério o respeito ao silêncio merece nosso respeito.
Para conhecer mais detalhes e tarifas, acesse o link oficial do camping
Coordenadas Geográficas – Lat 20°37’38.90″S / Long 46°19’31.55″O – 818m altitude
Baixe aqui o Arquivo.kmz para abertura no Google Earth, para ver a área ocupada pelo camping.
Olá Marcela,
Na região de Capitólio, eu sugiro O Paraíso Perdido e o Cachoeira do Lobo. Este último conta com uma ótima piscina e boa estrutura, além das cachoeiras que são muito lindas.
Veja neste link http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2015/03/camping-cachoeira-do-lobo-capitolio-mg.html
Boa Acampada
Olá! Boa tarde! Parabéns pela página! Acompanho as publicações e fico grata por compartilham suas experiências e informações. São de grande ajuda.
Pretendemos conhecer Capitólio em janeiro de 2017. Poderiam nos indicar um camping com melhor estrutura para receber Motorhomes e Trailers? O nosso tem aproximadamente 7 metros de comprimento.
Um abraço,
Obrigada
Olá Pauline. Nós ficamos no Camping Rio Turvo, bem localizado, à beira do lago de Furnas. Veja os detalhes neste link. Nosso carro tem 2,80 metros de altura e passou com folga pelo pórtico. Veja na foto do link.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2015/03/camping-e-pousada-do-rio-turvo.html
Além desse, somente o Quebra Anzol fica na beira do lago. Os demais ficam para dentro, mas não deixam de ser ótimos.
Em especial o Cachoeira do Lobo, pela beleza natural. O Paraíso Perdido é outro muito lindo. Enfim, a escolha é difícil. Seu carro ficaria mal parado no Paraíso Perdido, em razão das árvores baixas.
Veja todos os que visitamos na região neste link.
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2014/10/campings-visitados-classificados-por-uf.html
Abs e boas acampadas. Obg pelas palavras.